sábado, 7 de janeiro de 2012

FR.HENRIQUE-C.FOUC-01



ESTUDO EM 9 ARTIGOS DO FRATER HENRIQUE



1. CHARLES DE FOUCAULD INTERPELA A VIDA RELIGIOSA, HOJE
Frater Henrique Cristiano José Matos, cmm, irmão leigo, e-mail: fraterhc@terra.com.br

Introdução

A beatificação de Charles de Foucauld, a 13 de novembro de 2005, ofereceu uma oportunidade singular para que conhecêssemos mais de perto a pessoa e a herança espiritual desse “profeta do deserto”.Trata-se de um santo diferente, alguém que não se deixa amoldar a uma hagiografia convencional. Sua vida foi uma grande aventura e apresenta um trajeto descontínuo e imprevisível. Sua personalidade, sob muitos aspectos, parece contraditória. Qual seria o segredo da atração que ele exerce, ainda hoje, sobre tantas pessoas, dentro e fora da Igreja?

Quando este incansável procurador do Absoluto encontra o “tesouro da sua vida”, entrega-se com impressionante radicalidade ao “único necessário”, ao Deus do Amor. “Não escolhemos nossa vocação, nós a recebemos — escreveu um dia — e devemos procurar conhecê-la, procurar ouvir a voz de Deus e perscrutar os sinais de sua vontade”.

Sua profunda comunhão com Deus — através de Jesus de Nazaré, seu bem- amado Irmão e Senhor — o conduz a uma incondicional solidariedade com os outros, seus irmãos, particularmente com “os últimos” da sociedade. 

Charles de Foucauld (1858-1916) marcou a Igreja e,dentro dela, a Vida Religiosa de nosso tempo. Sua pessoa e obra suscitam admiração e respeito e muitos reconhecem a atualidade de sua mensagem, caracterizada pela simplicidade evangélica, pelo valor imprescindível do transcendente, pela fidelidade àqueles que a sociedade marginaliza ou despreza, e pela abertura ao diálogo com o diferente. 

Desenvolveremos o presente artigo em três partes. Na primeira, traçamos, em linhas globais, a vida de Foucauld , moldura indispensável para entendermos sua contribuição específica ao cristianismo hodierno. Na segunda parte analisamos os elementos centrais de sua espiritualidade e procuramos situar a originalidade de seu carisma. Na terceira parte do texto veremos a atualidade de sua mensagem para a Igreja e a Vida Consagrada de nossos dias.