quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CENTENÁRIO C. FOUCAULD 02

A MENSAGEM ATUAL DE CHARLES DE FOUCAULD


De forma abissal escreve Charles de Foucauld: “Imitemos Jesus por amor, contemplemo-Lo por amor, que a nossa ação em tudo seja norteada pelo amor a Jesus...
Sejamos amor, e não produzamos atos que não sejam obra, efeito de amor”. “Sejamos inteiramente de Jesus e façamos tudo o que Lhe agrada sem qualquer medo das contradições”. (Meditações sobre o Evangelho). 


Este Jesus Salvador que ele conheceu, ele sabe por experiência própria como Ele transformou a sua vida, Jesus coração ardente de amor que foi revelado a ele por meio do entendimento silencioso e discreta bondade das pessoas ao seu redor. Charles de Foucauld sabe que Ele é o Salvador universal, Ele pertence a todos, que todos, universalmente, têm o direito de conhecê-lo, especialmente os mais afastados e os mais distantes. Ele quer ser um "missionário" deste Jesus, e como Jesus foi o primeiro missionário do Pai Eterno, assim também ele quer ser um missionário em lugares de primeira e extrema necessidade na proclamação do Evangelho do amor do Reino de Deus. A consciência evangelística de Charles de Foucauld é em prol da felicidade verdadeira e da salvação das almas na pessoa de Jesus Salvador. 


Charles de Foucauld escolheu uma terra difícil para ser missionário, contra a corrente de sucesso, de fama; ele vai ao enfrentamento de muitos obstáculos, no entanto, acreditando na fertilidade. Esta fecundidade, ele sabe, é na Cruz de Jesus Salvador, na fraqueza dos recursos humanos. Ele vai viver a missão como uma paixão, em ambos os sentidos da palavra: ele concordou em dar a sua vida para morrer como o grão plantado, e ele ama apaixonadamente Jesus, ele vai "gritar o Evangelho com a vida” pelo o amor e pela graça na ação libertadora para que todos tenham vida em Jesus Salvador. 


Ele sempre será ínclito para o futuro da obra missionária, para o eremitismo e diálogo ecumênico, para sacerdócio desbravador e para o futuro da Igreja. Um século mais tarde, só podemos voltar às fontes, onde ele alimentou sua confiança e ele expressa nesta passagem de uma carta para Castries, onde ele descreve a sua fronteira com a Argélia e Marrocos: "Que Jesus reinar nesses lugares seu passado reinado é tão incerto! Sobre a possibilidade de sua vinda reinado minha fé é invencível: Ele derramou Seu sangue por todos os homens, Sua graça é poderosa o suficiente para iluminar todos os homens, 'O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus"; Ele ordenou aos seus discípulos para ir a todos os homens: 'Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura"; e Paulo acrescentou 'caridade espera tudo ... Espero de todo o coração para esses muçulmanos, para estes árabes, para esses incrédulos de todas as raças ..." (Cartas à Henry de Castries, 16 de junho de 1902). 

Em um mundo tomado pela violência, pela idolatria do dinheiro e da luxúria, de conflitos terríveis, de crise por todos os lados, principalmente na família, uma Igreja que passa por dores e sofrimentos, para os cristãos que são tentados a perder a fé e a confiança, Charles de Foucauld tem uma mensagem contra o temor e contra as armadilhas das incompatibilidades e contra as fantasias mundanas. Sua vida e sua obra são impactantes, motivadoras e seguras para o encontro poderoso com Jesus Salvador. Sua atitude radical de viver e anunciar o Evangelho, sua busca inquietante que flamejava seu coração pelo Absoluto e seu amor pelo próximo são exemplos fantásticos a serem seguidos! A mensagem de Charles de Foucauld vai continuar sempre atual e com muito vigor até a parusia. 


“Estai conosco, meu Senhor Jesus, até a consumação dos séculos. Não apenas na santa Eucaristia, mas também por vossa graça... Vossa graça encontra-se na Igreja, está e vive em toda alma fiel...”.(Retiro em Nazaré, novembro de 1897). 


É muito oportuno lembrar a recente palavra do Papa Francisco sobre o carisma de Charles de Foucauld: “Para compreender a família, hoje, advertiu o Papa, também nós devemos penetrar, como Charles de Foucauld, no mistério da Família de Nazaré, na sua vida escondida, rotineira e comum, como a maioria das nossas famílias, que têm uma vida de paciência, respeito, humildade, fraternidade, unidade” (*). 


Inácio José do Vale 


Bibliografia 

(*) Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre presidiu, na tarde de sábado (03/10/2015), na Praça São Pedro, no Vaticano, à Vigília de Oração pela Família, promovida pela Conferência Episcopal Italiana, em preparação prévia da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família. 

FOUCAULD, Charles de. Meditações sobre o evangelho. Tradução de Nuno de Bragança. Lisboa: Círculo do Humanismo Cristão, 1962. 

FOUCAULD, Charles de. Cartas e anotações. Tradução das monjas dominicanas de São Paulo. São Paulo: Paulinas, 1970. 

CHATELARD, Antoine. Charles de Foucauld, o caminho rumo a Tamanrasset. Tradução de Marcelo Dias Almada. São Paulo: Paulinas 2009.