sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MISSA EM HONRA DO BEATO IRMÃO CARLOS DE JESUS



OREMOS:
Ó Deus, nosso  Pai, que chamastes o Beato Irmão Caros para viver do vosso o amor na intimidade de vosso  Filho Jesus de Nazaré,
concedei-nos encontrar no Evangelho o fundamento de uma vida cristã sempre mais radiante e, na Eucaristia, a fonte da fraternidade universal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!


LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (Sb 11,23-12,2)

Senhor, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. Sim amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa, não a terias criado. Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não fosse chamada? A todos, porém tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida! O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor. Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL (Sl 39)

R- Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!

 Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu o meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.

Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados.

E então eu vos disse: "Eis que venho!" Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"

Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Jo 14,23)

R- Aleluia, Aleluia, Aleluia!

V- Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.

EVANGELHO (Jo 15,9-17)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tgem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que  vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que eu vos ordeno: amai-vos uns aos outros!" - Palavra da Salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Olhai, Senhor todo poderoso, o sacrifício que vos oferecemos na festa do Beato Irmão Carlos, e concedei-nos testemunhar em nossa vida os mistérios da Paixão do Salvador, que celebramos nestes ritos sagrados. Por Cristo, nosso Senhor. Amém"


ANTÍFONA DA COMUNHÃO (Jo 15,4a.5b)

Ficar em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o senhor; quem em mim permanece, esse dá muito fruto.

(antes da oração após a comunhão, poder-se-ia rezar a oração do abandono).

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

Oremos: Deus todo-poderoso, refizestes nossas forças nesta mesa sagrada. Concedei-nos imitar os exemplos do Beato Irmão Carlos, procurando vos servir com um coração sempre fiel, amando todas as pessoas com incansável caridade. Por Cristo nosso Senhor. Amém.