segunda-feira, 6 de novembro de 2017

VÍDEOS DAS IRMÃZINHAS EM ESPANHOL

DOIS VÍDEOS DAS IRMÃZINHAS
Clique em "Mais informações" 





      
PEQUENO HISTÓRICO DA REGIÃO DO BRASIL

“Eu só quis construir uma obra de amor...”

(Irmãzinha Madalena de Jesus)

“Deverás procurar no Mapa Mundi se existe em algum lugar um punhado de pessoas que não interessa a ninguém... Deverás ir lá de preferência sem escutar os que dizem que é perda de tempo. Se disserem isso, é prova de que eles serão sempre desprezados por serem pequenos e pobres. Então por isso eles se tornarão nossos amigos...” (Do folheto “Boletim Verde” escrito por Madalena de Jesus)

Seguindo o Irmão Carlos de Jesus (Charles de Foucauld), a Fraternidade das Irmãzinhas começou no Brasil em junho de 1952, no período da expansão da congregação ao mundo inteiro. No intuito da fundadora de “buscar os mais pobres de todos os continentes”, ela e algumas irmãzinhas vieram conhecer os índios Tapirapé. Eram poucos, só quarenta e não interessavam a ninguém.

Com a presença das irmãzinhas, através da convivência diária, esse povo cresceu e aumentou muito. Hoje vivem em várias aldeias e em uma delas – “Tapi'itawa” – no estado do Mato Grosso, moram ainda três irmãzinhas.


Em 1953 deu-se a fundação numa favela do Rio de Janeiro, na época a capital do Brasil. O morro de São Carlos ficava atrás de uma grande prisão com um setor para mulheres, onde as irmãzinhas, como presas voluntárias, passavam algumas horas.Para se manter lavavam roupa para fora como a maioria das vizinhas.


Em 1954 entraram as primeiras brasileiras.

Desde o início a fundadora, Madalena de Jesus, preocupou-se com a formação e procurou um povoado na roça para o período do noviciado. Em julho de 1954 decidiu-se por Roças Novas, nas montanhas de Minas Gerais (Caeté), lugarejo perto de uma peregrinação dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Lugar tranqüilo, silencioso, povo religioso, natureza muito bonita, vida simples com o trabalho da roça. Todo esse conjunto nos ajudou a forjar nossa vida interior, preparando-nos para a vida contemplativa que sempre vivemos no meio do mundo.


Em 1958 foi fundada uma fraternidade operária no nordeste brasileiro, em Fortaleza, no estado do Ceará. Uma das primeiras irmãzinhas brasileiras era natural do Ceará. Várias gerações de irmãzinhas s sucederam em fábricas de algodão e de castanha de caju.


Hoje, em 2010, há cinco fraternidades situadas em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Jussiape (BA), Mirim (CE) e Tapi'itawa, com os índios Tapirapé (MT). (MG), Jussiape (BA), Mirim (CE) y Tapi'itawa, con los indios Tapirapé (MT).


RELEMBRANDO AS FUNDAÇÕES...

Irmãzinhas de Jesus

E-mail: dolocas@yahoo.com.br

Rua a1 Nro. 50 casa 4 - Betânia

30590-280 Belo Horizonte



Tel.: 31 33749993