sexta-feira, 24 de abril de 2020

C. FOUC. E AS 3 LEIGAS


"O meu apostolado deve ser o da bondade. Vendo-me devem poder pensar: se este homem é tão bom, quanto não deve ser bem melhor o seu mestre" (Ch. Foucauld). 
Leia o livro novo do nosso amigo Prof. Pedro Paulo Scandiuzzi que, graças à gentileza dele, trazemos aqui em PDF:

CARLOS DE FOUCAULD E AS TRÊS LEIGAS   Anne, Suzanne e Elvira.


Quem gosta de possuir e ler no próprio livro, peça-o pelo 
ZAP 017981320672

Na introdução, entre outras coisas importantes, diz o autor:


"Dentre as pessoas que conheci na vida e ou por ler a respeito da vida delas, optei escrever sobre três pessoas que são praticamente desconhecidas do púbico pelo estilo e opção, que fizeram de suas vidas uma entrega séria por causa do compromisso batismal. São três mulheres leigas, pertencentes à religião católica que corajosamente buscaram o lugar que Deus as queria. Entretanto, olhando as histórias delas, percebemos que suas vidas e sofrimentos não diferem das de muitas mulheres e de muitos homens que conhecemos pessoalmente, ou por ouvirmos falar, ou por conhecê-los e ou pelos noticiários. Porém, a diferença está na entrega gratuita ao AMOR de DEUS".


"Estabeleci como critério a escolha de três mulheres que optaram por seguir o impulso do Espírito Santo recebido no batismo e ao mesmo tempo seguiram a espiritualidade de Charles de Foucauld como exemplo a imitar. Optei por Anne, Suzanne e Elvira. São nomes comuns. A primeira, Anne, chamou-me a atenção pela omissão do seu nome de família em grande parte dos lugares onde é citada. Chamou-me a atenção também porque o que encontrei sobre ela parece que ela é louca ou o vento do Espírito Santo é tão forte que ela não consegue deter Sua manifestação. A segunda, Suzanne, foi selecionada por ter feito a oferta de sua vida para que os missionários-sacerdotes católicos na África tivessem sucessos na evangelização. Um dos seus contatos em vida é o próprio Charles de Foucauld com quem manteve correspondência e morreu antes dele, e, por este fato, não teve a oportunidade de conhecer a grande mudança de orientação que Foucauld propõe aos leigos no término de sua vida. A terceira e única brasileira(Elvira), - as outras duas são francesas - por eu a ter conhecido e convivido um pouco com ela. Ela é mais recente no tempo que as outras e faz apenas uma década em que ocorreu a sua morte".

"O objetivo deste livro é de permitir ao leitor o conhecimento de pessoas leigas, ou religiosas que se tornaram leigas, que sentiram o chamado da vida eucarística, de viverem o movimento do Espírito de Jesus em suas vidas, seguindo a orientação proposta por Charles de Foucauld, e que neste desafio contaram com a graça de Deus e seguiram até que a morte física as libertasse para a VIDA PLENA".