PALAVRA VIDA JANEIRO DE 2026
29. Mc 4,21-25 Jesus: “Cuidado com a medida com qual vocês medirem. Será usada para medir vocês” Usar a compaixão, será usado compaixão. É a medida mais segura para alcançar salvação.
30. Mc 4,26-34 “Jesus lhes falava em parábola. Em particular, explicava tudo aos seus discípulos” Jesus disse: te louvo Pai porque o revelaste aos pequenos, a certeza do Reino de Deus entre nós.
31. Mc 4,35-41 Jesus aos discípulos na barca após a tempestade acalmada: “Por que vocês são medrosos? Ainda não têm fé? Discípulos quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” Seriamos maiores do que os discípulos?
PALAVRA vida FEVEREIRO DE 2026
1. Mt 5,1-12a Jesus à multidão: “Oito vezes... felizes e perseguições, felizes também.” Num presépio de uma paróquia nos EUA falta a Sagrada Família porque a polícia sequestra e expulsa famílias sem nacionalidade americana. Claro que suscita controvérsias. Vozes proféticas incomodam.
2. Lc 2,22-32 (Apresentação do Senhor) “Simeão movido pelo Espírito Santo foi ao templo quando os pais de Jesus estavam para cumprir a lei a respeito do menino. Simeão tomou a criança nos braços e louvou a Deus”. Celebrada 40 dias após Natal, Simeão confirma que Jesus é o Messias, o Salvador e a Luz do mundo.
3. Mt 5,21-43 Jesus a mulher curada: “Vá em paz, e a Jairo: não tenha medo, apenas creia. A menina morta: levante-se, se levantou e caminhou” Em quem eu ponho a minha fé?
4. Mc 6,1-6 Jesus: “Profeta só é desprezado em sua terra” Se o mundo se encheu do conhecimento de Jesus... É por ter sido desprezado em sua terra. A fé nele cura. Quer precisar de nós. Santos e santas o digam.
5. Mc 6,7-13 “Jesus chamou os doze, enviou-os dois a dois. Deu-lhes autoridade para expulsar demônio e curar doentes” Quem ainda faz essa missão em nome de Jesus?
6. Mc 6,14-29 Menina à mãe Herodíades: “O que peço? Mãe: A cabeça de João Batista. Os discípulos pegaram o cadáver” Como o poder narcisista é destruidor de vidas proféticas escolhidas por Deus!
7. Mc 6,30-34 Jesus aos discípulos: “Venham a um lugar deserto e descansem” Jesus tem um esmero cuidado com seus colaboradores. O mesmo cuidado existe nas paróquias com catequistas, ministros da eucaristia, leigos e leigas engajados?
8. Mt 5,13-16 Jesus: “Vocês são o sal da terra, a luz do mundo” Dar gosto do Bem Viver significa também saber cuidar do jeito dos povos originários. Ser luz do jeito das comunidades que vivem a compaixão trinitária com o povo da rua ou os sofredores(as) que a sociedade rejeita. Dê exemplos.
9. Mc 6,53-56 “Todos que tocaram em Jesus eram salvos” Salvos é mais de que curados. Poucos manifestam essa gratidão, numa pertença a Jesus para servir.
10. Mc 7,1-13 Jesus: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.” Fala de corações empedrados. Mãe das Dores dai-nos um coração sensível semelhante ao seu.
11. Mc 7,14-23 Jesus: “Todos os alimentos são puros. O que sai da pessoa, isso é que a torna impura” É assunto do coração. Jesus, manso e humilde coração, dai-nos um coração semelhante ao teu.
12. Mc 7,24-30 Pedido da mãe Sírio-fenícia para sua filha. Jesus: “Por causa do que você falou vá, o demônio saiu da sua filha”. A fé e a humildade da mulher não judia, fez Jesus universalizar sua missão.
13. Mc 7,31-37 Jesus ao surdo-mudo “Abra-se. Jesus está sempre em união com o Pai, levantou os olhos para o céu” O Pai e eu somos um. A alegria do povo desconsiderou o lembrete de Jesus: Não contar nada.
14. Mc 8,1-10 Jesus aos discípulos: “Quantos pães têm? Sua compaixão pelo povo o fez dar graças com os pães e todos ficaram satisfeito e recolheram o que sobrou.” Jesus precisa de mim, de ti de nós e o inesperado acontece. Pode ser um mutirão de todos em prol de quem precisa. Cite exemplos.
15. Mt 5,17-37 Jesus: “Que o sim de vocês seja sim e o não seja não” as três leituras deste domingo falam da radicalidade para entrar no Reino. Diariamente fazer escolhas em comunhão com Deus. Jesus se dirige a todos e todas. Graças a ele o caminho da radicalidade é possível. -
16. Mc 8,11-13 Os fariseus pedem um sinal. Jesus: “Nenhum sinal será dado a esta geração” Jesus é tão livre, que o não é expressão de radicalidade. Até que ponto vivo isto?
17. Mc 8,14-21 Os discípulos não compreendem: “Cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes” Ambos estão oprimindo o povo com muita astucia e os discípulos não entendem o contexto global. Missão pede escolhas a cada dia.
18. Mt 6,1-6.16-18 (Quarta-Feira de Cinzas) Jesus: “Cuidado para não serem vistos pelo que vivem em segredo” Partilha, jejum, penitência, caracterizam este tempo quaresmal, tempo de conversão para experimentar a graça da reconciliação com Deus na maior abertura com os outros.
19. Lc 9,22-25 Jesus: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelas autoridades do templo, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia” Vir após mim, é tomar sua cruz.
20. Mt 9,14-15 Jesus: “Quando o noivo será tirado do meio deles, então farão jejum” Comer é mais do que encher a barriga. É comensalidade.
21. Lc 5,27-32 Na casa do cobrador de impostos: “Jesus aos fariseus: Não vim chamar os justos e sim pecadores para conversão” O Chamado que Deus nos faz é tal que se torna festa de despedida para poder acolher o Novo.
22. Mt 4,1-11 (1o Domingo da Quaresma) Jesus tentado pelo diábo... Jesus: “O ser humano não vive só de pão, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus. Adore o Senhor seu Deus, somente a ele preste culto”. Deus é nosso alimento? Abandona-nos à força do batismo? Rei, Sacerdote e profeta.
23. Mt 25,31-46 O juízo, Jesus: “Tive fome, me deram de comer; sede, me deram de beber; preso, doente e me visitaram. Quando fez ao menor dos irmãos a mim o fizeram.” Até onde vai a minha compaixão?
24. Mt 6,7-15 Jesus: “Pai Nosso… Se perdoarem as pessoas o Pai perdoará vocês” Jesus sempre na presença do Pai nos mostra o caminho seguro e que envolve o perdão dado e recebido.
25. Lc 11,29-32 Jesus: “Jonas foi sinal para os Ninivitas e o Filho do Homem para esta geração”. O Filho do Homem é sinal cósmico que os homens querem controlar e lhes escapa. Cadê nossa humildade para admiti-lo e reconhecer nossa finitude?
26. Mt 7,7-12 Jesus convida: “Peçam e lhes será dado. Procurem e encontrarão.” Com que fé peço? Só ou juntos?
27. Mt 5,20-26 Jesus: “Lembre-se de se reconciliar com seu irmão e depois faça a oferenda no altar”. Eis o caminho para receber sua graça, seu perdão.
28. Mt 5,43-48 Jesus: “Amem seus inimigos. Rezem por aqueles que os perseguem”. Acolher o ponto de vista oposto do meu, no respeito. Nada descartar, me rever, e ainda estender a mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário