publicado no boletim nº 88, de 1992. .
"Temos que crer na possibilidade de santidade evangélica de filhos de Deus na condição comum do homem pobre e obrigado ao trabalho para sobreviver!" (Pe. René Voillaume)
CAMINHO DE UNIDADE
A Fraternidade Leiga (ou Secular) nasceu em 1946-1854 na França. É caracterizada pela amizade, acolhida, oração, partilha da palavra, gestos, abraços, estar juntos, sorriso, estar presente em quem está precisando de ajuda. A família dos participantes procura estar aberta ao bairro, à comunidade, aos vizinhos. Entre as pastorais, procura as que estão mais dentro do espírito do Irmão Carlos.
Para viver tudo isso, usa reuniões de grupos (uma vez por mês, incluindo a Revisão de Vida, oração e adoração); encontros regionais e nacionais. Aprofundamento do que existe nos regionais. O membros isolados se ligam ao Regional mais próximo.
No Brasil: podemos dizer que se iniciou em 1958, com um grupo em S. Sebastião, no litoral. Em 1968 esse grupo ficou mais concreto. Em 1976, julho/agosto, houve um encontro internacional. Foram enviados dois delegados do Brasil. Foi nomeado o Benedito como secretário internacional por seis anos, junto com um coordenador francês. Em 1982, voltou novamente o Conselho europeu, mas com uma equipe belga. A América Latina, a Europa e a Ásia têm um representante cada um nesse conselho.
I – A FRATERNIDADE SECULAR
A Fraternidade Secular reúne homens e mulheres de todas as raças, de todos os meios sociais, de estados de vida diferentes, que, em seguimento ao Irmão Carlos de Foucauld, desejam ajudar-se para seguir Jesus e viver o Evangelho.
A Fraternidade nasceu na Igreja Católica. Está aberta a todos os que aderem à mensagem do Irmão Carlos.
II – O ESPÍRITO
Segundo a intuição original do Irmão Carlos, os membros da Fraternidade são chamados a viver o mistério de Nazaré, que é, para eles:
a) O acolhimento e a busca constante do Filho de Deus, que se encarnou e se tornou o “filho do carpinteiro” (Mt 13,55).
b) “Gritar o Evangelho por toda a vida”;
c) A solidariedade com os pobres, presença viva do Cristo no meio do mundo;
d)-A busca de comunhão e de amizade universal com todas as Igrejas, religiões e povos da terra.
1- PARA ISTO, DESEJAM CONSTRUIR SUA VIDA SOBRE JESUS CRISTO:
a)- adorando-O e celebrando-O na Eucaristia, presença ativa de Deus entre nós (cada país colocará a expressão que lhe convier);
b)-Acolhendo-o em Sua palavra, especialmente no Evangelho;
c)-Encontrando-o na oração pessoal, nos retiros, e vivendo “tempos de deserto”, num encontro inteiramente gratuito;
d)-Encontrando-o, amando-O e servindo-O em todas as pessoas, principalmente nas que forem mais desprovidas.
2- EM SOLIDARIEDADE COM OS POBRES, PROCURAM:
a)-Levar uma vida simples, tomando consciência dos perigos da sociedade de consumo (no Brasil:”Levar uma vida simples, rejeitando a sociedade de consumo”).
b)-Compartilhar suas angústias, esperanças e lutas em vista de sua verdadeira libertação.
c)-Reconhecer em todos os homens e mulheres, sobretudo naqueles que estão ao nosso lado, um irmão e uma irmã a amar, especialmente os mais abandonados, seja no plano material, seja no plano espiritual ou moral.
3-POR SUA VIDA EM FRATERNIDADE, SÃO CHAMADOS:
a)-A ajudarem-se mutuamente, numa amizade sólida, feita de afeto e de exigências, acolhendo o outro tal como ele é;
b)-A uma verdadeira conversão do coração, sobretudo pela Revisão de Vida, que os interroga à luz do Evangelho sobre seus compromissos familiares, sociais, profissionais, eclesiais e políticos.
c)-A uma verdadeira partilha, que supõe a renúncia aos privilégios, podendo chegar, por exemplo, até a uma gestão mais comunitária dos bens materiais;
4- A FRATERNIDADE DEVE TOMAR UMA POSIÇÃO CLARA quando o ser humano é atingido na sua dignidade, por qualquer forma de opressão, mas sem impor um compromisso concreto, que seja obrigatoriamente o mesmo para todos os membros.
5- A PESSOA DO IRMÃO CARLOS deve ser sempre uma fonte de renovação para a Fraternidade. O conhecimento de sua vida, de seus escritos e de seu caminho espiritual, são meios para manter os membros da fraternidade fiéis aos apelos do Senhor e lhes permite viver hoje as exigências do Evangelho.
III – ORGANIZAÇÃO
A Fraternidade é constituída por pequenos grupos que se organizam conforme a realidade local.
1-Para servir de ligação entre as fraternidades de base, cada país constitui uma equipe nacional, incluindo, se possível, um sacerdote da família do Irmão Carlos.
2- Cada país poderá se organizar conforme sua realidade concreta, conservando as intuições fundamentais da Fraternidade e em união com a equipe internacional.
3- A Fraternidade levará em conta a situação particular daqueles que desejam viver seus valores, mas que se encontram na impossibilidade de participar regularmente das reuniões.
4- É importante que as fraternidades de casa continente possam se organizar em regiões, em vista de intercâmbios e de uma ajuda mútua.
5- A cada seis anos, se reúne uma Assembléia Geral.
6- Esta Assembléia Geral tem por finalidade:
a)- permitir o encontro de delegados de cada país;
b)- viver juntos, orar, escutar e partilhar;
c)- discernir o que está ou não em finalidade com o espírito da Fraternidade.d)- eleger para seis anos a equipe internacional incluindo, se possível, duas ou três pessoas que devem estar presentes na Assembléia. É desejável que um sacerdote participe dessa equipe.
A equipe deve ser um sinal da unidade das fraternidades. Tem o encargo de sustentá-las e de ajudá-las a crescer. Deve assegurar a ligação entre os diversos países.7-A Fraternidade mantém ligações regulares com os diferentes ramos da família espiritual, especialmente na “Associação Geral das Fraternidades do Irmão Carlos de Jesus”.
(este texto foi discutido e aprovado pela Assembléia Geral da Fraternidade Secular em San-Cugat, Barcelona, Espanha, em 15/08/1982).