sábado, 12 de janeiro de 2019

AURÉLIO-GESTÃO 2012-2019


Para ver o documento em PDF com as fotos, clique aqui: DOCUMENTO EM PDF


Com alegria vos apresento este RELATÓRIO DE GESTÃO como irmão responsável de nossa fraternidade,
apoiado pelos irmãos da equipe internacional, e recolhendo o que foi vivido neste período entre 12 de novembro de 2012 e o início de nossa XI Assembleia Mundial em 15 de janeiro de 2019. 

O caminho de Paris a Cebu 

Mais de seis anos se passaram entre Paris e Cebu, e tudo foi uma bênção do Senhor, um caminho que, sem ser o de Tamanrasset, tentamos fazer com o irmão Carlos, fazendo fraternidade e aprendendo a ser humano e cristão, com muitas alegrias e não poucos problemas. Creio que pusemos o melhor de nós mesmos, e os irmãos de todo o mundo nos abriram seus corações e suas casas: com eles compartilhamos o trabalho diário, o estar com sua gente, e poder também compartilhar com outras fraternidades da Família Carlos de FOUCAULD seu Nazaré. É um caminho para dar graças a Deus e às pessoas: nos pequenos e grandes detalhes. Aprendemos dos irmãos mais idosos sua sabedoria do Evangelho, a entrega de suas vidas pela Igreja e pelos mais pobres, e o caminho para a Páscoa de alguns irmãos queridos, como Félix, Howard, Tony, Hermann, Giuseppe, Gianantonio… e tantos outros, que nos deixam uma herança de fraternidade muito importante para nós. 

A fraternidade na equipe 

No dia 12 de novembro de 2012, na assembleia mundial de Paris, me elegestes como irmão responsável e eu elegi os membros da equipe depois de consultar, dialogar e discernir com os irmãos de cada continente. Assim, JeanFrançois BERJONNEAU, de França, -assistente geral-, Mark MERTES, de Estados Unidos, -administrador econômico-, Emmanuel ASI, Paquistão, Mauricio da SILVA JARDIM, Brasil, e Félix RAJAONARIVELO, Madagascar, estivemos fazendo este caminho de serviço aos irmãos do mundo com nosso espírito e possibilidades, sabendo que não somos melhores do que ninguém. A morte de Félix deixou um vazio importante na fraternidade de seu país e em nossa fraternidade como equipe internacional. Elegemos Honoré SAVADOGO, de Burkina Faso, como novo membro da equipe e responsável continental para a África. A presença da equipe nas assembleias continentais da Ásia (Sri Lanka e Filipinas), da Europa (Itália e Polônia), da África (Camarões) e as dos na América (México e República Dominicana), nos ajudaram a compreender melhor as realidades de cada continente, pelo contato com a gente do povo das fraternidades e Igreja locais. A experiência do trabalho em comum na reunião anual da equipe também nos tornou possível tomar terra nos lugares onde nos reunimos, como nas assembleias continentais. Muito importante foi conviver e trabalhar com a Família Espiritual Carlos de Foucauld através dos encontros de responsáveis e delegados. Assisti às reuniões em Viviers (França) em abril de 2013, Castelfranco (Itália) em abril de 2015, e Aquisgrão (Alemanha) em abril de 2017. Nossa fraternidade sacerdotal é muito valorada e querida, e o espírito de família nos faz viver a universalidade da mensagem do irmão Carlos, tão importante para situar-mo-nos como crentes e missionários no mundo em que vivemos. Todos os anos Jean-François e eu nos reunimos uma semana para trabalhar os assuntos de fraternidade, no mês de março, umas vezes em Vernon e outras aqui em Perin. Foi muito positivo encontrar-nos para trabalhar bastantes assuntos pendentes que ficam entre uma reunião da equipe internacional e a seguinte. 

Nos comunicamos 

Um dos objetivos desde Paris 2012 foi facilitar a comunicação entre todos. Desde então realizou-se uma carta da equipe responsável depois de seu trabalho (Paris, novembro 2012, Vernon, França, julho 2013, Mahajanga, Madagascar, setembro 2014, Perin, Espanha, outubro 2015, Kansas City, Estados Unidos, outubro 2016, e Bangalore, Índia, janeiro 2018), outra carta de Jean-François e eu ao terminar nosso encontro cada ano, as cartas finais das assembleias continentais, as cartas de Advento Páscoa que fiz anualmente como irmão responsável, e as diferentes cartas ás fraternidades dos países que visitei. Todas estas comunicações foram-se publicando em nosso site da fraternidade internacional iesuscaritas.org Creio que é muito importante sair de nosso entorno pessoal e social e comunicar o que vivemos, bem como receber as boas ou más notícias dos irmãos. É perigoso tornar-se ou ser historicamente um “grupo fechado”: nosso mundo é muito maior que o conjunto de costumes pessoais ou de fraternidade, e não devemos estancar-nos no “que sempre fizemos”, e tentou-se fazer com que as comunicações tenham conteúdo, e não só reportagens. Como a fraternidade não é uma sociedade secreta, devemos estar abertos ser transparentes. É o que pudemos fazer. 

Como Igreja missionária 

Nossa fraternidade sacerdotal recebeu a aprovação da Santa Sé em abril de 2014, através da Congregação para o Clero. Como compromisso pessoal, realizo uma Memória Anual da Fraternidade, onde constam todos os eventos, comunicações, projetos, agenda, Mês de Nazaré, assembleias, artigos interessantes dos irmãos, e outros documentos. Esta Memória é enviada à Congregação para o Clero normalmente no mês de abril. O acolhimento que tem é muito satisfatório. Sentimo-nos e estamos em comunhão com o papa Francisco, e é constante a insistência em nossos encontros do que ele nos aporta em suas encíclicas e discursos. Ir às periferias é viver Nazaré, e ser missionários como colaboradores do Reino: semear com a vida e não tanto com nossos sermões clericais ou doutrinadores. Por isso o tema de nossa assembleia de Cebu: SACERDOTES DIOCESANOS MISSIONÁRIOS INSPIRADOS NO CARISMA DE CARLOS DE FOUCAULD. Desta assembleia deve sair nossa realidade à luz, nossos problemas para ser evangelizados e para evangelizar, reforçando nosso engajamento em comunhão com a Igreja missionária que hoje é um verdadeiro desafio no conjunto de uma Igreja ferida por seus próprios erros. É preciso olhar menos o próprio umbigo e olhar o coração dos outros, especialmente o dos mais pobres. Trata-se de olhar e contemplar o coração de Jesus, levar esse coração lá onde estamos, na missão. Nossa fraternidade tem que estar nessa linha que intuiu o irmão Carlos para levar a Jesus os últimos, e que estes nos levem a Jesus. 

O site iesuscaritas.org 

Desde janeiro de 2014 a fraternidade dispõe do site em Internet iesuscaritas.org. É um meio de comunicações que nos faz possível conhecer a vida das fraternidades. Este serviço é atualizado frequentemente com novos contributos, artigos, referências ao irmão Carlos de FOUCAULD, cartas, documentos interessantes da fraternidade… Tem uma média de 74 entradas diárias, em sete línguas, e a empresa espanhola Arcadina nos mantém o site gratuitamente. Esteve sempre aberto a todas as comunicações dos irmãos e das fraternidades locais, nacionais e continentais. Na agenda constam os eventos das fraternidades que me foram comunicando, e foi através dele que se deu difusão à organização da assembleia mundial de Cebu. No site estão todos os arquivos desde o início. 

Nunca faltam os problemas 

Muito diversas têm sido as dificuldades que fomos encontrando, mas o que mais nos preocupou é a situação dos irmãos em países em guerra, ou vivendo em meio da insegurança. Nosso apoio moral e espiritual está aqui, e sofremos da sua dor e seu momento presente. Tratamos de ter uma fluída comunicação com eles e sabem que nos têm junto a eles. Os problemas econômicos da caixa internacional não nos tiraram o sono, mas é uma preocupação para poder responder às necessidades de ajuda a fraternidades de Ásia, África e América, ajudando na logística de assembleias, Mês de Nazaré e outros eventos. Nunca faltou a generosidade dos irmãos da Europa e da América do Norte. Mark e Jean-François coordenaram o tema econômico para cobrir todas as necessidades nestes casos e nas viagens da equipe internacional. Em todo o momento fizemos um esforço para poupar e evitar gastos desnecessários. Em janeiro de 2018 tivemos problemas com os vistos para a Índia de Emmanuel e de Honoré. No puderam estar na reunião da equipe em Bangalore, embora nos comunicamos continuamente com eles. Esta foi a causa de trocar o lugar da assembleia mundial para as Filipinas, pois corríamos o risco de que irmãos da África e da Ásia não pudessem participar. 

Obrigado 

Milhões de vezes “obrigado” às pessoas que nos ajudaram nestes anos de responsabilidade. Uma lista muito grande. Obrigado aos irmãos dos países que nos facilitaram trabalhar: os que nos acolheram e deram hospedagem; os irmãos que foram buscar-nos em aeroportos e nos levaram de novo a eles; os irmãos que nos abriram suas casas. Obrigado, pessoalmente, a minha equipe internacional, porque são fundamentais para levar todo o trabalho, e porque não os troco por ninguém. Aos responsáveis continentais da Europa, John Mc'EVOY e agora Kuno KOHN; Fernando TAPIA, da América; Arthur CHARLES, da Ásia; dou graças a Deus por nosso Félix RAJAONARIVELO, da África, e agora a Honoré SAVADOGO. Obrigado aos responsáveis regionais pela dedicação a vossas fraternidades, e obrigado a Jean-Michel BORTHEIRIE, Fernando TAPIA e Manuel POZO pelo trabalho de preparação dos documentos sobre o Mês de Nazaré que serão aprovados na assembleia mundial de Cebu. Obrigado aos irmãos tradutores das diversas comunicações: Liam O'CUIV, da Irlanda, para o inglês; Jean-Louis RATTIER, da França, para o francês; Mario MORICONI, da Itália, para o italiano; Guido DEBONNET, de Flandres, para o neerlandês; a irmãzinha de Jesus Josefa FALGUERAS, para o português, e Úrsula CRAMER, da Fraternidade de Jesus de Murcia, para o alemão. Tiveram muita paciência comigo. Obrigado a meu amigo da alma José Alberto HERNANDIS, pai de família, diretor de ARCADINA, de Valencia, Espanha, que mantém totalmente de graça nosso site iesuscaritas.org Ele faz parte da fraternidade por seu trabalho, paciência e tempo entregados. Obrigado ao cardeal Beniamino STELLA, prefeito da Congregação para o Clero, que nos abriu seu gabinete e nos facilitou a aprovação da fraternidade sacerdotal. Muito obrigado aos irmãos filipinos que disseram sim á proposta de celebrar em Filipinas a assembleia mundial; por todos os trabalhos prévios e por sua disponibilidade. Obrigado a todos e a cada um de vós, irmãos de todo o mundo, por apoiar-nos sempre, por vossa oração e testemunho, especialmente o dos irmãos idosos, porque vossas vidas têm muito que nos dar ainda aos outros. Obrigado aos companheiros sacerdotes de minha zona e a irmãos de minha fraternidade de Múrcia que me substituíram em minhas tarefas pastorais em minhas frequentes ausências por minha responsabilidade, e a minha paróquia, por sua compreensão e afeto incondicional. 

Com confiança 

Confio que o novo irmão responsável elegido em Cebu no próximo 26 de janeiro, e a equipe internacional que ele vá formar, nos deem coragem, força e energia para seguir fazendo fraternidade, e estou seguro que o farão muito melhor que eu. Ponho-me com disponibilidade a seu lado para quanto possa ser útil. Que Maria, o Senhor e o irmão Carlos os bendigam e acompanhem. Aurelio SANZ BAEZA, irmão responsável 

Perín, Cartagena, Murcia, Espanha, 9 de janeiro de 2019