domingo, 23 de abril de 2023

O PADRE DESANIMADO=CRÔNICA

  

O PADRE DESANIMADO QUE SE SURPREENDEU

27/05/2020


O Padre de um pequeno vilarejo, chegou à igreja animado e motivado para realizar mais uma Missa Vespertina. A hora passava e o povo não chegava.

Depois de 15 minutos de atraso entraram três crianças; depois de 20 minutos entraram dois jovens; então o padre resolveu começar a missa com os cincos irmãos.

No decorrer da Missa entrou um casal que se sentou nos últimos bancos da igreja. Quando o Padre fazia a Homilia, entrou mais um senhor meio sujo, com uma corda na mão...

Desapontado e sem entender o porque da fraca participação dos fiéis, o padre conduziu a Missa animado, e pregou com dedicação e zelo.

Quando voltava para a casa foi assaltado e espancado por dois ladrões, que levaram a sua pasta onde estava a sua Bíblia e outros pertences de valor.

Chegado à casa paroquial, enquanto fazia os curativos das feridas, ele descreveu aquele dia, como:

1) O dia mais triste da sua vida;
2) O dia mais fracassado do seu ministério;
3) O dia mais infrutífero da sua carreira.

Depois de se terem passado cinco anos, o padre resolveu compartilhar essa história com a igreja. Quando ele terminava de contar a história, um casal de grande referência naquela paróquia, interrompeu-lhe, e disseram:

- Padre, o casal da história que sentou-se no fundo, éramos nós.

- Estávamos à beira da separação, em função de vários problemas e desentendimentos que haviam no nosso lar. Naquela noite decidimos pôr fim ao nosso casamento. Mas primeiro decidimos ir a uma igreja para lá deixarmos nossas alianças, e depois cada um seguiria o seu caminho. Entretanto, desistimos da separação depois de termos ouvido à sua homilia naquela mesma noite. Como consequência, hoje estamos aqui, com o lar e a família restaurada.

Enquanto o casal falava, um dos empresários mais bem sucedidos da cidade e que ajudava no sustento daquela igreja, acenava pedindo para falar, e ao ser-lhe dada a oportunidade, disse:

- Padre, eu sou aquele senhor que entrou meio sujo com uma corda na mão. 

- Eu estava à beira da falência, perdido nas drogas, minha esposa e meus filhos tinham ido embora de casa por conta das minhas agressões. Naquela noite tentei suicidar-me, só que a corda arrebentou, então decidi comprar outra. Quando me pus a caminho para comprar outra corda, vi a igreja aberta, decidi entrar, mesmo sujo e com a corda na mão.

- Naquela noite, a sua Homilia perfurou o meu coração e saí com ânimo renovado para viver. Hoje estou livre das drogas, minha família voltou para casa e me tornei o maior empresário do vilarejo.

Lá na porta da entrada da Sacristia, o Diácono gritou: 

- Padre, eu fui um daqueles ladrões que assaltaram o senhor. O outro morreu naquela mesma noite, quando realizávamos o segundo assalto da noite. 

- Naquela sua pasta, havia uma Bíblia, eu passei a lê-la sempre que acordasse pela manhã. Depois de tanto ler, resolvi entrar nessa igreja.

O Padre ficou em choque e começou a chorar junto com os fiéis.

Afinal, aquela noite que ele considerava como uma noite de fracasso foi uma noite muito produtiva.

MORAL DA HISTÓRIA

1- Exerça o seu chamado/trabalho/missão com dedicação e zelo, independente do número de participantes.

2- Dê o seu melhor todos os dias, pois a cada dia você é um instrumento para a vida de alguém.

3- Nos dias mais ruins da sua vida você ainda pode ser benção na vida de alguém.

4- O dia que você considera como o dia mais infrutífero da sua vida na terra, na verdade é o dia mais produtivo no mundo espiritual.

5- Deus usa as circunstâncias ruins da vida para produzir grandes vitórias.

6- Nunca diga: “hoje Deus não fez nada”, só pelo fato de seus olhos não verem nada. 

Autor desconhecido, enviado pelo Pe. João Crisóstomo O.C., de Roma, que comenta:


Gostei muito desta historinha, pois no dia a dia nos deparamos muito com esse tipo de coisa. Achamos, muitas vezes, que o nosso trabalho não vai dar em nada, que o que estamos fazendo está muito longe de alcançar os objetivos desejados. 


Deus sempre age. Diz em Isaías que sua palavra é como a chuva que desce e não sobe sem levar junto os frutos de sua passagem pela terra. 

Nosso trabalho, muitas vezes, é de formiguinha, mas que, se feito de modo constante e com amor, pode produzir muitas coisas boas.