terça-feira, 13 de novembro de 2018

PASSAR UM TEMPO SOZINHO(A)



Passar Um Tempo Sozinho(a) Melhora Sua Saúde 

“Para todos os males, há dois remédios: o tempo e o silêncio”. 

Alexandre Dumas - Escritor, romancista e dramaturgo francês 

Buscar o silêncio é encontrar paz, serenidade, alívio e a felicidade. Tem respostas
que só no silêncio podemos obter. É de suma importante desligar de tudo e se conectar com o silêncio interior e um lugar propício para tal. Ficar longe de agitação, das pessoas e passar um tempo só de vez em quando. Meditar, refletir e silenciar para escutar a voz suave do coração. Ficar um tempo sozinho é ficar a sós consigo mesmo. O silêncio fala e escuta todo o bem muito mais que as palavras. Se medicar do silêncio e se curar de muitos males. É a terapia de ouro! 

Vejamos os benefícios de passar um tempo sozinho 

Combate ao estresse 

Estar sozinho e sentir-se entediado desativa algumas áreas do seu cérebro que promovem o pensamento acelerado, e isso pode ajudar a reduzir os níveis de estresse. O tédio ajuda a acalmar seu cérebro e pode regular muito melhor suas emoções. 

Ajuda a relaxar 

Gastar tempo sozinho é uma excelente maneira de recarregar a mente e o corpo. Uma pesquisa massiva com 18.000 participantes de 134 países diferentes descobriu que as pessoas que passam tempo sozinhas conseguem se sentir mais relaxadas. Ler é a segunda melhor atividade para relaxar e a terceira é estar em contato com a natureza. 

Evita a depressão 

Pode parecer contraditório, mas o tempo gasto sozinho foi considerado ideal para combater a depressão. Estudos da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, revelaram que o risco de depressão diminui significativamente para aqueles que gostam de passar um tempo sozinhos. Além disso, os estudos também constataram algo interessante: as pessoas que gostam de ficar sozinhas são muito menos propensas a sofrer de depressão em qualquer momento de suas vidas. 

Aumenta sua capacidade mental 

Muitas pessoas ficam tensas ou nervosas quando precisam ficar sozinhas por um longo tempo. No entanto, nós realmente deveríamos começar a fazer isso com mais frequência, pois os estudos mostraram que separar um tempo para ficar sentado sozinho por longos períodos pode acentuar sua capacidade mental. 

Deixa você mais empático 

A Universidade de Harvard descobriu que ser uma pessoa isolada ajuda a construir um caráter mais forte e empático. De acordo com pesquisadores de Harvard, períodos de solidão ajudam as pessoas a entenderem melhor as lutas e experiências dos outros, o que pode ajudá-las a se tornarem mais sinceras e empáticas durante toda a vida. 

Aumenta sua criatividade 

Se você quer se tornar mais criativo, então a melhor coisa a fazer é passar um tempo sozinho. Quanto mais entediado você ficar, mais criativo você se tornará, já que a mente humana começará a trabalhar de várias maneiras diferentes para mantê-lo entretido e, como você está sozinho, não haverá ninguém por perto para interferir. 

Estimula a autossuficiência 

Se você sempre confiar nos outros para obter assistência, opiniões e conselhos, poderá acabar se tornando dependente, o que impedirá que você se torne autossuficiente. Se você quiser se tornar mais independente, precisará começar a tomar decisões por conta própria, e isso é algo só pode ser conquistado se você passar períodos consigo mesmo. 

Aumenta a concentração 

Interrupções e distrações fazem parte do cotidiano, desde a enxurrada diária de e-mails até amigos e familiares que você vê quando está livre no final de semana. Ficar um tempo sozinho permitirá que você elimine a maioria dessas perturbações e, consequentemente, consiga concluir suas tarefas. Você também pode melhorar sua memória e concentração por meio desses pontos de pressão. 

Melhora sua memória 

Passar tempo sozinho também favorece melhora em sua memória. Na verdade, pesquisas de Harvard mostraram que as pessoas conseguem se lembrar com mais facilidade dos detalhes das tarefas que concluíram sozinhas e menos das que concluíram com a ajuda de outras pessoas. 

Fortalece seus relacionamentos 

Estar um tempo sozinho pode ajudá-lo a se conhece melhor. Esse autoconhecimento é absolutamente essencial se você quiser sucesso em qualquer um de seus relacionamentos de longo prazo. Afinal, se nem você mesmo se conhece e se entende, como pode esperar realmente compreender as necessidades e desejos de outra pessoa? 

Conclusão 

A intelectual escritora americana Susan Cain, autora do livro Silencioso: O poder dos introvertidos num mundo que não consegue parar de falar, afirma que entre a solidão possui seus benefícios e ainda diz: "Parem a loucura do trabalho constante em equipe. Vão ao deserto para terem suas próprias revelações. "Outro detalhe interessante de se estar sozinho é a solitude. Para quem não sabe, a solitude é o ato de se isolar e/ou reclusar por vontade própria, sem que esse ato cause sofrimento à pessoa. 

Quem não se conhece jamais conhecerá o outro. Uma pessoa desencontrada não encontrará relacionamento. Não existe outra metade se você não for inteiro. A vida imensurável está na dimensão do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento e dentro desse contexto a riqueza terapêutica do silêncio. Imanência e transcendência conectam na interioridade humana em prol da sabedoria, do amor, da felicidade, da saúde física e emocional. Articule sempre um tempo para ficar sozinho. Há enigmas que só serão revelados no silêncio como também o discernimento para questões cruciais. 

Dr. Inácio José do Vale 

Psicanalista Clínico, PhD 

Professor e Conferencista 

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ, e Membro da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ. 

Fontes: 



https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-sinais-de-que-voce-gosta-mesmo-e-de-ficar-sozinho/



Vida Mística


Silêncio e solidão leva-nos a Deus com oração e reflexão.

Com caridade ao irmão e ao mundo a evangelização.

Em prol das almas a salvação para glória de eterna comunhão.

No silêncio abissal vivo o amor celestial. Com pureza de coração vivo sem palavras falsas. E nem pensamentos vãos. Nesse mistério tenho o Senhor bom Deus em minha direção.

No deserto busco o encontro com Deus e comigo mesmo no amor do conserto. Certo da minha miséria confissão, do Pai Eterno desejo a ardente contemplação.

Meditação, reclusão, adoração, ascese, nesse mundo oculto do monge, do eremita, com a graça divina retenho a vida mística. Com fome e sede da Santíssima Trindade sigo com fé, humildade e felicidade.


Frei Inácio José do Vale, FCF