domingo, 30 de abril de 2023

A VOCAÇÃO SACERDOTAL

A vocação sacerdotal é um dom divino 

Magda Melo 

Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus, não é uma tarefa fácil sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado vive esse grande projeto de Jesus. Pois o projeto é exigente, requer renuncias, acolher, estar presente, se solidarizar, privilegiar os excluídos, marginalizados, é instruir, confortar, visitar, ser presença na ausência de tudo e de todos. 

Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e fé. Muita fé. É necessário abrir mão de muitas coisas essenciais na vida, como a família, o conforto, a liberdade, um verdadeiro despojar-se de si mesmo. 

É ser grato, estar disposto, e muitas vezes nem é compreendido, é ser forte, destemido, mesmo que o coração esteja partido pela dor, é ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo. 

São Francisco de Assis, nos ensina que devemos "começar fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. E que: "Não podemos mudar o mundo, mas algo em nossa volta precisa ser diferente", e a diferença quem fará é Jesus contando com o seu compromisso assumido no sacramento. 


Dentre os trabalhos como presbítero, algumas das atividades, com certeza aos olhos humanos serão impossíveis de serem realizadas. São Francisco aconselha, iniciemos por aquilo que é necessário. É preciso que confie no Senhor, siga em frente, escute o povo e verás que tudo se torna possível e gratificante. 


Diante do grande desafio que vivemos atualmente, uma pandemia que assola o mundo, e vem dizimando uma considerável parte da humanidade, nos faz pensar em nossa fragilidade, e capacidade de enfrentar tamanho desafio, e, essa nova realidade impõe-nos que todos cuidem de si e cuidem dos outros com o mesmo amor que Cristo cuida de cada um de seus filhos. E hoje, esse cuidado é mais exigente, e requer uma nova dinâmica de fé e vida. 


Peço a Deus, que sempre o ilumine em sua missão, que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões corretas e que o manto de nossa Senhora sempre esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos. 


Parabéns! Que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foi chamado e a qual disse SIM. 

Abraços Carinho Com ternura