terça-feira, 23 de dezembro de 2014

C.F. E A BASÍLICA S. C. JESUS

                           
CHARLES DE FOUCAULD E A BASÍLICA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Queimado pelo amor do Cristo que o reteve, Charles de Foucauld usará o Sagrado Coração de Jesus como um emblema no seu coração e no seu hábito.

Em junho de 1889, ele se consagrou ao Sagrado Coração de Jesus na Basílica. Em 1909, quando de passagem na França, ele volta para uma noite de Adoração, da qual se lembrará como um tempo de graças.

Vários anos após sua morte, quando da fundação da Congregação dos Irmãozinhos de Jesus em 1933, é ainda na Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, que os cinco primeiros Irmãozinhos receberão o hábito.

« Nosso Senhor reza só, reza de noite… É um hábito dele… Muitas vezes o Evangelho nos repete: « Ele se retirou só, durante a noite, para orar »… Amemos, adoremos, pratiquemos a seu exemplo a oração noturna e solitária… Quando todos dormem sobre a terra, velemos e façamos subir nossas orações até nosso Criador… Se é terno estar face à face com aquele que se ama, em meio o silêncio, o repouso universal e a sombra que cobre a terra, quanto é terno de ir, nestas horas, usufruir deste face à face com Deus !... » (Meditações do Evangelho sobre as principais virtudes - O Espírito de Jesus, p. 75).

“Orar significa pensar em Jesus, amando-o. A oração é a intenção da alma que se concentra em Jesus. Mais amamos Jesus, melhor oramos”. Charles de Foucauld (Citado em YOUCAT, p.261).

Inácio José do Vale

Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas