PALAVRA VIDA - PE. FREDDY
DEZEMBRO 2025
Palavra vida - DEZEMBRO DE 2025
1. Mt 8,5-11 Centurião a Jesus: “Meu criado está de cama e sofre terrivelmente. Jesus: Irei e o curarei” O Centurião, uma figura surpreendente, romano, militar, cheio de compaixão por um servo e está diante de Jesus. Fé despretensiosa que toca Jesus. Reacende em nós a chama da fé.
2. Lc 10,21-24 Jesus: “Eu te louvo, Pai, revelaste essas coisas aos pequeninos” Deus se revela no discreto, no silencioso, no cotidiano. Eu O busco no extraordinário? O Reino: invisível mas, vivo, transformador.
3. Mt 15,29-37 Jesus: “Tenho compaixão e saciou a fome da multidão” Compaixão é a forma como o Amor se faz gesto, presença, cuidado. Ele se entrega e transforma a realidade ao seu redor. A compaixão é o meu modo de viver?
4. Mt 7,21.24-27 Jesus: “Entra no Reino quem faz a vontade do meu Pai” Há práticas religiosas que falam muito de Deus, mas pouco se aproximam do irmão. Como está sendo forjada minha fé?
5. Mt 9,27-31 Jesus: “Que lhes aconteça conforme sua fé” Os cegos caminham. Sem garantia, gritam. São movidos pela fé, pela esperança, pelo desejo de encontrar a luz. Eu também?
6. Mt 9,35-10,1.6-8 Jesus: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. O Reino de Deus está próximo” Esse apelo de Jesus é um apelo à Igreja: uma Igreja sacramento, e não só distribuidora de sacramentos. Igreja sacramento é dos pobres para os pobres, de escuta, de compaixão. É uma Igreja que saiba abençoar e reconhecer os sinais do Reino neste mundo de hoje.
7. Mt 3,1-12 (2. Advento) João Batista no deserto “Produzem frutos que comprovam o seu arrependimento” Deserto, caminho, voz. Convite a peregrinação interior. Fazer os desertos florir, internos e externos.
8. Lc 1,26-38 (Sra. Imaculada) Anjo: “Alegre-se cheia de graça, o Senhor está com você. Maria: faça-se em mim como você me disse” Meditemos o diálogo entre os dois. Maria nos ensina a pôr ordem em nosso coração. Está tudo ordenado para Deus? Mãe da Esperança nos ajude a dizer SIM a Deus.
9. Mt 18,12-14 Jesus: “Não é da vontade do Pai que se perca nenhum destes pequeninos” Deus não desiste de ninguém, mas procura com ternura e acolhe com alegria. É também reencontrar o caminho do próprio coração. É isto mesmo?
10. Mt 11,28-30 Jesus: “Venham a mim que andam cansados pelo peso do fardo. Dar-lhes-ei descanso” Jesus nos convida a nos tornar reflexivos ao descanso, à leveza da esperança.
11. Mt 11,11-15 Jesus: “Ninguém maior do que João Batista. O menor no Reino é maior do que ele” Jesus sabe que João Batista está preso. O que significa ser “o menor do Reino”? O que Jesus vê em mim? O que eu tenho feito por ele? O Reino já habita em nós como dom. Faço-o crescer?
12. Lc 1,39-47 (Sra. Guadalupe) Isabel: “Feliz aquela que acreditou, porque será cumprido o que lhe foi dito da parte do Senhor. Maria: Minh’alma exalta ao Senhor. Meu espírito se alegra em Deus”. Maria do silêncio que nos lembra o valor do encontro, do cuidado com o próximo, com a criação. Mãe de todas as culturas e de todos os tempos; missão.
13. Mt 17,10-13 Jesus: “O Filho deverá sofrer por causa deles, os doutores da lei” Os discípulos pouco entendiam do que Jesus lhes falava. Entenderam melhor suas ações. Receberam autoridade para as mesmas ações, começaram a entender.
14. Mt 11,2-11 (3. Advento - Alegria) João Batista preso à Jesus: “És tu aquele que devia vir? Jesus: digam a João o que estão vendo: cegos veem, coxos andam, surdos ouvem mortos ressuscitam. Jesus sobre João: mais que um profeta” Grande elogio de Jesus a João Batista e perceba a novidade do Reino. O messianismo de Jesus pode ser escandaloso para quem se prende em ideologias e preconceitos.
15. Mt 21,23-27 Jesus aos chefes sacerdotes: “Não lhes digo com que autoridade faço isso” Jesus encontra adversários dentro dos que servem no templo. São sem nenhuma abertura ao Reino, são os
responsáveis pela cruz de Jesus. Como está nossa abertura à Igreja dos pobres para os pobres?
16. Mt 21,28-32 Jesus: “Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar no Reino antes de vocês” Falo da vontade de Deus e cumpro? Dirigentes do templo tidos como santos e puros, não se convertam com João Batista e dão o mesmo tratamento a Jesus: que morra!
17. Mt 1,1-17 Genealogia: “De José, esposo de Maria da qual nasceu Jesus, chamado Cristo” A História da Salvação acontece dentro da história dos homens, escrita a partir do ramo masculino. Aparecem 4 mulheres: Tamar, Raabe, Rute e a mulher de Urias. Cada uma tem uma gravidez que escapa à normalidade, como a de Maria. A palavra que mais se repete é: “gerou”. Relembre da sua história pessoal.
18. Mt 1,18-24 “Maria encontrou-se grávida antes de viver com José, por obra do Espírito Santo. Anjo a José: Não tenha medo de receber Maria como sua esposa” Mateus escreve a origem de Jesus a partir de José, na linhagem de Davi: Jesus, filho de Davi. José o justo se ajusta ao projeto de Deus e veio a salvação para a história humana.
19. Lc 1,5-25 Zacarias e Isabel justos, idosos, sem filhos: “Zacarias dirigindo a celebração litúrgica foi visitado pelo anjo: Sua esposa vai ter um filho. Zacarias não acreditou, ficou mudo”. Pense na falta de fé de Zacarias. Quais são minhas próprias dúvidas? Imagine a alegria de Isabel!
20. Lc 1,26-38 Anjo a Maria: “Alegre-se, cheia de graça, o Senhor está com você. Maria: Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você me disse”. Lucas tece um paralelo entre as duas vindas: João Batista e Jesus, e como o Messias ultrapassa o seu precursor. Faço também o meu pedido?
21. Mt 1,18-24 (4. Advento) (Veja dia 18/12) A Trindade contempla a noite do mundo, se compadece e desce “Desce para salvá-lo (Ex 3,8). Esse Deus que tudo pode é também um Deus sinodal e conta com minha participação nos seus projetos.
22. Lc 1,46-56 “Minh’alma exalta o Senhor, porque olhou para humilhação de sua serva” Maria jovem e celibatária, grávida antes do matrimônio, portadora de uma vida maior que ela mesma e conhecedora do mistério que crescia dentro de si, não sentia apenas
alegria, mas também dúvidas. Ana, (1 Sm 2,1-10) a mãe de Samuel, cantou e agora Maria canta o cântico dos pobres.
23. Lc1,57-66 Nascimento de João Batista: “O que este menino vai ser? A mão do Senhor estava com ele” O nascimento de João é maravilhoso: idosa, estéril e mãe, nome inesperado, a fala recuperada; ato da misericórdia de Deus. João significa “Deus é cheio de graça”. Seja também sinal de um mundo novo.
24. (Vespera de Natal) Lc 1,67-79 Cântico de Zacarias: “Bendito o Senhor, Deus de Israel. porque visitou e libertou o seu povo” Leio a exortação do Papa Leão XIV.
25. Jo 1,1-18 (Natal) “A luz verdadeira veio ao mundo e o mundo não a recebeu” A notícia boa deste grande dia é que o reinado do Senhor é universal, de paz, e a espera dos(as) que não o receberam. A minha vida é boa notícia?
26. Mt 10,17-22 Jesus: “Serão odiados por todos por causa do meu nome. Quem perseverar até o fim será salvo”. Santo Estevão, protomártir deixou-se seduzir pelo amor incondicional do Pai e foi até as últimas consequências por pregar o nome de Jesus. Somos uma Igreja que nasceu do sangue dos mártires
27. Jo 20,2-8 (João Evangelista) Maria Madalena a Pedro e João: “Tiraram do túmulo o Senhor e não sabemos onde o colocaram” Madalena, Apóstola dos Apóstolos tinha um lugar especial na vida de Jesus. Começou a viver a partir do encontro com Jesus, ela antes vítima indefesa de forças malignas. Os discípulos não lhe dão crédito.
28. Mt 2,13-15,19-23 (Sagrada Família) Anjo a José: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele e fuja para o Egito. Passaram o tempo de perigo, levante-se e voltem para terra de Israel. Foi morar em Nazaré”. Providência Divina e obediência humana guiam a Sagrada Família. 2026, ano da família, bebam desta fonte.
29 a 31/12 entrarão na Palavra Vida do mês de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário