quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RETIRO - PE. MÁRIO FILIPPI - INTRODUÇÃO



RETIRO DE 2008 – (Pe. Mário Filippi)- INTRODUÇÃO

Da Redação

Caros Amigos e Irmãos da Fraternidade.
Este retiro da Fraternidade Sacerdotal Jesus+Caritas aconteceu de 04 a 11 de janeiro de 2008, na Casa de Retiros dos Capuchinhos, Hidrolândia, GO, sob a orientação do Pe. Mario Filippi, que veio especialmente (da Itália) para orientar o retiro e rever seus amigos, que aqui deixou, após ter dedicado décadas de seu ministério presbiteral no Brasil.

Participaram 70 pessoas, sendo: 63 presbíteros, 1 bispo, 3 religiosas e 3 leigos. Ficou comprovado, mais uma vez, que o “encontro” é a graça da fraternidade, e que as distâncias não são empecilhos para a realização desses nossos retiros. Vieram irmãos de norte e sul, leste e oeste, cada um
trazendo, dentro de si e com as suas bagagens, esperanças, alegrias e a certeza de que o retiro seria um lugar para renovar as forças para poder enfrentar as dificuldades, que são muitas, e, com certeza, a oração, a partilha, o silêncio, a adoração, a vigília e a meditação ajudaram a todos. A cada dia do retiro isso era visível.
Não podemos ser injustos com o ambiente, pois o local, com a sua beleza natural, e as pessoas, que lá trabalham, também contribuíram para a realização do retiro e o encontro com Deus. A pedido dos participantes e, como já está se tornando tradição após cada retiro, publicamos as reflexões.

Procuramos a partir dos manuscritos cedidos pelo Pe. Mario Filippi digitar e, após sua revisão, publicar o conteúdo neste boletim.

Tendo em mãos esses textos, eles poderão nos ajudar em nossas reflexões pessoais e regionais durante o ano todo. Queremos que o Boletim seja também um instrumento para os irmãos que não puderam estar presentes e participar do retiro.

Aconteceu, também, durante o retiro, a Assembléia Nacional, e na assembléia foi realizada a escolha da Nova Equipe de Coordenação. O novo responsável nacional é o Pe. Celso Pedro da Silva, a quem desejamos, bem como a sua equipe, um sexênio de muitas realizações.
(...)
Desejamos aos amigos e irmãos da Fraternidade uma boa leitura.

(DO NOSSO BLOG)

O NOSSO CORRETOR DE ERROS NÃO FUNCIONOU E PODE HAVER VÁRIOS DELES NOS TEXTOS. PEDIMOS DESCULPAS. AS OUTRAS MEDITAÇÕES ESTÃO LINKADAS AQUI. SE QUISER ESCOLHER O ASSUNTO, É SÓ CLICAR. OS ASSUNTOS ESTÃO TAMBÉM NO ÍNDICE GERAL.