segunda-feira, 13 de novembro de 2023

PE. FREDDY GOVEN: PALAVRA VIVA

 

PALAVRA VIDA - PE. FREDDY

ABRIL E MAIO 2024

PALAVRA VIDA ABRIL DE 2024



27. Jo 14,7-14 Jesus a Filipe: “Quem me vê esta vendo o Pai” São encontros sempre trinitários e por isso geradores de vida e alegria. 

28. Jo 15,1-8 Jesus: “A glória de meu Pai se manifesta nisso: que vocês deem muitos frutos e se tornem meus discípulos” Juntos como irmãos, num amor de fonte, Deus torna possível o impossível.

29. Lc 10,38-42 (Catarina de Siena) Jesus a Marta: “Você se agita com tantas coisas. Uma coisa só é necessária. Maria escolheu a melhor parte”. Jesus gostava de ser acolhido, e assim ele dava o melhor de si. 

30. Jo 14, 27-31a Jesus: “Vamos embora, que o mundo saiba que eu amo o Pai” O testemunho é a obra que o Pai dá de fazer. Eis o Reino no meio de nós. 


PALAVRA VIDA MAIO DE 2024

1. Mt 13,54-58 (São José Operário) Jesus: “Não existe profeta sem honra, a não ser na sua terra e em sua casa”. Isto se confirmou com Dom Helder e agora com Papa Francisco. 2. Jo 15, 9-11 Jesus: “Chamo vocês de amigos, porque fiz vocês conhecerem tudo aquilo que ouvi do meu Pai” Só assim Jesus é ele mesmo e na hora mais dolorosa foi abandonado. Amizade social não é ficar sobre o muro. É se arriscar pelo Reino de justiça e paz, portanto arriscar sua vida. 3. Jo 14, 6-14 (Filipe e Tiago Menor) Jesus: “Filipe você ainda não me conhece? Não acredita que estou no Pai, e que o Pai está em mim.” Esta relação entre Pai e Filho quer se estender até nós. Abro-me? 4. Jo 15, 18-21 Jesus: “O mundo os odeia, porque os separei do mundo” Esse ódio se manifesta de maneira branda até violenta. Veja agora na Argentina. Servos sofredores(as) uni-vos. 5. Jo 15,9-17 Jesus: “Foi eu que escolhi e orientei vocês, para que vão e deem fruto que permaneça” Fruto que permaneça tem a marca do Espírito. Disto o mundo carece. Tudo é tão descartável, até a vida. Vivo enxertado em Cristo? 6. Jo 15, 26-16, 4 Jesus: “Matando vocês julgarão estar prestando culto a Deus. Farão isso porque não conhecem nem ao Pai nem a mim” Não conhecem esse Deus pobre que só sabe amar. Pai e Mãe que não é rival do homem. 7. Jo 16, 5-Jesus: “Eu volto ao Pai e vos enviarei o Advogado” Ele não falará em seu próprio nome, e sim no que tiver ouvido do Pai e do Filho. Que jorre sempre o projeto original do Pai no mundo, na Igreja. O Papa Francisco expressa isso quando fala da “bandeira branca”. Nas guerras não existe vitória. 8. Jo 16, 12-Jesus: “O Advogado me glorificará” Tão facilmente dizemos glória. Tem embasamento Trinitário? 9. Jo 16,16-20 Jesus: “Vocês vão chorar e se lamentar, mas o mundo vai se alegrar. A angústia e vocês se transformará em alegria” O salmista já diz: quem semeia entre lágrimas, na alegria colherá. Parece que nosso mundo se esqueceu disso. 10. Jo 16, 20-23a Jesus: “Estão angustiados, mas logo eu os verei” Tantas vítimas inocentes no mundo. Alívio só em ti, ó Cristo. 11. Jo 16, 23b -28 Jesus: “Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo, agora estou deixando o mundo e voltando para o Pai” Feliz quem acredita em Jesus e assim sabe esperar. 12. Mc 16, 15-20 (Ascensão) Jesus: “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura. Depois foi elevado para o céu e sentou-se a direita de Deus” São dois relatos da ascensão: At 1, 1-11 e Mc. O eixo vertical fortalece o eixo horizontal: Estar no mundo para anunciar o Evangelho. É uma missão espiritual sem fronteiras. 13. Jo 16, 29-33 (Fátima) Jesus “Não estou sozinho, o Pai está comigo. Coragem, venci o mundo” O filho tinha que passar pela extrema dor. Somos solidários da dor do mundo? 14. Jo 15, 9-17 (São Matias) Jesus: “Amem-se uns aos outros” Quando as famílias eram grandes, a escola de amor estava em casa. Quem agora assume está escola de amor? 15. Jo 17,11b-Jesus: “Como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me santifico em favor deles”. Nossa missão é a missão dele. Ficamos nele dia a após dia, testemunhas de seu Reino? 16. Jo 17.20-Jesus: “Confirmarei a fazer te conhecer para que esteja neles o amor com que me amaste e eu esteja neles” Essa paixão pela unidade dos cristãos está expressa nesta “Semana de Oração Pela Unidade”. 17. Jo 21, 15-19 Jesus a Pedro: “Quando ficar velho, estenderá as mãos e outro vai prepará-lo e levá-lo para onde você não quer ir” Há bispos novos que querem realizar seu projeto sem ter presente este trecho do Evangelho. Causam muito sofrimento no rebanho fiel. 18. Jo 21,20-Jesus a Pedro: “Trate de me seguir” Jesus é imperativo. Entendi? 19. Jo 15, 26-27: 16,12-Jesus: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele mesmo guiará vocês em toda a verdade. Não falará em seu próprio nome, mas vai falar as coisas que tiver ouvido. Anunciará a vocês as coisas que estão para vir” Pentecostes é fruto da Trindade. É uma teofania. Deus se dirige aos homens e mulheres e a cada povo com palavras humanas no dia a dia. 20. Jo 19, 25-36 (Maria, Mãe da Igreja) Jesus a Maria no pé da cruz: “Mulher eis ai o seu filho” Que testamento. 21. Mc 9, 30-37 Jesus aos discípulos: “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos” Vivendo isso a risca, só pode unir o que está disperso. 22. Mc 9,38-41 Jesus “Quem dá a vocês um copo d’agua em meu nome, por vocês serem de Cristo, eu lhes garanto: não perderá sua recompensa.” Faça-se peregrino para descobrir a unidade dos cristãos aqui, agora. 23. Mc 9,41-50 Jesus “Quem escandalizar um dos pequenos que creem, seria melhor que lhe amarrassem no pescoço uma pedra de moinho e o atirassem no mar” É um serio exame de consciência para quem recebeu um ministério pastoral. 24. Mc 10, 1-12 Jesus: “O que Deus uniu, o homem não separe” Grande é este mistério: Fraternidade, ser guardião(a) um do outro. 25. Mc 10,13-16 Jesus: “Deixem as crianças vir a mim” a elas pertence o Reino. Os noticiários só falam em crianças mortas em quantidade, pela fome, pelas armas. A humanidade perde sua humanidade. 26. Mt 28-16-20 “Os onze se ajoelharam diante do ressuscitado que disse: toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Façam que todas as nações se tornem discípulos, batizando os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” É a festa dos pobres, porque a Trindade é pobre. Onde acontece no dia a dia, nasce o desejo do batismo. 27. Mc 10,17-27 Jesus: “Vá venda tudo e dê aos pobres. Depois, venha e me siga.” A pessoa de Jesus tem que me conquistar e assim também o seu estilo de vida. Ouso? 28. Mc 10,28-31 Jesus: “Não há quem tenha deixado casa, irmãos, pai, mãe, terras, que não receba agora o cêntuplo, cem vezes mais em tudo” Conte como isso é verdade. 29. Mc 10,32-45 Jesus: “O Filho do homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes. Vai ser condenado à morte. Três dias depois vai ressuscitar” Que clareza, sem vacilar. Como encaro, vida e morte, a minha, a dos outros? 30. Mc 10,46-52 Bartimeu: “Filho de Davi, tem piedade de mim. Jesus: o que deseja que eu faça por você? Vá sua fé o salvou” Bartimeu tinha sonhos? Sim, tinha. Jesus sabe escutar? Sabe, e como! O impossível inexiste e o difícil é o possível em inicio de concretização.


31.         Lc 1,39-56 (Visitação) Isabel a Maria: “Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre” Sempre as mulheres tecendo laços de vida em reconhecimento do mistério maior.