segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

FRASES PARA MEDITAÇÃO


25/12/17 

01-DOZE FRASES PARA MEDITAÇÃO

1- Parafraseando Descartes (Penso, logo existo): Tenho problemas, logo existo.


2- “À custa de tanto repetir que Deus necessita dos homens e
que a Igreja necessita de militantes, eu acabei por acreditar nisso. Agia sempre às corridas, de uma ocupação a outra, de uma cidade a outra, de uma reunião a outra. A oração era apressada, as palestras agitadas, o coração ingrato. Após 25 anos, percebi que sobre os meus ombros nada se firmava e que a coluna era falsa, postiça, irreal, criada pela minha fantasia, pela minha vaidade. Tinha caminhado, corrido, falado, organizado, trabalhado, julgado suster alguma coisa; na realidade, todavia, não sustivera coisa alguma”. Carlos Carreto, Irmãozinho de Jesus de Carlos de Foucauld.


3-“ A pura vida contemplativa facilmente nos leva demais para a inatividade ou, o que falando nos devidos termos é ainda pior, a nos absorver com atividades objetivas e relativamente fúteis, ameaçando a perda de uma visão acurada. Por outro lado, uma vida puramente ativa nos leva, mas dia menos dia, à superficialidade e à ignorância e, finalmente, a um ativismo estéril”. Bernardin Schellenberger, monge trapista alemão exclaustrado e pároco de uma aldeia de periferia na Alemanha. 


4- “Eu não acredito que uma pessoa que passa horas a fio diante de uma tevê, possa ter disposição para se entregar à oração”. – René Voillaume, Irmãozinho de Jesus de Carlos de Foucauld. 


5- “As pessoas se entopem de barulho para não ouvirem seu coração”. J.Lechek.


6-“Quanto mais conhecemos os homens, menos os amamos. Quanto mais conhecemos Deus, mais nós o amamos”. Cura D’Ars


7- “Nossa Senhora e os anjos não podem consagrar a hóstia, nem nos absolver dos pecados. O padre pode”!- Cura D’Ars


8- “As palavras da Consagração que um padre pronuncia, de um pedaço de pão faz um Deus. É mais do que criar o mundo”! – Cura D’Ars.


9- “ O fio de cabelo que nos prende a Deus é a humildade “ – Santa Teresa de Jesus. 


10-“Contemplação e pobreza são inseparáveis”. Carlos Carreto.


11- “Se a uma Igreja lhe faltar a opção pelos pobres, essa Igreja não é mais Igreja de Jesus”.- D. Pedro Casaldáliga, sobre o ecumenismo. 


12- Seja qual for o desfecho de minha história atual, vou poder dizer, e isso é o meu consolo e minha única certeza: Deus sempre vai me amar!


02-OUTRAS FRASES DE DIVERSOS AUTORES PARA MEDITAÇÃO. 


As frases tiradas do ofício das leituras, podem ser encontradas no texto integral no site:


1- Pe. Ponciano, de Aparecida - “A oração diminui e anula a distância entre nós e Deus.”

2-Sto Inácio de Antioquia (6ª. Feira da 17ª semana comum):

Sobriedade; tolerância; oração incessante; pedir mais sabedoria; vigiar; falar a todos a Palavra de Deus; suportar as fraquezas dos outros; não se cura a tudo com a mesma pomada; acalmar com os orvalhos os ímpetos febris; ser prudente e simples; ser sempre calmo.

3- Brasil Cristão – revista de dez. 2009, pág. 26: “Se você sabe que faz a vontade do Pai, nenhuma dificuldade tirará a sua paz!”

4- Teilhard de Chardin, do livro Hino do Universo, págs 16-17: “Do elemento cósmico em que se inseriu (pela transubstanciação na Consagração da Missa), o Vergo age para subjugar e assimilar a si todo o resto (...) A Hóstia é semelhante a uma fornalha ardente de onde sua chama se irradia e se espalha (...) A vontade divina só me será revelada à medida do meu esforço”. Como Jacó em Gn 32,27, só tocarei Deus se eu me deixar vencer por Ele. O egoísmo, a avareza, o individualismo, nos fecha a qualquer amorização.

5- Só é livre para fazer algo quem está livre de outras coisas.

6- Kant: “Só somos livres se nos dominarmos, se nosso espírito for livre”.

7- Sta. Rosa de Lima: “Sem cruz, não há caminho que leve ao céu”

8- Sto. Agostinho (of. Leit ofício da memória) “Não me mudarás em ti ao me receberdes em comunhão (diz Jesus), mas tu te mudarás em mim”.

9- Pe. Fernando Cardoso (03/09/2010)- Características de umpadre:

1-oração

2-pregar sempre a si mesmo por primeiro

3- ser litúrgico

4- pregar a todos e desinteressadamente

5-Em primeiro lugar se “ALIMENTAR” de Deus para transbordar aos demais.(Ver no YouTube))

10- Medjugorje: “Somos apenas viajantes nesta terra”

11- Sobre a fantasia- ver na 4ª f. 4ª semana comum de Diádoco (neste site, nos textos ou no site da liturgia das horas).

12-Santa Faustina: Não adianta pensar no passado, nem se preocupar com o futuro. Só temos o momento presente.


13- Santo Agostinho (6ª f. 13ª Semana Comum,Of. Leit): Que fez esse homem para merecer “ser assim assumido na unidade da pessoa pelo Verbo coeterno como Pai e ser o Filho Unigênito de Deus? O que fez para merecê-lo? (...) Pela ação do Verbo, ao assumi-lo, este mesmo homem, desde que começou a existir, começou a ser o Filho único de Deus!” (ou seja, sem mérito próprio algum).


14- “A oração deve ser sem gritaria” (S. Cipriano, 11º domingo comum) .

15-”Quando Deus for tudo em todos, não haverá mais desejos, pois Deus é tudo o que uma pessoa pode possuir “ (Ra f. Da 4ª semana da Páscoa,of. Leit.).

16- “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir, em cada rosto de pobre, à procura de teu rosto!” (Jeremias 20,7 e D. Pedro Casaldáliga).

17- Nossa oração incessante e contínua nos prepara para recebermos aquilo que pedimos (Sto. Agostinho, 29º domingo comum)

18- “É melhor mancar no bom caminho que correr fora dele” (Sáb 9ª sem. Comum, of. Leit).

19- “Estulto (bobo, idiota) seria o viajante que, detendo-se no caminho a contemplar as risonhas campinas, esquecesse o fim de sua viagem” (S. Gregório Magno, 4º dom. Páscoa of. Leit)

20-Falar várias línguas é ter várias virtudes, como a humildade, a paciência, a obediência (of. Leituras da festa de Sto. Antônio de Pádua,13 de junho)

21-Se não abandonarmos a vida reta, mesmo calados estamos orando (Sto. Agostinho, sáb. 5ª semana Páscoa, of. Leit.).

22-”Nós pedimos ao Pai:'Pelo vosso Filho Jesus Cristo'. Maria, porém pede : 'Pelo nosso filho Jesus Cristo', que faz toda a diferença no pedido! “ (Pe. Zezinho, 08/10/2010, TV Aparecida).

23- “Ostra feliz não faz pérolas” (Coletada por Rubem Alves. A pérola é consequência dos atritos que o grão de areia produz quando penetra na ostra).

24- Uma pessoa deu à sua inimiga uma lata de cocô. Esta lhe retribuiu com uma caixa de queijo, que ela fabricava em seu sítio, com um bilhete: “Cada um presenteia com o que tem de melhor! (Do livro de Rubem Alves)

25- Mais importante que a potência da lâmpada é o que ela está iluminando. Uma lâmpada de 100 watt pode estar iluminando um monte de esterco, e uma de 40 watt, um buquê de flores.(idem)

26- Ser absoluto nos faz obsoletos (Pe. Zezinho, em seu programa diário na TV Aparecida).

27- S. Cipriano, 1º sábado do Adv.- Não se deixar vencer, não desanimar da luta.

28- Pe. Fernando Cardoso: “Deus se deixa frustrar por um momento, mas não para sempre!”

29 -ALGUNS PENSAMENTOS do livro de Márcio Mendes “Vencendo Aflições, alcançando milagres”. Ed. Canção Nova, 30ª edição, fev. 2010.

pág.14: Deus não desistiu e nunca vai desistir de nós.

pág. 16: Às vezes jogamos fora coisas preciosas de nossa vida.

Pág. 22: Nunca devemos desistir, por mais impossível que pareça a solução dos problemas. Melhor do que falar de Deus, é falar COM Deus.

Pág. 24: Para rezar melhor, é preciso rezar mais.

Pág 27: A tristeza que agrada a Deus é a do arrependimento. “O sofrimento suportado com alegria é um poderoso exorcismo”.

Pág.56/57: Os pecados, mesmo perdoados, nos deixam profundas cicatrizes.

Pág. 61-65: Devemos arrancar sem piedade do coração tudo o que desagrada a Deus, ou seja: para beber vinho, tire antes o chá ou o café que está no copo.

Pág. 71-72: Nunca devemos compactuar com pessoas que pecam, ou seja, nunca devemos aprovar o pecado alheio.

Pág. 114/115: Não se auto condene. Perdoe-se!

30- “A grande traição ou tentação ao Evangelho, por parte dos seguidores de Jesus, é desbastar o Evangelho em suas exigências a tal ponto que caiba em todas as partes e se ajuste em qualquer projeto de vida” (“Vida Religiosa”, de Felicisimo Martinez Diez, pág. 93).

31- Todo vício tem o seu remédio e a virtude contrária (...) mas a vanglória (...) é a única que não tem virtude contrária que a combata. Ela se insinua nos atos mais santos; e até na própria humildade, se não se estiver prevenido, ergue, soberta, a sua tenda (...) A vanglória é chamada pelos santos “o caruncho da santidade.” (São Padre Pio de Pietrelcina). 


32- O Deus dos excluídos é o Deus dos que vivem nas condições mínimas de liberdade, ou por não exercer, dadas as condições restritivas do uso do seu sentido e significado na determinação de sua própria existência “ ( “A Revelação de Deus a partir dos excluídos” , Pe. Vítor C. F. Pág. 112).



03- VERSÍCULOS BÍBLICOS INTERESSANTES 


1-Jer 7,11- Vocês pecam, matam, e depois vêm ao templo oferecer sacrifícios e voltam para casa, achando que podem continuar a pecar!

2- Mc 11,24- “Tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que já o recebestes e assim será para vós.”

3- Mc 11,25- “Quando estiverdes orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas”.

4- Gn 18,37- Se Abraão tivesse continuado a oração, talvez Deus perdoasse a cidade mesmo que lá não houvesse 10 justos. Em Jer 5,1, pede para tentarem achar em Jerusalém um só justo e Deus perdoaria a cidade.

5-Lucas 11,10: Quem pede, recebe.

6- João 14,6: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”

7- Isaías 49,15-16:- “Eu nunca te esquecerei”, diz o Senhor.

8- Provérbios 15,17:- “Mais vale um prato de verdura com amor do que um boi cevado com ódio”.

9- Mateus 12,30:- “Quem não está comigo, está contra mim”.

10- Eclesiástico 2,1-6:- “Se te ofereceres para servir o Senhora, prepara-te para a prova (...) não te apavores (...) une-te a Deus e não te separes (...) Aceita tudo o que te acontecer (...) sê paciente nas humilhações (...) o ouro se prova no fogo, e os eleitos, no cadinho da humilhação. Conserva tua confiança na doença e na pobreza. Confia no senhor e Ele te ajudará. Endireita teus caminhos e espera nele”.

11- Oséias 2,16-17: “Vou levá-la ao deserto e aí lhe falarei ao coração. Aí lhe devolverei as videiras, e o vale das desgraças se transformará em portas de esperança.

12- Miquéias 7,19- Deus jogará no mais fundo do mar os nossos pecados.

13- Salmo 138,8-9:- “Completai em mim, Senhor, a obra começada! Vossa bondade é eterna!”

14)- Mateus 20, 1-16:- O dono do campo deu uma moeda para cada um, no final do dia: o amor de Deus é infinito e pleno, não faz diferença entre uma pessoa e outra: Deus nos ama por igual e infinitamente. Vamos continuar, no céu, a intensidade de amor com que o amamos aqui na terra. Aí é que está a diferença: no nosso amor por ele, e não no amor dele por nós.

15-Jeremias 12,5b- Se não nos sentirmos em segurança no nosso dia a dia, muito menos a sentiremos nos dias de tribulação!

16- Eclesiástico 3,20 (grego 18):- “Quanto maior fores, mais humilde deves ser”

17- Salmo 61 (62), 2-3:- “Só em Deus minha alma tem repouso”.

18- Tiago 2,13:- “ A misericórdia triunfa sobre o juízo” (ou seja: se tivermos misericórdia, o juízo final vai ser mais ameno para nós).

19- Provérbios 16,20: 'Quem escuta a Palavra do Senhor com atenção, encontra a felicidade”.

20- Provérbios 17,22:- “Coração alegre, corpo contente; espírito abatido, ossos secos”.

21- Eclesiástico 30,22-27- (Grego 21-25): A alegria é a vida do homem e aumenta a sua vida.

22- 1Coríntios 10,13: “Deus não permitirá que sejais tentado acima de vossas forças”.

23- Salmo 94,11:- “Deus conhece os nossos pensamentos”.

24- Colossenses 2,15-3,4: Muitos ensinamentos não são divinos, mas humanos.

25- 2Cor 2,12-3,6: Somos o perfume de Cristo.

26-2Cor 9,1-15:- “Deus ama quem partilha com alegria.

27- Sofonias 1,1-7:- “Silêncio diante do Senhor Deus!”

28- Isaías 56,10: Não devemos ser sentinelas cegas, nem cães mudos! S. Gregório desenvolve esse tema no ofício das leituras do 27º domingo comum (ver site no início desta página)

29- Lucas 11,24-26 – O recalque é como esses sete demônios que voltam à pessoa com maior força.

30_ 1 Pedro 5,8:- É impossível ser glutão e homem de Deus ao mesmo tempo! Santo Antão viveu no deserto, penitente, e morreu com 104 anos!

31- Romanos 8, 17-18:”Os sofrimentos da vida presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós”. E 2Cor 4,17: “A presente tribulação é momentânea”.

32- Sabedoria 11,24-25:- Se Deus odiasse algo, não o teria criado!

33- Efésios 1,4:- Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis.

34- Salmo 55,9:- “De minha vida recolheste cada lágrima”. Vers. 4:- “Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, porei em vós minha confiança!”.

35- Isaías 65, 17: “Jamais lembrarei as coisas passadas!”

36-"Deus enxugará toda lágrima dos nossos olhos".(Apoc 21,4)


4-Trechos selecionados por assunto:


1- SOBRE A SANTIDADE

“Sede perfeitos (...) como o Pai celeste é perfeito”. (Mt 5,48)

“Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lev 19,2; Lev 11,44; Lev 21,26; Lev 20,7;Êx 22,30; 1ª Pd 1,16; )

“Para que o sirvamos em santidade e justiça” (Lc 1,75)

(Deus, o Pai) “Nos escolheu em Cristo, antes da construção do mundo, para sermos em amor, santos e imaculados a seus olhos” (Ef.1,4)

“A vontade de Deus (...) é a vossa santificação (...) Deus não nos chamo à impureza, mas à santidade” (Tess 4,3.7).

(...)”Vai e de agora em diante não pequeis mais”(João 8,11)

“Filho, dá-me teu coração e faze que teus olhos aprovem e gostem dos meus caminhos” (Prov. 23,26).

“Na Cidade Celeste não entrará coisa alguma impura nem quem cometa abominações e diga mentiras, mas somente os que estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Apoc 21,27)

“Por isso, caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre imaculados e irrepreensíveis na paz” (2ª Pd 3,14)

“O Senhor (...) usa de paciência convosco. Não deseja que ninguém pereça. Ao contrário, quer que todos se arrependam” (2ª Pd 3,9)

“Vigia, (olha) por ti mesmo e pela instrução dos outros com insistência. Assim fazendo, hás de salvar a ti mesmo e aos que te ouvirem”.(1ª Tim 4,16).

“E disse para ela: Os pecados te estão perdoados(...) A tua fé te salvou, vai em paz!” (Lc 7,48.50).


2- ACEITAR-SE

“A verdade vos libertará” (João 8,32).

(...) “Deus é Deus de lealdade e não de falsidade” (Dt 32,4).

(...) “Justos e verdadeiros são teus caminhos, ó Rei das Nações!” (Isaías 11,5).

“A justiça será o cinto de seus quadris e a fidelidade (A verdade), o cinto de seus rins” (Isaías 11,5)

“Estas são as coisas que deveis fazer: falai a verdade uns com os outros”.(Zc 8,16).

“Por isso renunciai à mentira. Cada um diga a verdade ao próximo” (Ef.4,25)

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6)


3- TRECHOS SOBRE A ORAÇÃO


“Para mostrar que é necessário orar sempre, sem nunca desanimar, Jesus contou uma parábola.(...) Digo-vos que em breve (Deus) lhes fará justiça (àqueles que pedem com fé). Mas quando vier o Filho do Homem, encontrará fé na Terra?” (Lc 18,1.8)

O amigo importuno :- se um amigo vier lhe pedir pão de madrugada e insistir, você acabará lhe dando o pão só para que ele não o importune mais, se não for por causa da amizade. Se isso acontece entre pessoas humanas, quanto mais Deus não nos dará o que lhe pedimos com insistência, se o que lhe pedimos for para o nosso bem? (Lc 11,58)

O fariseu e o publicano: O publicano nem entrou no templo, pois era considerado impuro pelas autoridades, mas apenas ficou na porta, humildemente, implorando o perdão de seus pecados, de cabeça baixa. O fariseu, imponente, rezava julgando o publicano, “fazendo média” com ele. Jesus disse que o publicano saiu perdoado, mas o fariseu, além de não ter sido perdoado, saiu com um pecado a mais. A oração deve, pois, ser insistente, mas humilde e confiante. (Lc 18,9-14).

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas e tu não quiseste! Tua casa ficará deserta! “ (Mt 23,37-38).

“ Ó Deus(...) a ti procuro, de ti tem sede minha alma; minha carne por ti anseia, como a terra ressequida, sedenta, sem água!” (Sl 63(62),2

“O Senhor é meu Pastor: nada me falta! Em verdes pastagens me faz repousar, conduz-me às fontes tranquilas e reanima minha vida” (Sl 23(22) 1-3a).

“O homem que confia no Senhor será como uma árvore plantada junto da água, que lança suas raízes para a corrente; não teme quando chega o calor; sua folhagem permanece verde; num ano de seca não se preocupa e não pára de produzir frutos" (Jer 17,8 e Salmo 1).

"Mesmo que alguma mãe se esquecesse do filho que gerou, eu não te esqueceria! Eu e tatuei na palma de minhas mãos!" (Is 49,15-16)

"Eu nunca te esquecerei!" (Is 44,21c)

"Eu te amei com um amor eterno, por isso conservei meu amor por ti!" (Jer. 31,3)

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos juntos" (Apoc 3,20).

"Eu te aconselho a comprares meu ouro provado no fogo, para te enriqueceres, e vestes brancas, para te vestires e não aparecer a vergonha de tua nudez, e colírio, para ungir teus olhos, a fim de poderes ver. Eis que venho como um ladrão. Feliz quem vigia e guarda suas vestes para não andar nu e não serem vistas suas vergonhas".