domingo, 19 de fevereiro de 2012

ORAÇÕES/ ROSÁRIO/ VIA SACRA



ORAÇÕES COMUNS DO DIA A DIA

A seguir, você tem todas as orações reunidas aqui. 

1 – PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL. AMÉM 

2 – AVE-MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO, BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DE VOSSO VENTRE, JESUS. SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS, PECADORES, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE. AMÉM. 

3 – GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO, COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE. AMÉM. 

4 – SALVE-RAINHA, MÃE DE MISERICÓRDIA, VIDA, DOÇURA E ESPERANÇA NOSSA, SALVE! A VÓS BRADAMOS OS DEGREDADOS FILHOS DE EVA. A VÓS SUSPIRAMOS, GEMENDO E CHORANDO NESTE VALE DE LÁGRIMAS. EIA POIS, ADVOGADA NOSSA, ESSES VOSSOS OLHOS MISERICORDIOSOS A NÓS VOLVEI, E DEPOIS DESTE DESTERRO, MOSTRAI-NOS JESUS, BENDITO FRUTO DE VOSSO VENTRE, Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE VIRGEM MARIA! ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO. AMÉM 


5 – CREIO EM DEUS PAI, TODO PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, E EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCEU DA VIRGEM MARIA, PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO, DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, SUBIU AOS CÉUS, ONDE ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO PODEROSO, DE ONDE HÁ DE VIR JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. CREIO NO ESPÍRITO SANTO, NA SANTA IGREJA CATÓLICA, NA COMUNHÃO DOS SANTOS, NA REMISSÃO DOS PECADOS, NA RESSURREIÇÃO DA CARNE, NA VIDA ETERNA. AMÉM. 


6 – SANTO ANJO DO SENHOR, MEU ZELOSO GUARDADOR, JÁ QUE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA, SEMPRE ME REGE, ME GUARDA, GOVERNA E ILUMINA. AMÉM.


7 – ATO DE CONTRIÇÃO - SENHOR JESUS CRISTO, PARA MIM CRUCIFICADO, PEÇO PERDÃO DE TODOS OS MEUS PECADOS E NÃO QUERO NUNCA MAIS PECAR. AMÉM. 

8 – OFERECIMENTO DO DIA - EU VOS AGRADEÇO, SENHOR, POR ESTA NOITE QUE TIVE E PORQUE ME DESTES A VIDA. PEÇO-VOS QUE EU A UTILIZE PARA VOS SERVIR E VOS GLORIFICAR, Ó TRINDADE SANTÍSSIMA PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE! EU VOS DEDICO TODO ESTE DIA. QUERO VIVÊ-LO SEM PECADO ALGUM. QUERO RESPEITAR AS PESSOAS, FAZER TUDO O QUE PUDER POR TODAS COM QUE ME ENCONTRAR. OFEREÇO-VOS TUDO O QUE EU FIZER DE BOM EM REPARAÇÃO DE MINHAS OFENSAS E AS DE TODAS AS OUTRAS PESSOAS, PELO PAPA, BISPOS, SACERDOTES, CRISTÃOS LEIGOS, PELOS MEUS PARENTES, AMIGOS E CONHECIDOS, PELOS DOENTES, NECESSITADOS, PELA MINHA FAMÍLIA, PARA QUE OS GOVERNANTES E OS POVOS SE UNAM PARA ACABAREM COM A MISÉRIA E A INJUSTIÇA, E POR TODAS AS INTENÇÕES QUE MARIA SANTÍSSIMA QUISER APLICAR E OFERECER . POR CRISTO, NOSSO SENHOR. AMÉM. 

9 – ATO DE FÉ - MEU PAI, EU CREIO EM VÓS E EM TUDO O QUE REVELASTES, MAS AUMENTAI A MINHA FÉ. CREIO QUE JESUS CRISTO É DEUS E VIVE E REINA CONVOSCO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. ESPERO QUE UM DIA EU POSSA ESTAR CONVOSCO E COM TODOS OS QUE VOS AMAM, E PARA ISSO EU ME COMPROMETO A CUMPRIR A VOSSA VONTADE. AMO-VOS PORQUE NOS AMAIS COM MISERICÓRDIA E BONDADE. E PORQUE SOU AMADO POR VÓS, QUERO AMAR TODAS AS OUTRAS PESSOAS, INCLUINDO AS MARGINALIZADAS E DESPREZADAS, COM TODA A GENEROSIDADE QUE ME É POSSÍVEL. E PERDOO DE CORAÇÃO TODAS A OFENSAS QUE EU POSSA TER RECEBIDO. AMÉM. 

10 – ORAÇÃO DO ABANDONO - MEU PAI, A VÓS ME ABANDONO. FAZEI DE MIM O QUE QUISERDES. O QUE DE MIM FIZERDES, EU VOS AGRADEÇO. ESTOU PRONTO PARA TUDO, ACEITO TODAS AS COISAS, CONTANTO QUE A VOSSA VONTADE SE FAÇA EM MIM E EM TODAS AS VOSSAS CRIATURAS, NÃO QUERO OUTRA COISA, MEU DEUS. ENTREGO A MINHA VIDA EM VOSSAS MÃOS. EU VO-LA DOU, MEU DEUS, COM TODO O AMOR DE MEU CORAÇÃO, PORQUE EU VOS AMO E PORQUE É PARA MIM UMA NECESSIDADE DE AMOR DAR-ME, ENTREGAR-ME EM VOSSAS MÃOS SEM MEDIDA, COM INFINITA CONFIANÇA, PORQUE SOIS MEU PAI.



11 – COMUNHÃO ESPIRITUAL -SENHOR JESUS, EU VOS ABRO AS PORTAS DA MINHA VIDA. COMO AGORA NÃO POSSO RECEBER-VOS EM COMUNHÃO, VINDE AO MENOS ESPIRITUALMENTE NO MEU CORAÇÃO. PERDOAI MEUS PECADOS, PURIFICAI-ME. 



12–ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO – VINDE, SANTO ESPÍRITO, ENCHEI OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIÉIS E ACENDEI NELES O FOGO DO VOSSO AMOR! ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO E TUDO SERÁ CRIADO, E RENOVAREIS A FACE DA TERRA. OREMOS: Ó DEUS, QUE INSTRUÍSTES OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIÉIS COM A LUZ DO ESPÍRITO SANTO, FAZEI QUE APRECIEMOS RETAMENTE TODAS AS COISAS SEGUNDO O MESMO ESPÍRITO E GOZEMOS SEMPRE DA SUA CONSOLAÇÃO. POR CRISTO NOSSO SENHOR. AMÉM! 


13 - O SANTO ROSÁRIO 


Modo de rezar: Leia o título do mistério, reze 1 Pai-nosso, 10 vezes a Ave-Maria e 1 Glória ao Pai, e passe para o mistério seguinte. Para terminar o terço, reze a Salve-Rainha, depois 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai pelo Papa e pelas necessidades da Igreja, na intenção de receber as indulgências anexas ao terço, e termine rezando o Creio. Após cada mistério, reze esta oração ensinada pela Virgem Maria, em Fátima: 


Ó MEU JESUS, PERDOAI-NOS E LIVRAI-NOS DO FOGO DO INFERNO, LEVAI AS ALMAS TODAS PARA O CÉU E SOCORREI PRINCIPALMENTE AS QUE MAIS PRECISAREM DE VOSSA INFINITA MISERICÓRDIA. AMÉM.


MISTÉRIOS GOZOSOS: segundas e sábados. 

1 – No primeiro mistério gozoso contemplamos a anunciação do Anjo a N. Senhora, dizendo-lhe que ela ia ser a Mãe de Jesus, Deus-homem verdadeiro. 

2 – No segundo mistério gozoso contemplamos a visita de N. Senhora à sua prima Santa Isabel. 

3 – No terceiro mistério gozoso contemplamos o nascimento de Jesus numa gruta de Belém 

4 – No quarto mistério gozoso contemplamos a apresentação de Jesus no templo e a purificação ritual de N. Senhora. 

5 – No quinto mistério gozoso contemplamos a perda e o encontro de Jesus no templo. 

MISTÉRIOS DOLOROSOS: terças e sextas-feiras

1 – No primeiro mistério doloroso contemplamos a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. 

2 – No segundo mistério doloroso contemplamos a flagelação de Jesus. 

3 – No terceiro mistério doloroso contemplamos como Jesus foi coroado de espinhos. 

4 – No quarto mistério doloroso contemplamos como Jesus subiu o calvário levando a pesada cruz 

5 – No quinto mistério doloroso contemplamos a crucifixão e morte de Jesus no Calvário, entre dois ladrões. 

MISTÉRIOS GLORIOSOS: quartas e domingos.


1 – No primeiro mistério glorioso contemplamos a ressurreição de Jesus. 

2 – No segundo mistério glorioso contemplamos a ascensão de Jesus. 

3 – No terceiro mistério glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos acompanhados da Virgem Maria e aos demais discípulos. 

4 – No quarto mistério glorioso contemplamos a assunção de Maria ao Céu. 

5 – No quinto mistério glorioso contemplamos a coroação de Maria no Céu, como Rainha.

MISTÉRIOS LUMINOSOS: quintas feiras

1 – No primeiro mistério luminoso contemplamos o batismo de Jesus 

2 – No segundo mistério luminoso contemplamos como nas Bodas de Caná Jesus muda a água em vinho pela intercessão de Maria. 

3 – No terceiro mistério luminoso contemplamos como Jesus anuncia o seu Reino, pela pregação e pelos milagres 

4 – No quarto mistério luminoso contemplamos como Jesus se transfigura no Monte Tabor 

5 – No quinto mistério luminoso contemplamos como Jesus instituiu a Eucaristia, na Santa Ceia. 

MISTÉRIOS EXTRAS, REZADOS PELOS EREMITAS DE JESUS MISERICORDIOSO (não foram apresentados ainda para a aprovação eclesiástica, mas são bonitos de se rezar e meditar). 

MISTÉRIOS JUBILOSOS: rezar como complemento ao rosário. 


1 – No primeiro mistério jubiloso contemplamos o nascimento de Maria 

2 – No segundo mistério jubiloso contemplamos como a sagrada família acolheu os pastores e os magos (os marginalizados) ao presépio de Jesus. 

3 – No terceiro mistério jubiloso contemplamos como a Sagrada Família teve de fugir para o Egito por causa da perseguição de Herodes. 

4 – No quarto mistério jubiloso contemplamos o Bar-mitzvá de Jesus (cerimônia em que o adolescente era recebido no templo como alguém que começava a ser responsável pelos seus atos). 

5 – No quinto mistério jubiloso contemplamos como os anjos alimentaram Jesus após quarenta dias de jejum e tentação no deserto. 


MISTÉRIOS COMPLEMENTARES: rezar como complemento ao rosário


1 – No primeiro mistério complementar contemplamos o casamento de Maria e José 

2 – No segundo mistério complementar contemplamos a circuncisão de Jesus. 

3 – No terceiro mistério complementar contemplamos as dores de Jesus e Maria. 

4 – No quarto mistério complementar contemplamos as alegrias de Jesus e Maria. 

5 – No quinto mistério complementar contemplamos o triunfo de Maria em todos os lugares onde ela ainda não é amada, principalmente nas prisões e nas denominações religiosas que a desprezam. 


14 - A VIA SACRA

(A cada estação rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai e a jaculatória:

NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR, E VOS BENDIZEMOS, PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REDIMISTES O MUNDO!



1 - JESUS É CONDENADO À MORTE

2 - JESUS PEGA A CRUZ E SOBE O CALVÁRIO

3 - JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

4 - JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE

5 - JESUS É AJUDADO POR SIMÃO CIRINEU

6 - JESUS SE ENCONTRA COM A VERÔNICA

7 - JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

8 - JESUS ENCONTRA AS PIEDOSAS MULHERES

9 - JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

10 - JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

11 - JESUS É PREGADO NA CRUZ

12 - JESUS MORRE NA CRUZ

13 - JESUS É TIRADO DA CRUZ E COLOCADO NOS BRAÇOS DE SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA

14 - JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

15 - JESUS RESSUSCITA GLORIOSO.

Depois da Via Sacra, rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-maria e 1 Glória ao Pai pelo papa e pelas necessidades da Igreja, a fim de lucrar as indulgências anexas a esta devoção.

Faça a Via Sacra diariamente, mas sobretudo às sextas-feiras às 15 horas.


16 -TERÇO DA MISERICÓRDIA
(Do site da Canção Nova: http://www.cancaonova.com/

Aprenda a rezar o terço da misericórdia: 

Pai-Nosso... 
Ave-Maria... 
Creio... 

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se: 

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro. 

Nas contas das Ave-Marias, reza-se: 

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes) 

Ao final do terço, reza-se: 

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. 

Reze a novena à Divina Misericórdia

Este terço foi ensinado durante uma visão que Irmã Faustina teve em 13 de setembro de 1935: 

"Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus... a ponto de atingir a terra ... Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição..." 

No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou essa oração nas contas do rosário. 

Mais tarde, Jesus disse a Irmã Faustina: 

"Pela recitação desse Terço agrada-me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Estas almas têm sobre meu Coração misericordioso um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame..." 

"....Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".