sexta-feira, 22 de setembro de 2017

TONY PHILPOT

Tony PHILPOT, nosso querido irmão

Tony Rogers (do www.iesuscaritas.org/ )

Ex  Vigário Geral da Diocese de East Anglia,  e Diretor Espiritual do Venerável Colégio de Inglês em Roma, Mons. Tony Philpot, morreu aos 81 anos. O Sr. Tony Rogers presta-lhe homenagem.
Anthony (sempre conhecido como Tony) John Philpot nasceu em 24 de março de 1935 em Croydon, filho mais velho de William e Josephine. Quando a guerra explodiu, o escritório de seu pai foi transferido para Bedford e, posteriormente, foi para Bedford School, alma mater de John Bunyan.
Em 1953, Tony começou seus estudos para o sacerdócio no Venerável Colégio de Inglês em Roma e foi ordenado em 1959 na Basílica de São João de Latrão, completando seu Licenciado em Teologia no próximo ano e retornando à Diocese de Northampton para servir como padre assistente, primeiro em St Joseph's, Bedford e depois na  Cathedral Northampton.
Seu primeiro cargo pastoral foi em Leighton Buzzard, e, depois disso, todas os seus compromissos paroquiais foram na em que mais tarde se tornou a Diocese de East Anglia. Ele assumiu a paróquia de São Marcos em Ipswich, quando os franciscanos partiram e depois foi transferido para Newmarket, trabalhando por um curto período com a Sociedade de São Tiago na América do Sul.
Em 1980, o bispo Alan Clark pediu-lhe que se mudasse para Nossa Senhora e os Mártires Ingleses em Cambridge, onde permaneceu por 14 anos. 
(Igreja de N. Sra. e os Mártires Ingleses)





Seu tempo lá, onde seus dons como um pregador talentoso e um pastor gentil foram muito apreciados, foi um tempo de mudança. Embora as dissidências litúrgicas que haviam perseguido seu antecessor, Paul Taylor Canom, haviam terminado,Tony estava envolvido com a reorganização importante do ensino secundário católico do Estado,  em Cambridge, bem como com uma remodelação importante e muito necessária da reitoria.
Quando a diocese de East Anglia foi criada em 1976, o bispo Alan Clark pediu-lhe que se encarregasse da educação religiosa, e mais tarde o nomeou como um dos seus vigários gerais. A década de 1980 foi um momento em que o apoio mútuo para os sacerdotes da diocese recebeu alta prioridade e Tony foi responsável por liderar o programa do Ministério para os sacerdotes.
Ele também se envolveu na Fraternidade Jesus Caritas, inspirada pela espiritualidade de Charles de Foucauld, para o qual ele acabou se tornando o responsável mundial. Isso o levou para fora do país por um tempo considerável a cada ano, e como viajante experiente em todos os cantos do mundo, ele logo aprendeu os perigos da bagagem atrasada e perdida. Então, de acordo com seu próprio estilo de vida simples, ele se sentia orgulhoso em poder estar ausente por três semanas em seguida, apenas levando bagagem de mão com ele e lavando e secando suas roupas diariamente.
Também foi eleito para a Irmandade antiga do clero secular inglês, um corpo que, nos tempos penais, foi responsável pela governança da Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales até a nomeação dos Vigários Apostólicos, e que continuou como uma fraternidade de 24 sacerdotes desde então.
Após o seu tempo em Cambridge, Tony tomou a atitude  incomum de voltar para St Mark's em Ipswich, onde  tinha sido pároco alguns anos antes, e depois de um tempo relativamente curto lá, foi convidado a gerenciar  Palazzola, a casa de campo do Colégio de Inglês em Roma, à beira do Lago Albano.
Ele era cada vez mais requisitado como pregador de retiros, e há poucas dioceses na Inglaterra e no País de Gales que não se tenham beneficiado de sua sabedoria acessível e espiritualidade pessoal profundamente enraizada. Sua facilidade com as palavras foi aprovada num excelente folheto sobre o sacramento da reconciliação, chamado 'Clearing the Site' (Limpando o Lugar ?) e dois livros - 'Sacerdócio na realidade - vivendo a realidade do sacerdote diocesano em um mundo em mudança'. e 'Você será Sagrado' - princípios básicos espirituais.
Talvez, sem surpresa, ele foi convidado a mudar de Palazzola, para se tornar diretor espiritual no Venerable English College, um cargo que ele ocupou por cerca de cinco anos.
A aposentadoria do Colégio levou-o a Peterborough, onde seus dons fenomenais como lingüista foram utilizados para ministrar a grande comunidade portuguesa da cidade, cuja língua ele havia aprendido antes de sair de Roma.
Mas até a aposentadoria foi interrompida, quando foi convidado a voltar para Roma e ajudar no Colégio Beda por um ano. O contato com os seminaristas em formação e os sacerdotes no ministério ativo em sua própria diocese e além significou que pode haver poucos que não reconheceram pelo menos seu nome, mesmo que não tivessem um encontro pessoal com ele.
Depois de alguns anos em Peterborough, ele tomou a audaz decisão de se mudar para Londres quando um apartamento independente ficou disponível na casa de St Anne em Stoke Newington. Viver em Londres significava que ele estava muito mais perto de suas irmãs Margaret e Cathie.
O câncer eventualmente assumiu o controle e ele foi transferido para a seção de lar de idosos de St Anne's. Tony lutou bravamente e morreu em 16 de julho de 2016). Ele pode descansar em paz e subir à glória!




Esta é a foto que tirei dele quando caminhávamos numa rua do Cairo durante a Assembléia Internacional de 2000. Foi nosso último encontro (Irmão Eduardo Eremita)