domingo, 22 de outubro de 2017

DE VOLTA PARA TAMANRASSET





Carta do meu regresso a Tamanrasset - 13 out 2017

Olá! 

Faz agora um ano que vivo fora do país, especificamente em Tamanrasset, no Saara argelino ... Uma bela experiência apesar da minha grande deficiência linguística: eu não consegui conversar em árabe, e muito menos lê-lo. Eu praticamente fiz um X neste esforço que me aproximaria das pessoas comuns que conheci. 

Além disso, a comunidade cristã é pequena, cerca de quinze pessoas, a maioria dos quais são migrantes do sul do Saara, Camarões, Senegal. A maioria deles procura unir a Europa de uma forma ou de outra, uma miragem de facilidade financeira e esperança de poder ajudar a família deixada para trás. Eles estão, portanto, apenas de passagem, e os nossos laços são, desse modo, muito reduzidos. 

Meu retorno foi muito bom, e eu estou tranquilamente no trabalho aqui, não há problema. Além da Eucaristia diária, eu visito os prisioneiros uma vez por semana, na quinta-feira à tarde; nestas semanas, são principalmente as mulheres, as jovens migrantes, capturadas no flagrante delito de transportar drogas ... As duas últimas que chegaram não têm 21 anos ... E suas famílias não parecem saber ou serem capazes de reagir, lá onde vivem. Tento transmitir mensagens por celular. Até agora meus “textos” não obtiveram muitas respostas ... 

Eu li até me saciar. Terminei uma história global sobre O tráfico de escravos, de Olivier Petre-Grenouilleau - um nome como esse, não é inventado! -; e eu passei pelo testemunho de Sebastian Courtois. Nos rios da Babilônia, nós choramos. Também estou interessado nos relatórios do jornal La Croix sobre os cristãos do Oriente destas últimas 2 semanas. Poouco a pouco, eu continuo a me inculturar ... 

Eu ainda devorei com grande interesse um pequeno folheto publicado por Adrien Candiard intitulado Entender o islã. Ou melhor, porque não entendemos nada, em 2016. Simples e muito ajustado às nossas questões ocidentais. Além disso, é publicado numa coleção de bolso, pela Flammarion. Mais do que um benefício, uma pequena joia para os interessados ​​no assunto! E eu comecei um livro muito grosso sobre Jesus antes dos Evangelhos, de Bart D. Ehrman, teólogo americano. As memórias sobre Jesus que deram à luz aos Evangelhos, como percebê-las hoje? Elas são confiáveis? 



As noites começam a refrescar, mas os dias ainda continuam quentes. Posso poupar os ventiladores que têm trabalhado muito desde o meu retorno, dia e noite .... Exemplo? À noite, faz em torno de 20-22 graus Centígrados, e 31-33 graus durante o dia. Então, para o calor, o dia seja bem-vindo ao deserto! 

Os dias estão ficando mais curtos, e já se pode notar. 

Além disso, tudo está bem. Eu preparo de modo especial as celebrações (textos e cânticos), porque é a minha vez, toda quarta-feira e domingo, às 19h. Então, no domingo, vamos jantar juntos, os Pequenos Irmãos de Jesus de Tam., a pequena irmã do Sagrado Coração e eu. Um momento feliz de convívio. 

Quarta-feira 4 de outubro, fomos em quatro pessoas andar por apenas uma hora no deserto ao leste da cidade, até um rio (grande riacho ou pequeno rio) que secou até se tornar uma fonte onde podíamos passar. A água parecia ainda mais fria do que o vento e o sol nos aquecia a pele. 


Quanto à vida, tenho tempo para orar e cultivar minha mente. Quanto ao jardim, já está praticamente improdutivo, exceto o limão que é lento para amadurecer seus frutos... Algumas beterrabas, 1 ou 2 pés de cenouras, cebolas. O jacarandá, plantado em janeiro, cresceu bastante, já está maior que eu. Seu tronco ainda é bem macio e pequeno, mas ele começa a parecer ótimo. Quanto ao buganvília, continua a subir a parede e se expandirá gradualmente. Suas flores roxas tendem ao oleandro.
OLEANDRO
Eu me considero muitas vezes quase aposentado, mas minha atividade no local é suficiente para mim. Como é necessária aqui uma rede de relações humanas para qualquer coisa, eu sei que isso pode acontecer se eu for paciente, e me atinge na minha medida e segundo as ocasiões do momento, aceitando as decisões das autoridades locais, bastante relutantes em ver o envolvimento social dos cristãos num país muçulmano. Por esse lado, eu tenho ainda tudo a aprender. 

Proponho que você escreva sobre a minha sessão de reflexão teológica vivida em Argel, antes de retornar em Tam. Ela foi excelente e nutritiva. Mas acabei de receber, nestes últimos dias, uma pequena parte das reflexões compartilhadas. Vou me pôr a trabalhar, porque vocês são alguns dos que me pedem isso. 

Esta sessão interdiocesana de padres do país focada no sentido da nossa missão na Argélia, e as nossas relações com os cristãos evangélicos, sobretudo os de Cabília (leste de Argel). Bela sessão, exigente pelo número de conversas e participação em plenário, mas também inspiradora. 

A sessão foi melhor do que eu previa. Nós éramos cerca de 70 participantes, a maioria dos convidados eram teólogos e algumas pessoas bem engajadas, tais como Jan Heuft, o irmão branco holandês ou Daniel, irmão marista cabila. Nove oficinas ou interseções tiveram que ser feitas. Infelizmente o trabalho das oficinas não foi muito privilegiado, e a preferência foi dada às reações do plenário, onde, na minha humilde opinião, se destacam sobretudo os que gostam muito de falar (les grandes “gueules”)! 

Mas o conteúdo abordava dois aspectos diferentes, que poderiam completar-se no caso da Argélia: nossa missão específica se endereça primeiramente à pequena comunidade cristã que servimos, ou como é que ela reage com o nosso testemunho de vida, com a partilha da existência, com o diálogo e amizade no seio do mundo muçulmano, da sociedade argelina? 

Como o Novo Testamento e alguns textos magisteriais do Vaticano II lançam luz sobre este caminho, sobre o nosso questionamento? Henry Jerome Gagey, teólogo francês já veio acompanhar este tipo de reunião na Argélia e vigário-geral de uma diocese nos subúrbios de Paris (Créteil), abordou esse assunto, de maneira amigável e incisiva, convidando a questionamentos oportunos. Estou ansioso para reler suas comunicações abundantes. 

Por outro lado, Michel Mallevre op nos ajudou a digerir o testemunho de um pastor evangélico muito amigável de Ouargla, o pastor Mourad . Ele mostrou-se muito aberto à presença de católicos, mas também à sua experiência pessoal e às exigências do seu apostolado em relação às autoridades e às suas consequências para ele e para sua própria família. Muito mais do que a média de cristãos evangélicos na Argélia ... 

O padre Michel apontou para nós que o tema da salvação dos pecados é bem mais presente entre os evangélicos, e que nem todos insistem da mesma maneira nas orações de cura ou exorcismo. Ele também irá enviar-nos seus textos de reflexão. 

Para estimular-nos a integrar tudo isso, fomos convidados a escrever uma carta por meio da oficina a um jovem padre de fora para convidá-los a se juntar a nós e para ser inserido logo que possível, em nossa missão eclesial na Argélia. Na última manhã ouvimos estas 9 cartas muitas das quais foram inspiradoras, muito bem escritas e cheias de carinho para as pessoas daqui. Isso tudo me sensibilizou muito e assim a sessão foi concluída com um momento de oração apaziguadora. Transmito, a vocês, duas delas, um pouco talvez como se transmitiram as cartas de Paulo para as várias comunidades cristãs da Ásia Menor e na Europa: 


3ª- Caro amigo, 

A Argélia é um vasto país, com realidades muito contrastantes entre um deserto e uma costa sul populosa. Os cristãos aí são uma pequena minoria e a Igreja aí é como a do início dos Atos dos Apóstolos. Este país é, assim, ao mesmo tempo árido e chamativo, desprezando a fé em qualquer caso. 

Nós somos apenas 80 padres para quatro dioceses, no maior país da África. O serviço ao povo argelino, muçulmano em sua quase totalidade, continua a ser nossa principal missão. Este povo é jovem, ávido de muitas coisas e clamam como o fazem as ovelhas sem pastor. 

Outras realidades também nos solicitam: os estudantes subsaarianos, cristãos felizes de encontrar uma casa onde eles podem se encontrar para orar e crescer; os migrantes cruzando o deserto para depois atravessar o Mediterrâneo com todas as provas que esse percurso comporta; também os Argelinos que descobrem Jesus Cristo na mídia ou nos seus anseios e que têm necessidade de serem acompanhados; há ainda os trabalhadores expatriados, longe de seus países, com ou sem suas famílias, também pessoas nascidas na Argélia e que nunca a deixaram... A messe é grande e os operários são poucos. 

Se o povo argelino é acolhedor e leva a amar, demorará certo tempo para se acostumar à cultura e às línguas do país. Se o cotidiano é às vezes difícil de suportar porque as coisas só funcionam aos poucos, pode-se fazer então a experiência da Providência e de solidariedades concretas. Aqui, como em muitos outros lugares, são os amigos que permitem a perseverança. Não há maior amor do que dar a vida pelos seus amigos. 

É isso aí! Nós somos uma igreja pequena e frágil, mas também bonita. Nossa história antiga na terra de Sto. Agostinho, assim como nossa história recente, estão ricas de testemunhos, mas também de sucessivas adaptações. Uma nova página está sendo escrita, com a Igreja Católica da Argélia, e com as pequenas Igrejas autônomas. Você pode colocar aí sua pedra. 

Agradecendo e esperando sua oração, e seja bem-vindo a uma visita de descoberta. 

fraternalmente 

Os sacerdotes das 4 dioceses reunidos em reunião sacerdotal 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 

9ª- Carta a um jovem padre 

Você vai se juntar à nossa Igreja em um país bonito de fé e de cultura muçulmanas, onde o cotidiano nem sempre é fácil, onde a modernidade e a tradição se confrontam, onde as feridas de anos dolorosos permanecem. Mas as dificuldades que temos encontrado nos levaram a amar mais. 

O tesouro da nossa igreja é a sua vocação: alimentar-se daquilo que habita no coração do povo, dar graças e pôr-se humildemente a seu serviço. Atualmente nós estamos fazendo isso nas diversas plataformas de encontro: bibliotecas, apoio escolar, treinamento de artesanato, ... e isso tudo faz sentido em nossa oração e nossas Eucaristias. 

Você vai procurar conhecer e amar este país a partir de dentro, procurar conhecer e amar aquilo que as pessoas vivem. Para isso, você deverá lançar-se numa áspera aprendizagem de línguas e culturas e você verá os rostos de seus interlocutores brilharem; e você vai descobrir que a linguagem do coração permite escutar-se e entender-se em profundidade. 

Você vai encontrar homens e mulheres que vivem uma vida justa e correta na fidelidade ao islamismo que eles seguem. 

Você vai ter a surpresa de encontrar homens e mulheres atraídos por Cristo e começará a acompanhá-los. 

Você também vai encontrar homens e mulheres que não querem você. Isso não irá intimidá-lo se você compartilhar suas aspirações e aceitar seus ferimentos, se você buscar recursos na oração, no evangelho e na vida fraterna. 

Perseverante no tempo, você será capaz de conhecer a felicidade de nossa pequena Igreja tão frágil: amizades sólidas, partilha de vida, consciência de estar onde o Espírito do Senhor nos precede. 

De seus irmãos a quem, durante cinquenta anos ou mais, o Senhor deu esta alegria 


A nível pessoal, conheci os sacerdotes da Fraternidade Jesus Caritas na Argélia, em número de quatro: Albert Gruson Bernard Janicot e meu predecessor em Tam., Bertrand Gournay. Perdemos John Paul Kabore, retido em casa por um ataque de malária. Taher, irmãozinho de Jesus que estava em Tam., mas de passagem por Argel, fez-se presente várias vezes durante o evento. Eu também estava ombro a ombro com outros sacerdotes, mas seu grande número implicava que estes contatos eram um tanto superficiais. 

Nós abordamos em outros lugares, e com franqueza, um assunto delicado: a possível beatificação dos 19 mártires cristãos da década negra (1992-2002). Foi uma bela partilha de coração aberto, cada um exprimindo suas alegrias e /ou suas preocupações quanto à reação da Igreja local e da nação argelina que tanto sofreu durante essa época relativamente recente. Como preparar este evento em nossas comunidades, compartilhá-lo com a população? E como poderia ser, talvez, uma ocasião própria de um início de movimento de verdade e de reconciliação na sociedade? 

Como não nos concentrarmos apenas sobre os 7 monges de Tibhirine e Dom Pierre Claverie, que são mais conhecidos, mas darmos a cada pessoa martirizada o significado de sua fidelidade à missão tal como ele ou ela muitas vezes expressa tão bem? 



Você sente isso como foi enriquecedor, embora muitas questões tenham passado bem acima da cabeça !! 

É isso aí. Saúdo a todos e a todas vocês, agradecendo por sua recepção tão calorosa por ocasião de minha estadia de três semanas em Quebec em agosto. Ele me fez o coração aquecer. Agora ao trabalho! 

Félix Leclerc escreveu: "Nós mal construímos uma coisa e em breve precisamos começar outra, basicamente similar. O mar, tão logo põe uma onda na praia, corre pegar outra. As formigas não param de transportar os grãos de areia. Em cem anos, as folhas do álamo tremedor continuarão a tremer, e a canção do pássaro nunca terminará. O homem não pára de conduzir os dias. (Do livro: " Descalço no alvorecer” – Pieds nus dans l’aube) 

Assim, todos os dias, recomecemos! Cem vezes no trabalho ... 

(com) Amizade, 


Pedro 


Fraternidad Iesus Caritas | outubro 15, 2017