Notícias da Família Espiritual Charles de Foucauld da França.
Postado em 30/05/2018 por Fraternidad Iesus Caritas (apenas em Francês)
Olá a todos vocês!
Aqui está o resultado dos diferentes chamados!
Desejo-lhe
uma boa leitura e depois um tempo (talvez de férias) repousante no verão (do hemisfério norte).
uma boa leitura e depois um tempo (talvez de férias) repousante no verão (do hemisfério norte).
Com toda minha amizade
Marianne
Comunidade de Jesus
O acontecimento mais notável foi a preparação para celebrar o quinquagésimo aniversário da fundação da Comunidade de Jesus. Em 29 de setembro de 1968, na Capela da Santa Cruz, nas montanhas de Montserrat, durante a Eucaristia celebrada pelo eremita monge P. Estanislau Ma. Llopart, as primeiras irmãs e irmãos da Comunidade solenemente pronunciaram seu compromisso pessoal que, pela graça de Deus, nos conduziu até agora. Este dia está muito longe, mas sua memória nos acompanha. Tornou-se um longo processo com experiências muito diversas, com alegria e com sofrimentos, luzes e sombras. Mas sempre avante!
Quanto à situação sociopolítica em nosso país, pedimos novamente a sua oração para que, na Catalunha e nas diferentes regiões da Espanha, possamos deixar o “beco-sem-saída” para viver em paz e justiça, talvez ainda melhor: na justiça e na paz.
Em anexo está o logotipo do quinquagésimo aniversário: O eremitério da Santa Cruz em Tarrés, ligado à montanha de Montserrat, onde nasceu a nossa comunidade.
Comunidade de Jesus 1968 - 2018
Discípulos do Evangelho
Neste verão, em Roma, nos dias 11 e 12 de agosto, o Papa Francisco se encontrará com os jovens da Itália, em vista do Sínodo da Juventude de outubro. Os jovens irão a esta reunião através de uma peregrinação partindo de diferentes cidades da Itália. Nós também participaremos deste encontro com os jovens das paróquias onde estão nossas fraternidades. Será uma oportunidade importante para compartilhar, de espiritualidade, de escutar, sem dúvida, a palavra do papa, mas também os desejos e as ideias dos jovens italianos para a Igreja.
De fato, desde o anúncio do sínodo dos jovens, a escolha do papa tem nos desafiado, especialmente sua insistência na necessidade de se opor a uma cultura de desperdício, que infelizmente tem consequências, entre outras, sobre os próprios jovens. . Nas sociedades mais ricas, os jovens de hoje são confrontados com milhares de possibilidades de escolha e de vida, mas muitas vezes sem marcos ou adultos confiáveis que possam ajudá-los a se orientarem. Em muitos países, eles são forçados a fugir da guerra ou da miséria, correndo o risco de suas vidas e sem qualquer certeza de seu futuro. Queríamos nos juntar ao movimento do Papa Francisco e aproveitar as diferentes oportunidades para dar voz aos jovens em relação à Igreja, à evangelização, deles mesmos em nossas comunidades cristãs e em nossa sociedade.
Em diferentes ocasiões, portanto, perguntamos aos jovens entre 15 e 30 anos o que eles estão pedindo à Igreja hoje e eles compartilharam algumas coisas muito bonitas conosco.
Por exemplo, algumas pessoas querem que a Igreja seja “acolhimento, novidade e renovação”. Acolhimento de “pessoas que mais precisam, mas também do que está mudando em nossa sociedade, das novas dinâmicas de relações”. E assim, uma Igreja “novidade”, capaz de testemunhar que o amor segundo o Evangelho é belo e possível. Esta é a "mudança" de que realmente precisamos em nossa época marcada pelo medo, desconfiança, divisão: "A Igreja deveria propor um modelo de vida que permita que todos vivam juntos em paz e respeito. "
Os jovens esperam que a Igreja continue a ser a guardiã da fé e da transmissão do Evangelho, mas não de maneira rígida e imutável, pelo contrário, "envolvendo as novas gerações, buscando novas formas de comunicação e uma linguagem adaptada ao nosso tempo. Finalmente, os jovens querem "uma Igreja mais próxima do povo", a quaisquer tipos de pessoas, ricas e pobres, crentes e não-crentes, os muçulmanos, e especialmente os mais necessitados. Uma Igreja "que também cuida dos jovens" e que os acompanha no caminho de fé e vida.
Esses jovens nos trazem a face de uma Igreja missionária, que anuncia o amor do Senhor por suas palavras e gestos, e constrói pontes em lugar de paredes, como o Papa nos convida.
É uma chamada muito forte que é lançada e que precisa ser ouvida. Um chamado que nos toca e nos fala muito tendo em vista a espiritualidade do Irmão Carlos e a sua atualidade em relação às gerações mais jovens: assim, como diz o slogan do encontro de agosto: "Estamos aqui! "
Fraternidade Charles de Foucauld
Em plena Quaresma, começamos esta viagem pela América Latina a pedido da fraternidade do Chile, e com o objetivo de compartilhar com as diferentes fraternidades não apenas sua situação atual, mas também para ver como elas vivem as realidades atuais em seus diferentes países, cujos denominadores comuns são a violência, a pobreza e as desigualdades que surgem de diferentes maneiras, através do tráfico de gangues organizadas, ou através da violência institucional, acentuada especialmente no México e na Colômbia. .
Agradecemos a Deus por esta viagem que nos permitiu constatar que "o espírito de Foucauld" ainda está vivo em todas as reuniões da fraternidade.
Na Bolívia, tivemos a oportunidade de conhecer todos os membros da fraternidade e participar da Eucaristia com os Pequenos Irmãos do Evangelho que têm uma fraternidade em Cochabamba. Também tivemos uma calorosa reunião com jovens em formação.
Em seguida, fomos visitar as três fraternidades chilenas, e ficamos felizes de passar o tempo na presença daqueles que construíram o início da fraternidade na América Latina, e que continuam a viver com entusiasmo e alegria a espiritualidade. Elas acumulam experiência, sabedoria e graça, em uma recepção calorosa e "sabem viver de acordo com sua idade e saúde".
A situação da fraternidade dos Andes é diferente porque as pessoas que a compõem, em sua maioria, são ou novas ou de idade avançada.
Achamos que era bom conhecer Liliana, na Argentina, que está completando um longo tempo a serviço da Fraternidade como tesoureira. Esses poucos dias nos permitiram descansar, curtir a natureza e orar juntos.
De lá seguimos para Foz do Iguaçu onde visitamos Idalina e Filomena, e compartilhamos com elas dois dias de intensa vida cotidiana a serviço das famílias pobres das favelas e, principalmente, da proteção de menores. Lá nós tivemos a chance de ter uma entrevista por telefone com Maria Smaldone.
Durante nossa estada de vários dias entre a calorosa população de Piura (Peru), dedicamos nosso fim de semana para passar um tempo com a fraternidade como um todo, uma fraternidade jovem que, apesar das dificuldades, segue em frente.
Finalmente, depois dessa maratona de voos, aterrissamos no México, onde a fraternidade estava reunida na cidade de Saltillo para que pudéssemos ficar juntos durante nossa estada e compartilhar seu retiro anual. Mesmo com a morte de Maria Martha, que dedicou seus melhores anos à fraternidade, o grupo ainda é sólido.
Depois desta vasta visita às fraternidades da América Latina, oportunidade de viver com elas as situações encontradas, acreditamos que é indispensável rever o Regime Interno para unificar critérios como "viver hoje a nossa escolha do celibato, secular e engajado com as realidades do mundo de hoje ".
Celebramos a alegria da Páscoa, o Senhor vai fazendo "novas todas as coisas", precisamos viver um amor que possa recriar um novo mundo, que possa transformar, que possa chegar até os mais pobres, os maltratados, todos os crucificados por tantas injustiças e desigualdades. Nós vivemos com eles esse clamor da Páscoa. Não paremos de sonhar com um mundo sem medo, sem paredes que isolem e separem.
A ressurreição de Jesus nos leva a romper com essas paredes e esses medos, e, nas palavras do Papa Francisco, trabalhar para "costurar um mundo se dilacera", fruto da injustiça e da desigualdade, e para fortalecer esses sinais de esperança que aparecem em face do infortúnio humano. Há pessoas que solidarizam, compartilham, cuidam, prestam atenção e acompanham este sofrimento, mas também denunciam as injustiças de tanto sofrimento humano. Reparar o mundo é também acabar com as diferenças.
Irmãzinhas do Evangelho
Havíamos falado numa carta anterior sobre a reestruturação da região da Europa, a fim de nos darmos boas condições para continuar a nossa missão, numa possível assistência mútua entre diferentes comunidades.
De fato, a distância geográfica das diferentes fraternidades torna-se um obstáculo quando as irmãs diminuem em número e ... avançam em idade: as comunicações tornam-se mais difíceis enquanto cresce a necessidade de proximidade e ajuda mútua!
Os projetos se tornaram realidade: a fraternidade de Bari fechou suas portas no final de fevereiro e desde o início de março iniciamos uma nova inserção na cidade de Turim. Ela está localizada numa área popular dos subúrbios do nordeste de Turim, um bairro de forte imigração, antiga e nova.
Também na França: uma nova fraternidade nasceu em Paris, também nos subúrbios do Norte, no limite do nosso departamento de 93. Uma fraternidade 'jovem', que tem como missão, entre outras, de acolher os jovens que nos procuram e postulantes.
Outra novidade: começamos há um mês a preparação do nosso próximo capítulo, que acontecerá em junho / julho de 2019. Desde agora estamos preparando nossos corações para receber e viver a celebração do Capítulo, um momento forte de revisão e renovação, à escuta do Espírito!
Imãzinhas e Irmãozinhos da Encarnação
As Fraternidades da Encarnação estão ativas e nós nos comprometemos como vocês, dia após dia, para dar a VIDA. As turbulências não faltam, mas a vida é mais forte e a esperança de melhores dias para o nosso país nos anima.
Este ano, o principal evento que tivemos foi, depois da Páscoa, o de ter tido conosco o Monsenhor Claude Rault com Marianne Bonzelet por um mês. Estávamos em Saintard, em nosso Centro de Espiritualidade Charles de Foucauld, para viver dois retiros juntos com Monsenhor Claude e Marianne na companhia do irmão Charles. Um com os irmãozinhos e outro com as irmãzinhas. O Irmão Claude, um homem de Deus que transpira Jesus e o Evangelho em toda a sua pessoa, um irmão que realmente nos ajudou a conhecer melhor o irmão Charles, a fazê-lo mais próximo de nós, a situá-lo em um ambiente concreto que ele conhece bem e onde o irmão Charles viveu.
Impregnado, habitado pelo Irmão Carlos através dos vários temas escolhidos, ele nos convidou a amar sua simplicidade de vida, sua determinação de viver para Deus e Jesus num relacionamento de amor e servidor do outro.
Para todos e todas foi um tempo de 'porta aberta' para acolher, deixar, como o irmão Charles, Jesus entrar em sua casa, em nosso lar ...
Marianne discretamente em conjunto com o irmão Claude, pelos ícones, e pelas imagens oferecidas pelos diferentes temas seguidos, os variados CDs ou DVDs da grande família, todos os dois nos ajudaram a viver plenamente esse tempo forte e entrar nesse relacionamento íntimo com Jesus e o Evangelho. Sua presença exalava a paz, a serenidade, a simplicidade que nos fizeram viver uma vida de fraternidade. Estávamos em comunhão com todos e todas vocês no mundo e hoje ainda sentimos uma alegria profunda por termos conseguido viver tal partilha. Deo Gratias!
Vamos sentir a mesma alegria quando vocês vierem para cá depois da Páscoa de 2019. Estamos esperando por vocês! ... Bem unidos fraternalmente a vocês.
Irmãzinhas do Coração de Jesus
Há um ano ou mais atrás, quando o Papa Francisco, esteve aqui, disse sobre Bangui: "Hoje Bangui se tornou a capital espiritual ...". Onde quer que Deus passe, temos a impressão de que o diabo o está seguindo. RCA, que era a mais pobre dos pobres, agora é cobiçada por todas as grandes potências por causa de seu subsolo. Bangui pode não ser mais visto como a "Capital espiritual", mas a capital cobiçada, que atrai todos os demônios do mundo. Por causa disso, é provável que ocorra uma guerra mundial. Mas Deus é o Mestre do impossível, nós acreditamos nele. Que Ele mantenha isso longe de nós.
A situação difícil pela qual o país está passando, continua. Em 1° de maio, por ocasião da festa de São José Operário, a fraternidade St. Joseph, das 25 paróquias da Arquidiocese, fez sua promessa à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Seleka, um grupo terrorista, atacou e lançou granadas contra a multidão: 16 mortos e muitos feridos; entre os mortos, um sacerdote, o padre Albert, amado por todos; tiro a curta distância, com uma bala. Este evento fez reacender a violência contra os muçulmanos. O país teve 3 dias de luto nacional. O padre e os outros 6 que puderam ser mantidos, foram enterrados no cemitério dos missionários, depois de uma missa na Catedral, presidida pelo Cardeal e uma centena de sacerdotes. O Presidente e seus ministros, o Corpo Diplomático, a MINUSCA, estavam presentes. O cardeal soube falar com autoridade e sem violência. Ele colocou cada pessoa diante da própria responsabilidade. Sua mensagem apaziguou todos os cristãos, especialmente os jovens, que estavam pertos do pior. A catedral estava bem cheia. Um memorial será erguido em sua memória. Orem por nós e conosco pela paz, e para que os corações feridos se abaixem e se deixem curar.
Como vocês já sabem, teremos nosso capítulo em agosto próximo. Nós também contamos com suas orações.
Coloquem-se aos pés do nosso Bem-amado Irmão e Senhor Jesus na adoração e na Eucaristia.
Irmãzinhas do Sagrado Coração
Vocês estão certamente cientes de que as irmãzinha Odette do Sagrado Coração será beatificada em breve. Em anexo, você encontrará alguns documentos muito interessantes!
• Odette Prevot, Mártir da Esperança (texto da priora) • (Martyr de l’espérance)
• Testemunhos do Chantale PS • (Témoignages de PS Chantale)
• Textos juntos• • (Textes réunis)
Irmãozinhos de Jesus
UM APELO
nas pegadas de Charles de Foucauld
Presente desde o início da década de 1950, em locais onde Charles de Foucauld viveu 1905-1916, Tamanrasset e Assekrem nossa congregação dos Irmãozinhos de Jesus gostaria de manter esta presença no meio de uma população predominantemente muçulmana.
Mas agora, no planalto de Assekrem, apenas 2 irmãos garantem essa presença e gostaríamos de reforçar esta pequena comunidade, com um ou dois membros adicionais que nossa congregação não pode mais fornecer.
É por isso que estamos fazendo esse apelo para pessoas que possam estar interessadas e / ou desafiadas por esse tipo de presença e inserção.
A vocação deste lugar é dupla:
- por um lado, oferecer um lugar propício ao silêncio, à contemplação e a um retiro espiritual para quem deseja viver uma época de renovação espiritual em um ambiente "de mudança" oferecido pelo deserto do Saara.
- por outro lado, acolher os muitos visitantes argelinos e estrangeiros que vêm descobrir este lugar elevado turístico e espiritual.
Qualquer pessoa que possa manifestar interesse neste projeto seria convidada a fazer um contato e uma primeira visita ao local para apreender essa realidade específica.
Irmãozinhos do Evangelho
Estamos todos bem. Desde setembro, Sandro Cappè, nosso segundo assistente, que viveu os dois primeiros anos de seu mandato na Tanzânia, está agora conosco em Bruxelas.
Temos duas boas notícias para compartilhar:
Em 14 de julho, nosso irmão Gabriel Marolleau fará os votos finais em Lille.
No dia 17 de julho nosso irmão Bruno Rugara será ordenado diácono em nossa capela em nossa casa em Bruxelas.
Claro que curtimos esses dois eventos e agradecemos!
TSCG (Missionários de Jesus Servo)
Todos os anos, no início de maio, por ocasião da festa de nosso santo padroeiro (São José - Operário 1º de maio), há um Encontro de todos os membros do Instituto e também os representantes dos grupos patrocinadores das paróquias para compartilhar as atividades sociais espirituais e beneficentes de cada grupo. Este ano, 172 pessoas participaram.
Em 5 de maio, os irmãos renovaram seus votos e houve um retiro para as irmãs. Vários retiros seguirão os próximos meses de verão, assim como cursos de treinamento. Em setembro dois irmãos e três irmãs participarão da reunião dos Institutos Seculares na Ásia, que será realizada em Saigon.