sábado, 7 de janeiro de 2012

FR. HENRIQUE-C. FOUC.- 07


Já vimos acima o que é ser nazareno na espiritualidade de Foucauld.
Queremos agora aplicar isso à Vida respondem aos anseios de hoje. Fala-se do esgotamento de um modelo e de mudança de época. Irmão Carlos, no seu tempo, passou mutatis mutandis por uma mesma sensação. Teve de romper com estruturas e formas concretas, o que não aconteceu sem dores e muitas incertezas. Criou um novo estilo de Vida Religiosa, o que provocou críticas e ceticismo em círculos apegados às formas convencionais. 

Fundamentalmente sua opção se baseia no seguimento incondicional de Jesus em Nazaré, na sua longa experiência de nazareno, isto é, uma pessoa desconhecida, perdida numa localidade sem importância social e política, profundamente inserida no meio do povo simples e trabalhando com as próprias mãos.

 Foucauld queria uma Vida Consagrada a partir desta experiência jesuânica. Mas, perguntamo-nos, em que consistia concretamente? Irmão Carlos buscava um equilíbrio entre contemplação e ação, entre simples presença e engajamento apostólico. O que claramente não queria era uma ação missionária ministerial direta.

 Era sua convicção de que a vida cristã, vivida com autenticidade, é por si evangelizadora. Igualmente acreditava que o Jesus histórico no seu todo nos salva. Não somente há salvação nos últimos três anos de sua vida, mas sua inteira existência apresentasse como salvífica, desde o momento da encarnação, passando pela sua vida oculta. “A grande lição de Nazaré, trazida à tona, com toda a força, pela vida do Irmão Carlos de Jesus, é que a salvação acontece no quotidiano da nossa vida, na nossa labuta por pão, em meio aos pequenos gestos de fraternidade. E não é sem importância que a salvação principia lá onde ela parece não existir: no meio dos mais esquecidos e abandonados” .

Foucauld sonhava com uma Vida Religiosa de pequenas comunidades contemplativas, inseridas na realidade comum — no coração da massa — dando nítida preferência aos pobres. Há nele uma paixão pela unidade: viver a experiência íntima de Deus (contemplação) em solidariedade e no mais fundo da realidade humana . 

A própria irradiação de uma vida evangelicamente vivida se constitui em envio, pois esta irradiação já é apostólica por si!

A opção nazarena exclui conscientemente toda ostentação de poder ou prestígio social. Sua marca registrada é a simplicidade, no sentido original do termo:
uma só motivação de base. Não se recorre a métodos sofisticados, planejamentos por demais calculados, e, menos ainda, à força ou à coação. Há uma despretensiosa convivência com a vizinhança, na amizade, partilha e solidariedade, dinâmica vivida num recíproco dar e receber.

Carlos Palácio, Reinterpretar a Vida Religiosa, p.7: “Não seria exagerado afirmar que a Fraternidade [de Charles de Foucauld] é a única fundação moderna que tentou responder, na sua gênese mesma, e de maneira original e criadora, às contradições internas nas quais se debatia a Vida religiosa tradicional. Ela não nasce, contudo, como reação contra. Um de seus méritos é ter recriado os pressupostos a partir dos quais pudesse ser resgatada a unidade do projeto evangélico. Por isso, a Fraternidade é, em si mesma, uma aposta contra todas as formas de separação (vida ativa e vida contemplativa; o ser profundo e a missão; experiência de Deus e realidade humana, etc.) que acabaram fazendo da Vida Religiosa um mundo à parte, segregado e estranho. Independentemente das objeções que a forma de vida da Fraternidade possa suscitar, hoje, para certas maneiras de entender o compromisso com os pobres, é
inegável que nela emerge uma figura nova de Vida Religiosa.

Uma de suas características é a síntese vital. Essa paixão pela unidade de contrários, esse nascer situado a partir dos mais pobres e de estar habitada pelo dinamismo de uma encarnação kenótica, na qual a paixão por Deus e a paixão pelo homem são inseparáveis, desde a sua origem. É nesse sentido que a teologia que a sustenta pode ser inspiradora para nós, sem que sua figura tenha de ser vista, por
isso, como um modelo a ser copiado por todos”.


René Voillaume (+2003) — aquele que dará início (1933) aos Irmãozinhos de Jesus, Congregação Religiosa que quer viver o ideal evangélico de Charles de Foucauld — esclareceu: “Irmão Carlos sonha com uma autêntica vida religiosa contemplativa, sem encargo de ministério, sem pregação, mas bem simplesmente misturada aos homens, na pobreza de um verdadeiro labor e em testemunho de um total amor fraterno. Sonha, numa palavra, em ‘gritar o Evangelho por toda a vida’. 

Em sua alma, todos esses elementos são muito simplesmente unificados e simultaneamente vividos na missão de um amor muito grande”. Em seguida adverte: “Que a organização em vida religiosa não venha enfraquecer ou destruir toda a verdade do duro labor quotidiano, da pobreza efetiva e da incerteza do dia seguinte, conseqüências de uma autêntica pobreza operária”.

Percebemos pelas citações aduzidas que Foucauld privilegia sem rodeios “os últimos” da sociedade. É lá que se deve viver, preferentemente, a vida de Nazaré, como “petits frères”, irmãozinhos, em espírito de serviço e em solidariedade. 

Assim também esses religiosos nazarenos 
serão uma interpelação para a Igreja e para uma sociedade instalada no seu próprio bem-estar. “No dia em que não formos mais, de certo modo, um ponto de interrogação para os homens, podemos dizer a nós mesmos que cessamos de levar entre eles a presença do Grande Invisível”.

De notória atualidade é a iniciativa de  Foucauld de associar leigos e leigas à sua obra de presença missionária, novos Priscilas e Áquilas (cf. At 18, 2. 18; Rm 16,3), modalidade de participação que hoje é conhecida como associação. Na França ele criou a “União de Irmãos e Irmãs do Sagrado Coração de Jesus” ou “União Apostólica Universal”,para a qual escreveu uma Regra, a que deu o nome de Conselhos. Trata-se de um código de vida com exigências evangélicas simples, mas de grande vigor.


No artigo 28 declara: “Os irmãos e as irmãs devem ser uma pregação viva: cada um deles seja um modelo de vida evangélica. Observando-os, deve-se poder ver o que é a vida cristã, o que é a religião cristã, o que é o Evangelho, o que é Jesus... O exemplo é a única obra exterior pela qual eles poderão agir sobre as almas rebeldes a Jesus, que não querem nem escutar as palavras de seus servidores, nem ler seus livros, nem aceitar sua amizade, nem se comunicar de algum modo com eles”.




IRMÃZINHA MADALENA DE JESUS 

Do acima exposto vêm fortes interpelações para as atuais Ordens e Congregações Religiosas. Até que ponto não nos fixamos num determinado modelo de vida consagrada que, na realidade, contribui para a acomodação e nivelação dos carismas? Uma vida religiosa confortavelmente instalada em estruturas que garantem e possibilitam um bem estar material em que literalmente não falta nada. 

Somos capazes de dar um testemunho evangélico que “escandaliza” e que vai na contramão das atuais tendências de individualismo, hedonismo e “vantagem em tudo”? 

Não deveríamos questionar seriamente nossa convivência comunitária que, freqüentemente, não passa de uma justaposição de pessoas que sabem evitar conflitos, mas, pouco partilham em profundidade? E o que dizer da nova moda que invadiu a Vida Religiosa institucional: a corrida atrás de títulos acadêmicos e certificados de cursos “superiores”, vazios muitas vezes pelo fato de ostentar um enganador intelectualismo, voltado para a própria promoção do/a consagrado/a? Não se trata, evidentemente, de uma qualificada formação intelectual ou técnica, visando um serviço apostólico de qualidade, mas de uma mentalidade que se centraliza em interesses puramente subjetivos.


Também podem ser questionadas as atuais aparências (fazer-de-conta) que buscam dar visibilidade (diria até “propaganda enganosa”) a um modo-de-vida que seria melhor que ficasse escondido para não causar escândalo.


Há mais; em geral, nós religiosos, somos ricos e socialmente muito bem assegurados em praticamente todos os setores da vida. “Dinheiro para nós não é problema”, disse recentemente um superior provincial! E com esta ingênua exclamação disse também tudo! Em ambientes como esses é que são introduzidos os candidatos dos nossos Institutos e como assimilam com facilidade a mentalidade que neles respiram! Existe uma distância quilométrica entre os religiosos tradicionais e o nosso povo simples (admiráveis exceções confirmam, também aqui, a regra). Em todo este contexto os desafios apresentados por Charles de Foucauld são de uma extrema atualidade.


Frei Betto OP, refletindo sobre o singular testemunho do Irmão Carlos de Jesus, escreveu com propriedade: “Num tempo em que a religiosidade orna-se de ruídos e jogos de efeito, a espiritualidade de Foucauld é um contraponto para quem se sente mais evangélico no silêncio da oração, no serviço aos pobres, no anonimato inspirado na vida oculta de Jesus em Nazaré. A busca da fama é incompatível com a fome de Deus. Como ensinou João, o Batista, é uma arte saber recolher-se para que Jesus possa sobressair”.