PALAVRA VIDA - PE. FREDDY DEZEMBRO
A PALAVRA VIDA NOVEMBRO DE 2024
30. Mt 4,18-22 (Santo André) Jesus aos pescadores Pedro e André: “Venham após mim e eu farei de vocês pescadores de gente” Seguir o chamado de Jesus muda a perspectiva da vida. Quer experimentar?
A Palavra vida Dezembro 2024: ADVENTO
Lc 21,25-28.34-36 (1o Advento) Jesus: “Vigiem, para terem forças para escapar de tudo o que deve acontecer” Alerta máxima para proteger vidas e garantir vida neste planeta. Não será pelas armas e sim pela sabedoria.
2. Mt 8,5-11 Pedido do centurião pelo empregado. Jesus: “irei e o curarei”. A Salvação não está no império Romano, em nenhum império, e sim no coração debruçado sobre seu irmão. O Reino de Deus é além-fronteiras.
3. Lc 10,21-24 Jesus: “Tudo me foi entregue por meu Pai”. Para que ninguém se perca, salvador do mundo, vem nos salvar.
4. Mt 15,29-37 Jesus: “Tomou os 7 pães e os peixes, depois de dar graças, todos comeram. Recolheram 7 cestos com que sobrou” Jesus é VIDA e quer vida para todos. Podemos colaborar?
5. Mt 7,21-24-27 Jesus: “Quem ouve minhas palavras e as põe em prática, será como um homem de juízo” Na verdade se trata de “escutar bem”, que é esvaziar-se para acolher o outro e agir juntos.
6. Mt 9,27-31 (São Nicolau) Cegos gritando por cura; Jesus: “Creem que lhes posso fazer isso? Eles: Sim. Jesus: que lhes aconteça conforme sua fé”. Foram curados. Significa que tinham fé. Estes milagres continuam em quem tem fé.
7. Mt 9,35-10,1.6-8 (Sto Ambrósio) Jesus: “Peçam ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” Hoje os “salva-vidas” são perseguidos, presos, mortos. Quem se arrisca para ações humanitárias?
8. Lc 1,26-38 (Imaculada) Anjo: “Alegre-se cheia de graça. O Senhor está com você. Ficará grávida, dará à luz um filho e lhe dará o nome de Jesus. Para Deus nada é impossível” Maria desde toda eternidade em Deus, escolhida para trazer Deus até nós pela sua Imaculada Conceição e maternidade. No Oriente celebrada desde o século VIII. Advogada nossa, rogai por nós!
9. Lc 5,17-26 Jesus Vendo a fé dos que trouxeram o paralítico: “Homem teus pecados estão perdoados e levante-se, pegue sua maca, e vá para sua casa”. Papa Francisco para o ano de oração em vista do Jubileu; tanto a oração de um representa a Igreja como vice e versa. Aqui é a comunidade, sua atuação que alcança a graça naquele que crê.
10. Mt 18,12-14 Jesus: “Não é da vontade do Pai, que se perca nenhum destes pequeninos” Que desafio e dor para quem tem uma visão global e não seletiva. Estamos longe da conta.
11. Mt 11,28-30 Jesus: “Venham a mim, todos vocês que andam cansados” Ser revigorado por aquele que nos sustenta. Somos a Igreja que oferece isso?
12. Lc 1,39-47 (Guadalupe) “Maria apressadamente foi a Isabel. Isabel sentindo os pulos de João exclamou: Eis bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” Comunicação do invisível; duas mulheres sendo 4 pessoas. De joelho, diante de tão grande Mistério!
13. Mt 11,16-19 Jesus: “A quem vou comparar esta geração?” Onde está o teu irmão que já é multidão? Será que ninguém se importa?
14. Mt 17,10-13 (São João da Cruz) Jesus: “O Filho do Homem deverá sofrer por causa deles” É a sorte de todos os vigários de Cristo, quando de verdade são servos sofredores. Sua oração: tomai, Senhor, recebei.
15. Lc 3,10-18 (3o Advento) “João anunciava ao povo a boa notícia” É o domingo da alegria, porque Deus é misericórdia e é da sua vontade chegar até nós. Ao mesmo tempo João Batista prega a conversão. Agem segundo à justiça.
16. Mt 21,23-27 A autoridade de Jesus: “De onde vinha o batismo de João, do céu ou dos homens? Chefes, sacerdotes: Não sabemos. Jesus: Nem lhes digo com que autoridade faço isso” Paulo Freire tinha autoridade de ensinar e foi calado, banido do país pelos militares, porque tachado de comunista. Evangelizar não é libertar?
17. Mt 1,1-17 Genealogia: “José é esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” Jesus assumiu nossa natureza no seio de Maria. Por Maria aprendemos acolher Jesus no dia a dia, até na hora da nossa morte.
18. Mt 1,18-24 “Maria encontrou-se grávida antes de viverem juntos. Anjo a Jose: Não tenha medo de receber Maria como sua esposa. Fez como o anjo lhe ordenou” O povo de Deus não esperou o dogma, desde o oitavo século tem sinais de que foi celebrado no Oriente. José colaborador no mistério mostra a benevolência de Deus com o seu povo.
19. Lc 1,5-25 “O Anjo de Deus apareceu a Zacarias. Não tenha medo. Sua esposa vai lhe dar um filho. Você lhe dará o nome de João. Muitos voltarão ao Senhor. Zacarias: Como posso ter certeza disso?” Como a dúvida nos habita e dificulta o que os simples de coração aceitam. Pedimos a graça de um coração simples.
20. Lc 1,26-38 (veja dia 8/12) Cada dia é Natal na terra quando nossa vida é bem querer. Quando corações são felizes. Assim Deus desce do céu e traz luz.
21. Lc 1,39-45 Visita de Maria a Isabel: “Quando Isabel ouviu a saudação o seu ventre ficou pleno do Espírito Santo e exclamou: És bendita e bendito o fruto do teu ventre” É Natal quando todos estão prontos para a festa. É o caso de Maria e Isabel, grávidas.
22. Lc 1,39-45 (4° Advento) Isabel: “Feliz aquela que acreditou” Natal é viver com a esperança quando mãos se dão para a reconciliação, para acolher o estrangeiro, quando há entreajuda para evitar o mal e fazer o bem.
23. Lc 1,57-Nascimento de João. Isabel: “Ele se chamará João; Zacarias na tabuinha: João” Natal é enxugar lágrimas, partilhar, diminuir a dor do infortunado.
24. Lc 1,67-79 Canto de Zacarias: “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois iras à frente do Senhor preparar os caminhos dele” Hoje são de novo as enfrentadoras do Caminho que clamam por condições de vida neste planeta. Quem se importa?
25. Jo 1,1-5.9-14 “No princípio era a Palavra e a Palavra se fez carne” Jesus veio ao mundo para que homens e mulheres pudessem viver sua verdadeira identidade: ser palavra oferecida, partilhada, escutada. Deus desce do céu e traz luz. As promessas dos profetas se cumprem, cantemos nossa alegria de poder acolher a luz que as escuridões não conseguem vencer.
26. Mt 10,17-22 (Santo Estevão) Jesus: “Cuidado com as pessoas, entregarão vocês aos tribunais, serão odiados por todos por causa do meu nome. Quem perseverar até o fim será salvo” Estevão morrendo falou aos torturadores: Senhor não os condenes por este pecado. (At 7,60)
27. Jo 20, 2-8 (João Evangelista) “João entrou no túmulo viu e acreditou” Acreditou que Jesus tinha ressuscitado. Jesus costumava dizer. Feliz quem crê sem ver. Foi o caso de Maria.
28. Mt 2,13-18 (Santos inocentes) “José, levante-se, pegue o menino e sua mãe e fuja para o Egito. Herodes mandou matar os meninos de Belém de 2 anos para baixo.” Em setembro veio a público o manifesto das periferias. Uma nova forma de uma sociedade capitalista matar inocentes.
29. Lc 2,41-52 Sagrada Família “Os pais de Jesus voltaram a Jerusalém a procura dele, onde estava sentado em meio aos doutores fazendo-lhes perguntas. Aos pais emocionados disse: Não sabiam que devo estar ocupado com as coisas do meu Pai?” Crescia em sabedoria, tamanho e graça.”
30- Lc 2,36-40 “Ana aparecendo na mesma ocasião pôs-se a louvar a Deus e falar do menino. O menino crescia em tamanho, graça e sabedoria”. A glória dos pais é ver a criança crescer fisicamente. Estão atentos também ao crescimento na graça?
31- Jo 1,1-18 “O Verbo que é Deus fez-se homem e veio habitar conosco. Nós comtemplamos sua glória” Os Padres da Igreja entenderam nisso a geração eterna em Deus de um filho, desconhecido na Bíblia, tornado homem em Jesus.