sábado, 22 de fevereiro de 2025

PE. FREDDY GOVEN: PALAVRA VIVA

 

PALAVRA VIDA - PE. FREDDY

ABRIL

1. Jo 5,1-16 Cura num sábado; Jesus: “Quer ficar bom? Doente: Não tenho quem me leve quando a água mover. Jesus: Levante-se pegue sua maca e ande” Jesus é direto. O diálogo é franco. O resultado é soltá-lo. Essa infração à lei custou a perseguição a Jesus.

2. Jo 5,17-30 “Os judeus queriam matar Jesus, porque Jesus chamava Deus seu próprio Pai. Não posso fazer nada de mim mesmo, só o que vejo o Pai fazendo” Pai e Filho, dom e acolhimento, partilha e comunhão. Existe maior felicidade para a gente do que entrar nessa ciranda?

3. Jo 5,31-47 Jesus: “As obras dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou, buscam o elogio que vem do Deus único”. Diz um canto: tudo quanto fizeste Senhor, foi com amor que o fizeste. Só louvar e se colocar à disposição de nosso Pai.

4. Jo 7,1-2.10.25-30 Jesus no templo: “Sabem mesmo de onde sou? Não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro” Jesus dá testemunho do Pai expondo sua vida. O Papa Francisco, visto a situação mundial, autorizou publicar o livro da sua vida antes da sua morte.

5. Jo 7,40-53 Autoridades: “Essa multidão que não conhece a lei, é feita de malditos” Que lei é essa de mundo finito e fechado? Cabe dentro dela a esperança além de toda esperança?

6. Jo 8,1-11 (5o Domingo da Quaresma) Jesus: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra” Como Jesus acertou, pois ninguém quis se colocar acima do juízo de Deus. Assim salvou a vida da mulher. Siga a vida na boa direção.

7. Jo 8,12-20 Jesus: “Meu testemunho é válido. Sei de onde venho e para onde vou” Confiança em Deus. Fé que remove montanhas, luz do mundo.

8. Jo 21-30 Jesus: “As coisas que eu vi do Pai, eu as digo ao mundo” É missão também da Igreja ser profética, martirial. 

9. Jo 8,31-42 Jesus: “Vocês procuram matar-me, este humano, que tenho falado para vocês a verdade que eu ouvi de Deus” Diz o salmista: Toma a minha defesa… só depois da morte o soldado romano gritou: este homem é um justo.

10. Jo 8,51-59 Jesus: “Eu conheço o Pai e guardo a palavra Dele” A dignidade de Jesus nestes interrogatórios contínuos nos ajuda a entender os(as) injustamente condenados(as) hoje? Misericórdia.

11. Jo 10,31-42 Jesus: “Acreditem pelo menos em minhas obras. O Pai está presente em mim e eu no Pai”. Os discípulos já fizeram a experiência... sem Jesus não conseguem nada (Mt17,19).

12. Jo 11,45-47 Sacerdotes: “Esse homem está fazendo muitos sinais” a ressucitação de Lazaro fez com que muitos acreditassem em Jesus. A raiva dos fariseus com isso só aumentou.

13. Lc 19,28-40 (Ramos) “Bendito aquele que vem montado num jumentinho, o rei, em nome do Senhor. Paz no céu e glória nas alturas” Nós também com ramos bentos, em procissão, acompanhamos Jesus na sua paixão a fim de cumprir o mistério da nossa salvação. Que nosso coração se abra a tão grande mistério.

14. Jo 12,1-11 “Maria levou quase meio litro de perfume de Nardo puro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos” Este gesto profético salienta a condição real de Jesus. Rei dos judeus.

15. Jo 13,21-33.36-38 Jesus: “Um de vocês vai me trair. Judas recebeu um pedaço de pão e saiu imediatamente” Nada paralisa Jesus na sua missão. Joio e trigo estão sendo separados.

16. Mt 26,14-25 Jesus: “Ai daquele homem por quem o Filho do Homem for entregue. Seria melhor ele não ter nascido” Jesus aponta para o mistério do Mal, do qual ele foi a vítima. Lembra-te de todas as vítimas do mal e ajuda-nos a tirar da cruz os injustamente condenados.

17. Jo 13,1-15 Jesus: “Eu lavei os pés de vocês, eu que sou o Senhor e o Mestre, por isso vocês também devem lavar os pés uns aos outros” Com este gesto Jesus dignificou os trabalhos mais indignos. Que isso viva na alma dos pequenos.

18. Jo 18,1-19,42 Jesus ao Sumo Sacerdote: “Tenho falado ao mundo claramente. O meu Reino não é deste mundo. Vim para este mundo para dar testemunho da verdade. Pilatos: Não tem culpa. Quem solto? O Povo: Barabás” São tantos e tantas a testemunharem o Reino de Justiça e de Paz arriscando suas vidas. Quem se importa? Suas vidas não importam. Intercedamos pelas vítimas cuja dignidade fora atingida. Piedade pelos que morrem e fazem morrer. Na cruz morre a morte vencida.

19. 1 Pd 4,6 “Eis que a Boa Nova foi levada também aos mortos para que eles condenados como homens a morrer corporalmente, vivessem espiritualmente segundo Deus”. Deus morreu na carne e com isso deu novo sentido ao mundo dos mortos. Vai buscar nosso primeiro parente como a ovelha perdida (Lc 79 e Ef 5,14). Permaneçamos com Cristo neste dia.

20. Jo 20,1-9 “No primeiro dia da semana Maria Madalena foi bem cedo ao túmulo. Viu que a pedra tinha sido tirada. Saiu correndo para encontrar Pedro e o outro discípulo” Maria Madalena já é toda do Senhor. Por isso ela o busca e prepara os discípulos, sua missão: “Apóstola dos Apóstolos”

21. Mt 28,8-15 Jesus ressuscitado ao encontro das mulheres: “Alegrem-se. Não tenham medo. É na Galileia.” Celebrar a Páscoa num ano jubilar compromete aos cristãos a celebrar sua unidade na diversidade reconciliada para melhor se colocar a serviço das multidões dos sofredores.

22. Jo 20,11-18 “Maria voltou-se e viu Jesus de pé. Jesus: mulher por que está chorando? Maria.” Maria Madalena toda na dor do passado, precisa desta guinada para encontrar o Vivo. Essa Páscoa permita a muita gente fazer o caminho de Maria Madalena.

23. Lc 24,13-35 “Jesus foi um profeta poderoso em ações e palavras diante de Deus e todo o povo. Ressuscitado: Ó insensatos e lentos de coração para acreditar em tudo que os profetas anunciaram. Povo: fique conosco. Na mesa se lhes abriram os olhos” A Igreja insiste no caminho, fazer o caminho, seremos peregrinos da esperança. Buscando as fontes de águas vivas no Cristo cósmico.

24 Lc 24,35-48 Ressuscitado: “Sou eu mesmo, vejam minhas mãos e pés. Sejam testemunhas disto” A ressurreição, palavra, acontecimento. Todo domingo é Domingo de Páscoa. 

25 Jo 21,1-14 “Nenhum dos discípulos ousou perguntar: Quem es tu? Todos sabiam que era o Senhor. Jesus deu pão e peixe a eles” De novo a pesca sem Jesus dá em nada, com indicação de Jesus torna-se milagre.

26 Mc 16,9-15 Ressuscitado: “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura” Carlos Acutis, o jovem santo, o ciber-apóstolo da Eucaristia, permitiu que Deus transformasse sua vida.

27 Jo 20,19-31 Ressuscitado: “Felizes os que não viram e acreditaram” O tempo pascal comporta sete domingos. Tempo para viver intensamente a vida fraterna neste ano jubilar. Seja um tempo onde ao exemplo de Tomé descubramos a nossa vida espiritual. 

28 Jo 3,1-8 Jesus a Nicodemos: “Se alguém não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” Viver bem a proposta da Quaresma, CF, Semana Santa é na certa nascer de novo. Os Atos nos falam de intenso trabalho do Evangelho em prol dos mais necessitados.

29 Lc 10,38-42 Marta a Jesus: “Fala para Maria para ela me ajudar” Marta extrapola o bem-viver que é fazer doação do dom que cada uma recebeu, comunidade, comunhão. 

30 Jo 3,16-21 “A luz veio ao mundo, mas as pessoas preferiam as trevas” A liberdade da palavra é muito grande. É um potencial cujos efeitos dificilmente prevemos. A nossa vida é feita de escolhas, quais?