quarta-feira, 11 de março de 2020

A ORAÇÃO NO IR. CARLOS

Caminhando na Oração… com o Irmão Carlos de Jesus 

Palestras de formação das Irmãzinhas de Jesus dadas pela Irmãzinha Annie de Jesus. 

A ORAÇÃO NO IR. CARLOS - introdução
O CAMINHO DE ORAÇÃO DO IRMÃO CARLOS DE JESUS 

(Reuniões feitas pela irmãzinha Annie de Jesus durante uma sessão de formação para as irmãzinhas de Jesus). 

“Vós me fazíeis sentir um vazio doloroso, uma tristeza que nunca experimentara até então… Essa tristeza, essa inquietude, um dom vosso!… Como eu estava longe de percebê-lo!...”. (Retiro em Nazaré, nov. 1897). 

“A encarnação tem sua fonte na bondade de Deus… mas o que logo aparece de maravilhoso é que ela brilha como um sinal ofuscante… É a humildade infinita que contém semelhante mistério” (idem). 

Nosso aniquilamento é o meio mais perfeito que temos de unir-nos a jesus e de fazer o bem...”. (Carta a Marie de Boney, 1 de dez. 1916, dia de sua morte). Se o grão de trigo morre, produz muitos frutos… 

INTRODUÇÃO 

Para conhecermos uma estrada, um caminho, só há um jeito: andar nele. Se é uma estrada nova, um caminho ainda mal traçado, precisamos de um guia. 

Pensei que não poderíamos encontrar um guia melhor que o irmão Carlos, não tanto pelo que disse ou escreveu sobre a oração, mas porque foi, até o fim, um grande homem de oração, alguém que mudou completamente de vida quando se encontrou com Deus, sob os traços de Jesus de Nazaré. Alguém que, de tanto viver da Eucaristia, acabou se tornando Eucaristia pra seus irmãos, a ponto de dar a vida por eles. 

Seguindo as grandes etapas de seu itinerário espiritual, vamos procurar os traços característicos de sua oração, dessa intimidade com Deus que ele encontrou no caminho de Nazaré.