sábado, 19 de abril de 2014

COMO DESTRUIR UMA PARÓQUIA


Cinco Receitas Para o Padre Destruir a Paróquia

1. Celebre a missa demorada e fale demais na homilia. 

2. Faça bastante reuniões e longas. 

3. Para os fiéis tristes realize palhaçadas e aos alegres seja sisudo. 

4. Não leia a Bíblia Sagrada. 

5. Não queira sabe nada do Espírito Santo. 

O diretor do Centro para de Estudos Católicos da Universidade Fairfield (Connecticut, EUA) e autor do livro Igreja: Comunhão Viva, professor e teólogo Paul Lakeland, escreve: “Se você quer saber o que uma pessoa pensa da Igreja Católica, ouça o que ela tem a dizer sobre a missa”. 

Para saber disso é preciso conectar o celebrante com a missa! 

CINCO TERRÍVEIS PROBLEMAS 

1. DOENÇAS LIGADAS AO CORAÇÃO. 

2. DEPRESSÃO. 

3. DROGAS. 

4. VIOLÊNCIA. 

5. DESIGUALDADES SOCIAIS. 

PORTADORES DE TAIS PROBLEMAS PROCURAM SOLUÇÕES EM 

-TRATADOS CIENTÍFICOS? 

- SERMÕES TEOLÓGICOS? 

- CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS? 

OU NAS RELIGIÕES, IGREJAS E SEITAS? 

Cinco Grandes Desafios Para Igreja Católica

Crescimento dos: 

1. Pentecostais e do neopentecostalismo. Igrejas em células (G12). Movimento gospel (espetacularização dos shows evangélicos). A teologia da prosperidade legitimando a religião de mercado e a fé materialista. 

2. Novos Movimentos Religiosos: seitas orientais, Nova Era e sociedades secretas. 

3. Espiritismo e esoterismo: cientologia, LBV, Vale do Amanhecer e família Gaspareto. 

4. Sem religião e a ditadura do relativismo. Marca dos “intelectuais” da pós-modernidade. 

5. Desigrejados e desviados. O primeiro, os sem igrejas, porém crentes; o segundo, os ex-crentes. Os sem igrejas, são os decepcionados com as denominações cristãs. Ambos são indiferentes ao catolicismo. 

Diz o documento de Aparecida: “No fiel cumprimento de sua vocação batismal, o discípulo deve levar em consideração os desafios que o mundo de hoje apresenta á Igreja de Jesus, entre outros: o êxodo de fiéis, para seitas e outros grupos religiosos; as correntes culturais contrárias a cristo e á Igreja” (n°185). “muitos católicos se encontram desorientados frente a essa mudança cultural” (n°480). 

Nossa Missão: Reencantá-los! 

O compromisso missionário de toda a comunidade. Ela sai ao encontro dos afastados, interessa-se por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convidá-los a retornarem para ela (DA n°. 226d). 

Para colossal obra de reencantá-los os afastados é necessário: 

1. Boa formação dos clérigos. Aprender homiliar de modo excelente. Celebrar a Santa Missa de forma canônica e brilhante. Não a espetacularização e o culto a personalidade. Longe e bem longe dos clérigos a psicastenia. 

2. Testemunhos dos clérigos e lideranças no protótipo de Cristo. Vida coerente como discípulos e missionários do Reino de Deus. 

3. Formação contínua com dados especializados para clérigos e lideranças. Formação e informação no contexto: social, político, econômico e religioso. 

4. Abissais retiros espirituais e vivência em uma das ricas espiritualidades da Santa Igreja. Aprofundamento na teologia ascética e mística. 

5. Viver radicalmente o conselho psicopedagógico de São Tiago Apóstolo. (Ler Tg 3,13). 

Foi muito feliz o pensamento da competente jornalista da revista VEJA sobre ação evangelizadora do Papa Francisco, escreveu ela: “O Papa Francisco não tem medo. O Pastor sabe que o único caminho é se aproximar, verdadeiramente, do rebanho” (Adriana Dias Lopes: Veja, 13/11/2013, p.99). 


Diante de tantas religiões, seitas, heresias e indiferenças, a atitude é de coragem, intelectualidade, misericórdia e ir ao povo por vários caminhos evangelizantes! “Podemos fazer muito mais por amor a salvação das almas”. 


Inácio José do Vale