quinta-feira, 8 de março de 2012

ESPIRITUALIDADE DE C. F- 8ª PARTE



f) Nesse contexto, adquire uma nova luz a dimensão contemplativa do Irmão Carlos
pela qual sempre lutou e que lhe custou encontrar; que não encontrou na Trapa, nem fazendo-se eremita, só, mas que depois encontrou ao fazer-se próximo dos outros; encontrou-a porque já lhe havia sido dado esse olhar que lhe permite penetrar o fundo da realidade. Era outra a contemplação que ele buscava, não menos séria e importante. 

Às vezes pensamos que a contemplação é para as monjas e monges de vida contemplativa, muitas vezes associou-se a contemplação à mística e aos fenômenos extraordinários. É uma maneira de empobrecer a contemplação.

Santa Teresa de Jesus era uma grande contemplativa, mas tinha os pés no chão, profundamente. Não era uma devota qualquer. Há uma contemplação que faz parte da existência cristã e que nos foi tirada muitas vezes, a qual, às vezes, perdemos e nesse caso a experiência cristã se esvazia, porque se ritualiza e se torna práticas espirituais, repetição e não alimenta essa visão que nos permita ir mais além das aparências. 

Essa é a contemplação, parece-me, do Irmão Carlos e o que explica que esse itinerário o levasse a situar-se no coração do mundo, porque aí encontrava Deus, encontrando-se com os outros. Mas isso não é evidente. É preciso ter olhos para descobri-lo e contemplá-lo, podendo assim entusiasmar-se. Essa vida, essa experiência, esse itinerário, seriam impossíveis sem essa dimensão contemplativa nova. É realmente um caminho novo. Também na contemplação. 

O pouco que conheço das irmãzinhas e dos irmãos sempre me impressionou. Uma vida assim só se sustenta, a longo prazo por gente mística, no sentido forte e profundo da palavra. E essa é a espiritualidade de todos vocês.

Deixo agora a questão dos traços porque já aludi mais ou menos a isso com algumas pinceladas, dizendo como seria necessário situá-las nesse processo espiritual e fazer isso constantemente, porque acho que é isso que pode revitalizar-nos. É um trabalho sem fim, que cabe a vocês, encarnando essa espiritualidade. Então, deixamos os traços, que estão mais ou menos situados. É suficiente, vocês os conhecem melhor do que eu. Eu queria, mais do que explicitá-los, colocá-los no contexto do itinerário. É isso, me parece, que pode ajudá-los a renovarem-se e a reler a mensagem para hoje .