quarta-feira, 28 de março de 2012

O IRMÃOZINHO REMY


março de 2012 - Edson Damian 

"Pai a vós me abandono...
Entrego a minha vida em vossas mãos.
Eu vo-la dou, meu Deus, com todo o amor do meu coração.
Porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor
dar-me e entregar-me em vossas mãos,
sem medida e com infinita confiança,
porque sois meus Pai".


Querido Irmãozinho Remy, rogai por nós.


+ edson damian

Faleceu o nosso amigo muito querido e irmãozinho de Jesus, Remy Felizard, da fraternidade religiosa de Carlos de Foucauld, ocorrida na noite do dia 22, por uma hemorragia gástrica fulminante, na cidade de Atibaia, para onde foi levado de Bom Jesus dos Perdões, no estado de São Paulo, onde ultimamente vivia numa pequena fraternidade, com seu inseparável companheiro religioso, irmãozinho Serafim Moura, tendo ali em Bom Jesus sido sepultado.

Providencialmente, nos dias de sua enfermidade, Remy hospedava um irmãozinho europeu, Carlos, que a tudo assistiu e serviu fraternalmente. Remy era francês, tinha perto de 70 anos, tendo chegado ao Brasil em meados da década de 70 e trabalhou por quase 40 os no grande abc (cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano), como marceneiro, dotado que era de grande habilidade profissional.

Morou inicialmente na periferia, divisa entre são Caetano e Santo André, na companhia também do irmãozinho francês Juido Morel, que hoje vive em João Pessoa, PB, e depois numa grande favela em Santo André.

Viveu plena e fielmente o projeto em que acreditou: trabalhar com e estar entre os pobres, vivendo a semelhança do amor, conforme a espiritualidade de Nazaré. O engajamento e a consciência cristã e política radicais fizeram com que Remy participasse de todas as grandes lutas da classe operária na região, seja pelos sindicatos ou pelas associações de bairros que frequentava. Por essas causas lutou e alterava sua normal tranquilidade e mansidão quando tinha que defender, nos debates ou em conversas informais, princípios socialistas. 

Deixa, pois, um grande exemplo de vida cristã pobre, comprometida com o evangelho e o Reino de Deus, o que se soma a grandes virtudes cultivadas, como a simplicidade, humildade e generosidade. Infelizmente não mantinha muito contato com a fraternidade secular, mas todos nós que o conhecemos o admirávamos.

Descansa em paz, querido amigo e irmão remy, no seio do amor de Deus, com Jesus, Maria, José de Nazaré, o beato Carlos de Foucauld, Irmãzinha Madeleine, Irmãozinho René Voillaume, Irmãzinho Henry, Irmãzinho Bourceret (o andarilho, Imãozinho Carlo Carreto e outros da família espiritual de Nazaré. 



DEPOIMENTO DE UM COLEGA METALÚRGICO E AMIGO DO REMY:





Olá Carlos, realmente é uma notícia que choca. Trabalhei com o Remy na Toshiba de São Bernardo, e quando terminou a greve de 41 dias em 1980, só 17 operários da fábrica tinham resistido até o fim. Remy estava entre eles e fomos demitidos naquele dia - 12 de maio de 1980. Acho que ele (como eu) teve muitas dificuldades para arrumar um novo emprego porque a FIESP orientou todas as empresas a não contratar trabalhadores demitidos em 12.05.1980.

Ele está num bom lugar, era uma figura iluminada.

Abraços 

Elias Stein