PALAVRA VIDA - PE. FREDDY AGOSTO
A Palavra vida Agosto DE 2025
1. Mt 13,54-58 Jesus: “Não é o filho do carpinteiro?” Em Atos Pedro e João, também trabalhadores, fazendo milagres em nome de Jesus, não foram aceitos pelas autoridades religiosas. Ainda continua?
2. Mt 14,1-12 Herodíades: “Dê-me aqui no prato a cabeça de João Batista” Banquete dos grandes, morte dos pequenos anunciadores da verdade. Continua? Dê exemplo.
3. Lc 12,13-21 Jesus: “Evitem todo tipo de ganância, porque ainda que alguém seja muito rico, sua vida não é garantida pelos seus bens” O Papa Francisco, corajosamente atendia esta palavra de Jesus: A procura excisava de lucro gera a morte humana e da mãe natureza. Não esqueçamos. que somos herdeiros de Deus.
4. Mt 14,13-21 Jesus: “Vendo a multidão encheu-se de compaixão por ela” Jesus sempre cuidou da nossa casa, que é o nosso corpo. E nós?
5. Mt 14,22-36 Discípulos de noite no barco com ventania e Jesus andando sobre as águas: “É um fantasma. Jesus: coragem, não tenham medo e a Pedro: homem fraco na fé”. Quem se reconhece em Pedro. Somos fracos na fé.
6. Lc 9,28b-36 (Transfiguração) “Dois homens em glória conversavam com o transfigurado do seu êxodo que aconteceria em Jerusalém.” Esta passagem retomada sempre na quaresma já contempla todo o mistério Pascal. Os discípulos amados Pedro e João, como no Getsêmani eram como dopados diante deste êxodo.
7. Mt 16,13-23 Jesus aos discípulos: “Quem sou? Pedro: O Messias o Filho de Deus vivo. Jesus: Foi o meu pai que te revelou isso”. A vida toda deixemos sondar nossa intimidade neste diálogo da verdade.
8. Mt 16,24-28 Jesus a Pedro: “Você é para mim uma pedra de tropeço, porque não pensa nas coisas de Deus” Mais que o pastoreio cresce, mais tem que ser na convergência com Deus. Só assim une.
9. Mt 25,1-13 “Todas dormiram diante da demora do noivo. As prudentes entraram. Estejam vigilantes” O mistério de Cristo nos ultrapassa a ao mesmo tempo nos é oferecido; sempre escolher o caminho para a vida.
10. Lc 12,32-48 Jesus: “Não tenham medo, pequeno rebanho, porque foi do agrado do Pai de vocês dá-lhes o Reino.” Papa Francisco sentiu-se pequeno e soube animar os pequenos, tornando-se no meio deles crianças.
11. Mt 17,22-27 Jesus: “Os filhos estão livres do imposto, mas pague para não escandalizar ninguém” Podemos ser cidadãos de um país e como cristãos somos estrangeiros, apátridas e cidadão de outra pátria. Somos bastante livres para vivê-lo?
12. Mt 18,1-5.10.12-14 Jesus: “Quem se faz pequeno como essa criança é o maior no Reino dos céus.” Papa Francisco falava de Pastor com cheiro de ovelhas. Ovelhas andam juntas e não ameaçam crianças. Ele encarna essa imagem.
13. Mt 18,15-20 Jesus: “Dois ou três reunidos no meu nome aí estou no meio deles” Como praticar mais e mais estes momentos santos?
14. Mt 18,21-19-1 (Max Kolbe) Quantas vezes perdoar? Jesus: “Até setenta vezes sete” Perdoar em todos os níveis. O ano jubilar deveria suscitar gestos inéditos.
15. Mt 19,3-12 Divórcio. Jesus: “Deus os fez homem e mulher. O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher. Os dois serão uma só carne. O que Deus uniu o homem não separe” Se a gente entendesse este Amor a felicidade reinaria na terra. Colaboramos?
16. Mt 19,13-15 Jesus: “Deixem as crianças virem a mim” Comovente a visita de Francisco a Corsica. Tantas as mães cujas crianças passaram um momento nos seus braços.
17. Lc 1,39-56 Assunção de N Senhora Isabel a Maria: “Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre”. Medite o cântico de Maria. Todos os cárceres foram abertos e o povo voltou a sonhar.
18. Mt 19,16-22 Entrar na vida eterna. Jesus: “Observa os mandamentos. Fiz. O que falta? Venda seus bens e doe aos pobres e depois me siga. Tinha muitos bens, foi embora triste”. A vida eterna é perfeita alegria. Passa por escolhas nossas.
19. Mt 19,23-30 Pedro a Jesus: “Deixamos tudo e te seguimos. O que receberemos? Jesus: Receberão muito mais.” Todos que nos são confiados, este é o tesouro que carregamos diante de Deus. Que nossos corações se abram para acolher e interceder.
20. Mt 20,1-16 Os trabalhadores da vinha: “Pague primeiro os últimos com o mesmo valor que os primeiros. Houve reclamação. Estão com ciúme porque estou sendo bom?” Em nós a comparação pode ser um empecilho à perfeita alegria.
21. Mt 22,1-14 O casamento do filho do Rei: “Tudo está pronto, mas os convidados não eram dignos.” Será que cuidamos do discernimento em todos os momentos já que somos filhos e filhas de Deus?
22. Mt 22,34-40 Maior mandamento: “Jesus: Amar Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” Os dez mandamentos Jesus resume em um: Amar a Deus e ao próximo. Quem vive isto pode pastorear o rebanho.
23. Mt 23,1-12 Jesus: “Cuidado com os mestres que dizem e não fazem.” Jesus é e se faz caminho. Portanto une o que deve andar junto. Tento também.
24. Lc 13,22-30 Jesus a caminho de Jerusalém: “Esforce-se para entrar pela porta estreita.” Jerusalém oferece a seu profeta a porta estreita, fora do muro. Porém, quem entra por Ele, terá a vida plena, se salva.
25. Mt 23,13-22 Jesus: “Aí de vocês hipócritas que fecham o Reino de Deus para os pequenos.” Jesus estava sempre tomado de compaixão diante do sofrimento do povo. Os Papas João XXIII e Francisco de certa forma foram reconhecidos pelos pequenos como homens de compaixão.
26. Mt 23,23-26 Jesus: “Aí de vocês que desprezam a justiça, misericórdia, fidelidade”. É a tal da grave indiferença que o Papa Francisco denuncia desde que ele foi a Lampedusa. Até a sua morte incluía Gaza, Ucrânia, Sudão e outros. Um guardião da humanidade sofre com quem sofre.
27. Mt 23,27-32 Jesus: “São filhos daqueles que mataram os profetas.” Na América Latina as ressurgências das atrocidades cometidas pelos brancos não param. Até quando?
28. Mt 24,42-51 Jesus: “Estejam vigilantes” Com o reconhecimento facial, o mundo exerce vigilância. Quando é que os seguidores de Jesus podem ainda tomar outra conotação: A vigilância na fé?
29. Mc 6,17-29 (Martírio de João Batista) “João Batista, justo e santo, e foi degolado no aniversário de Herodes, induzido por Herodíades”. Profeta, boca de Deus, segue na trilha de João Batista.
30. Mt 25,14-30 “O Reino é como talentos oferecidos aos humanos para serem multiplicados. Não é assunto de medo”. Crianças em clima de confiança são multiplicadores do Reino. Podem nos ensinar a nós adultos.
31. Lc 14,1.7-14 Jesus: “Quando você dê uma festa convida pobres e aleijados, porque não tem como retribuir”. Este é o seu sonho? Então, estás no caminho do Reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário