quarta-feira, 30 de novembro de 2022

MISSA DO IRMÃO CARLOS-01/12


1° de dezembro, dia do nosso querido patrono.

MISSA DE SÃO CARLOS DE FOUCAULD

Tradução dos textos da missa de ação de graças após a canonização


Refrão meditativo: Onde reina o amor. Fraterno amor

Onde Reina o amor, Deus aí está.



RITOS INICIAIS

Com.: “Se o grão de trigo não morrer, permanecerá só, mas se morrer, produzirá muitos frutos!” Irmãos, celebremos com grande alegria a festa de nosso irmão Carlos de Foucauld. Irmão Carlos foi e é um presente para a Igreja e para os homens e mulheres de nosso tempo. Nesta missa, louvemos e agradeçamos a Deus pelo dom da vida de São Carlos de Foucauld, nosso Irmão Carlos: este viajante que viveu na “noite escura”, e foi luz irradiante e contagiante para todos aqueles que dele se aproximam. Certamente, seu testemunho continuará sendo uma grande provocação para que a ação pastoral de nossa Igreja seja simples, missionária e inculturada no meio dos mais pobres e mais fragilizados. Lembremos, nessa missa, de todos esses irmãos e irmãs que vivem no mundo o carisma do Irmão Carlos. Iniciemos cantando:



1. Jesus, eu irei te cantar pela vida

Jesus, eu irei te anunciar para sempre aos irmãos.

Pois só tu és a paz e o amor dos cristãos.

Jesus, eu irei te cantar pela vida.



2. Jesus, eu irei te louvar pela vida

Jesus, eu quisera meu amor fosse o eco de meu Deus.

E vivendo na terra e crescendo o teu Reino

Jesus, eu irei de louvar pela vida.



3. Jesus, eu irei te amar pela vida

Jesus, te acolhendo no pobre e no irmão sofredor

Em defesa da vida e direitos humanos.

Jesus, eu irei te amar pela vida.



4. Jesus, eu irei te servir pela vida

Jesus, dando a ti meu viver, meu sofrer, meu amor

Pela luta em favor da Justiça e da Paz.

Jesus, eu irei te servir pela vida.



5. Jesus, eu irei de anunciar pela vida.

Jesus, a “gritar o Evangelho com a vida” aos irmãos

Pra que sejam discípulos e missionários.

Jesus, eu irei te anunciar pela vida



6. Jesus eu irei te levar pela vida

Jesus, a viver teu Mistério Pascal que é Amor

Pois teu Corpo e Teu Sangue por mim entregaste

Jesus, eu irei Te levar pela vida.

ou;

Antífona da entrada

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos.


Acolhida



Ato penitencial



Glória



Oração Coleta


Cel.: Senhor, Pai Santo, que chamastes o santo presbítero Carlos de Foucauld para imitar o vosso Filho, Jesus de Nazaré. Nós vos pedimos, por sua intercessão, concedei-nos que, alimentados pela Eucaristia, possamos progredir dia após dia, para uma caridade cristã cada vez mais profunda e uma fraternidade mais universal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, no Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.

Todos: Amém!


LITURGIA DA PALAVRA


Com.: A meditação da Palavra de Deus ocupa várias horas diárias na vida do Irmão Carlos. Ele tem uma predição para escutar e meditar o Evangelho, o qual coloca no centro de sua vida, pois é lá que ele se encontra com seu Bem-Amado Senhor Jesus, e compreende sua missão entre os irmãos. Ouçamos:


Primeira leitura

O Senhor me ungiu e enviou-me para dar a boa-nova aos humildes.


Leitura do livro do profeta Isaias (Is 61,1-3a) – Lecionário III, n.6, p.303


Leitor: O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,
porque o Senhor me ungiu;
enviou-me para dar a boa-nova aos humildes,
curar as feridas da alma,
pregar a redenção para os cativos
e a liberdade para os que estão presos;
para proclamar o tempo da graça do Senhor
e o dia da vingança do nosso Deus;
para consolar todos os que choram,
para reservar e dar aos que sofrem por Sião
uma coroa, em vez de cinza,
o óleo da alegria, em vez da aflição.

Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus

Salmo Responsorial 88 (89),2-3.4-5.21-22.25.27 (R. cf. 2a)


– Lecionário III, n.4, p.309

R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente vosso amor!


–2 Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
–3 Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” *
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.


–4 “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, *
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor:
–5 Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, *
de geração em geração garantirei o teu reinado!”


–21 Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *
e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.
–22 Estará sempre com ele minha mão onipotente, *
e meu braço poderoso há de ser a sua força.


–25 Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, *
sua força e seu poder por meu nome crescerão.

–27 Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, *
sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’


Segunda leitura

Tenham em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.


Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 2,1-11) – Lecionário III, n.5, p.520

Leitor: Irmãos:

Se existe consolação na vida em Cristo,
se existe alento no mútuo amor,
se existe comunhão no Espírito,
se existe ternura e compaixão,
tornai então completa a minha alegria:
aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor;
vivei em harmonia, procurando a unidade.
Nada façais por competição ou vanglória,
mas, com humildade, cada um julgue
que o outro é mais importante,
e não cuide somente do que é seu,
mas também do que é do outro.
Tende entre vós o mesmo sentimento
que existe em Cristo Jesus.
Jesus Cristo, existindo em condição divina,
não fez do ser igual a Deus uma usurpação,
mas ele esvaziou-se a si mesmo,
assumindo a condição de escravo
e tornando-se igual aos homens.
Encontrado com aspecto humano,
humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte,
e morte de cruz.
Por isso, Deus o exaltou acima de tudo
e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.
Assim, ao nome de Jesus,
todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra,
e toda língua proclame : 'Jesus Cristo é o Senhor' para a glória de Deus Pai.
Palavra do Senhor.


Aclamação ao Evangelho – João 15,5 – Lecionário III, n.6, p.320

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Eu sou a videira e vós sois os ramos;

quem em mim permanece e no qual permaneço, dará muito fruto.


Evangelho

Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João (Jo 15,9-17) – Lecionário III, n.11, p.327

Cel.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

Como meu Pai me amou,
assim também eu vos amei.
Permanecei no meu amor.

Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor,
assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor.

Eu vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja plena.

Este é o meu mandamento:
amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.

Ninguém tem amor maior
do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

Vós sois meus amigos,
se fizerdes o que eu vos mando.

Já não vos chamo servos,
pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.
Eu vos chamo amigos,
porque vos dei a conhecer
tudo o que ouvi de meu Pai.

Não fostes vós que me escolhestes,
mas fui eu que vos escolhi
e vos designei para irdes

e para que produzais fruto
e o vosso fruto permaneça.
O que então pedirdes ao Pai em meu nome,
ele vô-lo concederá.

Isto é o que vos ordeno:
amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação.

Oração da comunidade


Cel.: Abramos nossos corações e nossas orações à humanidade sedenta de justiça, paz e fraternidade e, por intercessão do Irmão Carlos de Foucauld, dirijamos, confiantes, nossas preces ao Senhor.


Com: Senhor, nós te agradecemos pela tua Igreja, povo de Deus, chamada constantemente à conversão e a reviver a alegria do Evangelho.

Leitor: Senhor, nós te pedimos para que tenhamos uma boa e amorosa relação contigo, na oração, na celebração eucarística e no encontro com os irmãos, e possamos partilhar estas alegrias e esperança com todos aqueles que encontrarmos em nosso caminhar.

Todos: Escutai nossa prece Senhor (cantado)


Com: Senhor, nós te agradecemos pelos governantes que buscam o verdadeiro bem de seu povo

Leitor: Fazei que entre os líderes das nações a cooperação prevaleça sobre a rivalidade e que o bem comum de todos os povos seja alcançado por todos.

Todos: Escutai nossa prece Senhor (cantado)


Com: Senhor, nós te agradecemos pela vida dos povos de todos os países imigrantes, pois os consideramos como nossos irmãos e irmãs.

Leitor: Senhor, lembrai-vos daqueles que são submetidos a maus-tratos e violência, daqueles que enfrentam a precariedade ao atravessar o deserto, o mar e as matas, daqueles que são esquecidos nos campos de acolhida temporários.

Todos: Escutai nossa prece Senhor (cantado)


Com: Senhor, nós te agradecemos por aqueles que colocam suas vidas a serviço dos outros, que estão nas periferias existenciais da vida, e por aqueles que estão impregnados do desejo de construir a paz.

Leitor: Senhor, lembrai-vos dos doentes e daqueles que mais sofrem com as consequências da crise econômica e social e de todo tipo de discriminação.

Todos: Escutai nossa prece Senhor (cantado)


Com: Senhor, nós te agradecemos por aqueles e aquelas que seguem os passos do Irmão Carlos nos vários países do mundo.

Leitor: Senhor, ajudai a todos que chamastes a testemunhar o teu amor, a responder aos apelos de paz, de justiça e de fraternidade.

Todos: Escutai nossa prece Senhor (cantado)


Cel.: Ó Senhor, acolhei a nossa súplica e, pela intercessão de São Carlos de Foucauld, nosso irmão universal, concedei-nos seguir seus passos pelas estradas do mundo, em qualquer lugar onde formos enviados como testemunhas do Evangelho. Por Cristo, nosso irmão e Senhor.

Todos: Amém!

Oração sobre as oferendas


Cel.: Ó Senhor, olhai com bondade os dons apresentados em vosso altar, por vossa Igreja que vos oferece em ação de graças pela vida e santidade de São Carlos de Foucauld, e como, pela força desses divinos mistérios o coroaste de glória, dai-nos a abundância do vosso perdão. Por Cristo, nosso Senhor.



Todos: Amém!



ORAÇÃO EUCARÍSTICA III



Prefácio próprio

missa ação de graças de São Carlos de Foucauld

Prefácio dos Santos Pastores II – Os Pastores da Igreja, imagem de Cristo o Bom pastor



Cel.: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Cel.: Corações ao alto.

Todos: O nosso coração está em Deus.

Cel.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

Todos: É nosso dever e nossa salvação



Cel.: Na verdade, é justo e necessário,

É nosso dever e salvação,

Dar-vos graças, sempre em todo lugar,

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo poderoso.

É ele o bom pastor

que deu a vida por suas ovelhas

e continua a alimentar o seu rebanho

dando à Igreja pastores segundo o seu coração.

Na vida de São Carlos de Foucauld

reconhecemos os sinais de vosso amor por nós:

na sua voz, a vossa palavra,

nos seus gestos, o vosso poder.

Por este dom do vosso amor,

unido aos anjos e aos santos,

nós vos louvamos, cantando a uma só voz:



Santo, Santo, Santo



 ANTÍFONA DA COMUNHÃO (Jo 15,4a.5b)
Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o senhor; quem em mim permanece, esse dá muito fruto.



Oração pós comunhão


Cel.: Ó Pai todo-poderoso, que participação neste banquete celeste revigore e aumente em todos nós a graça que provém de vós, porque, contemplando a santidade de São Carlos de Foucauld, conservemos intacto o dom da fé e caminhemos no caminho da salvação por ele indicado. Por Cristo nosso, Senhor.

Todos: Amém!



Canto a Maria (Maria da Fraternidade)


Com Maria em Deus exultemos, neste canto de amor-louvação.

//:Escolhida dentre os pequenos, mãe-profeta da libertação://

És a imagem da nova cidade, sem domínio dos grandes ou nobres

//:O teu canto nos mostra a verdade de que Deus é do lado dos pobres://



Maria de Deus, Maria da gente, Maria da singeleza da flor

Vem caminhar, vem com teu povo, de quem provaste a dor



És o grito do irmão boia fria, nesta américa empobrecida

//:Espoliada por vil valentia, por direito ao chão de sua vida://

És Maria de nossos caminhos, solidária de tantas Marias

//:Coroadas de sangue e espinhos, pela exploração noite e dia://



És a força da nossa esperança. Oh! Maria da fraternidade.

//:No cansaço de nossas andanças, guia os passos da real liberdade://

Com a flores e o pão partilhados, preparamos a mesa da história

//:Da opressão afinal libertados, cantaremos contigo, vitória://