domingo, 2 de abril de 2023

VOCAÇÃO PRESBITERAL



Agosto – Mês Vocacional 
Vocação Presbiteral 

Magda Melo 

Dentre as vocações a sacerdotal é uma das mais complexas. Ser o representante de Jesus não é fácil. Ao contrário requer muito mais do que se imagina.
Estamos falando de doação, dedicação, compromisso, solidariedade, amor incondicional, dentre outras atitudes que são a tônica do dos que se dedicam ao sacerdócio. 

Mas o oposto, a condição humana, daquele investido do representante divino, para prestar servicos a todos especialmente aos filhos, irmãos, que se encontram totalmente fragilizados. 

Vivemos uma época única, com enormes desafios, relações quebradas, corações sangrando, vidas mutiladas, direitos retirados, enfim, uma reviravolta incomensurável. Cada dia mais difícil entender os sentimentos, as reações, enfim, os traumas pessoais em todas as esferas, pessoal, social, eclesiástica, ambiental e profissional. 

São Francisco de Assis, nos ensina que devemos "começar fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. E que: "Não podemos mudar o mundo, mas algo em nossa volta precisa ser diferente", e a diferença quem fará é Jesus contando com o seu compromisso assumido no sacramento. 

Dentre os trabalhos como presbítero, algumas das atividades, com certeza aos olhos humanos serão impossíveis de serem realizadas. São Francisco aconselha, iniciemos por aquilo que é necessário. É preciso que confie no Senhor, siga em frente, escute o povo e verás que tudo se torna possível e gratificante. 

Com Deus, em Deus e para Deus, São João Maria Vianey, padroeiro dos Padres, ensina "Depois de Deus, o sacerdote é tudo". 

Peço a Deus, que sempre o ilumine em sua missão, que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões corretas e que o manto de nossa Senhora sempre esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos. 

Parabéns! Que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foi chamado e a qual disse SIM. 

Abraços / Carinho / Com ternura 

Magda Melo