Queridos irmãos e irmãs
A Irmã Antonella, Superiora Geral das Discípulas do Evangelho, e o Padre Gabriele, Prior dos Irmãozinhos de Jesus da Caritas de Sassovivo, estão atualmente em Nazaré e enviam esta carta a todos os grupos da família espiritual.
Fraternalmente,
Giuliana, em nome da secretaria da AFS.
Nazaré, 13 de dezembro de 2025
A cada grupo da
Família Internacional Charles de Foucauld
Queridos irmãos e irmãs,
Estamos em Nazaré, o Irmão Gabriele, Prior dos Irmãozinhos de Jesus Caritas, e a Irmã Antonella, Superiora Geral das Discípulas do Evangelho.
Acabamos de concluir nosso encontro com o Patriarca Latino Pierbattista Pizzaballa e o Bispo Rafic Nahra, Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém. Foi um momento rico em compreensão e gratidão. O Cardeal expressou seu forte desejo de que este lugar continue a manter viva a memória de Charles de Foucauld e seu espírito de oração, hospitalidade e fraternidade. Com eles, formalizamos a mudança de presença neste lugar onde Charles de Foucauld viveu de 1897 a 1900.
Após um longo e particularmente doloroso período de discernimento, chegou a hora de nós, os Irmãozinhos de Jesus Caritas, deixarmos a fraternidade de Nazaré, que herdamos das Irmãzinhas de Jesus em 1996. As próprias Irmãzinhas de Jesus sucederam as Clarissas, que acolheram e apoiaram Charles de Foucauld em sua jornada de discernimento e compreensão de Jesus e dos Evangelhos neste mesmo lugar.
Para nós, os Irmãozinhos de Jesus Caritas, estes anos foram um período maravilhoso de integração na Terra Santa, com todas as suas alegrias e tristezas. É realmente difícil partir. Há o coração dos irmãos que aqui serviram, especialmente o de Álvaro, que agora está doente e hospitalizado em um centro de reabilitação na Itália, e em particular o de Paolo, que está sepultado no cemitério do hospital italiano em Nazaré, e o de Giovanni Marco e Roberto, aos quais pedimos uma difícil transição.
A escolha que fizemos é motivada pelo desejo de viver plenamente o chamado à vida comunitária e, portanto, nos reuniremos em Sassovivo, onde atualmente nos encontramos em uma situação precária. Pedimos as Discípulas do Evangelho que se disponham a nos substituir em Nazaré, pois a Igreja na Terra Santa, e em particular o Patriarca Pierbattista Pizzaballa, deseja a presença contínua da Família de Charles de Foucauld.
Hoje, finalmente, nos reunimos com o Patriarca e o Bispo de Nazaré, que formalizaram esta transferência; desejamos informar a Família Foucauldiana sobre isso.
A alegria que nós, Discípulas do Evangelho, sentimos com esta decisão é uma alegria evangélica, que não ignora o sofrimento dos Irmãozinhos de Jesus Caritas, que ponderaram cuidadosamente a decisão de encerrar sua presença nesta terra, que amaram e serviram com grande devoção durante trinta anos.
Em comunhão e continuidade com os Irmãozinhos de Jesus Caritas, desejamos compartilhar as alegrias e os sofrimentos das pessoas que aqui vivem; nossa escolha de viver em Nazaré visa precisamente ser uma fonte de esperança e fraternidade com aqueles que vivem na Terra Santa e visitam estes lugares.
Como Discípulas do Evangelho, não tínhamos a intenção de abrir novas fraternidades neste momento. Contudo, aceitamos a proposta de abrir em Nazaré porque desejamos preservar o "estilo nazaré" e nos fortalecer neste lugar, familiarizando-nos com o Evangelho, como fez Charles de Foucauld. Nesse espírito, desejamos compartilhar o sofrimento e a esperança dos habitantes da Terra Santa, cujas vidas são testadas diariamente pelos desentendimentos entre os povos. Estas razões, entre outras, levam-nos a confiar na providência de Deus e a partilhar entre nós, irmãs, a convicção de caminhar para sermos verdadeiras discípulas e verdadeiras amantes do Evangelho, através desta nova abertura.
Agradecemos antecipadamente aos Irmãozinhos de Jesus Caritas que nos acompanham nesta experiência.
Como irmãos e irmãs destas duas famílias religiosas, contamos com as vossas orações. Revezamo-nos em Nazaré na comunhão com toda a família espiritual Charles de Foucauld, empenhados em levar a todos aqueles que encontramos a riqueza do Evangelho segundo o espírito do Irmão Charles.
Em comunhão fraterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário