segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O SILÊNCIO : 4ª PARTE

4- PENSAMENTO SOBRE O SILÊNCIO (GANDHI)

( M.K.GHANDI)
1 – Quem está frente a frente com Deus, não fala; não conseguiria fazê-lo!
2 – O ruído não pode afastar o ruído. Só o silêncio pode fazer isso.
3 – O silêncio inspirado pelo medo não é verdadeiro silêncio.
4 – O homem empobrece as coisas muito mais com suas palavras que com seu silêncio.
5 – um sábio afirmou que só no silêncio nos preparamos à realização pessoal. E nossa vida futura estará conectada à nossa realidade profunda.
6 – Quanto tiveres dúvida se é melhor falar ou calar, escolhe o silêncio.
7 – O silêncio dilata o espaço de tempo de nossa vida.
8 – Se deixássemos de falar coisas inúteis e falássemos coisas úteis, usando um mínimo de palavras, economizaríamos muito tempo para nós mesmos e para os demais.
9 – Quantas coisas se podem fazer com o silêncio! Todos os dias tenho novas provas disso!
10 – Quando as conversações inúteis se convertem num costume, devemos libertar-nos dele, fechando decididamente nossa boca ou, se necessário, costurando nossos lábios.
11 – Até a menor palavra inútil ofende a verdade. Por esse motivo, é mais fácil praticar a verdade, se se guardar o silêncio.
12 – Descubro, cada dia mais, a importância do silêncio. O silêncio é é necessário para todos, mas para os que têm de trabalhar é mais valioso do que o ouro.
13 – Quanto mais avanço em minha vida, tanto mais me dou conta de que a maior conversação é o silêncio. Se for necessário falar, convêm fazê-lo brevemente e não usar duas palavras onde basta uma.
14 – os que têm um grande autocontrole, ou estão totalmente absortos em seu trabalho, falam pouco. Falar e trabalhar não combinam bem. Observa a natureza: ela trabalha continuamente, mas em silêncio.
15 – A observância do silêncio é sinal autêntico de quem prometeu sempre falar a verdade. Entretanto, a gente percebe que muitos dos que dizem que buscam a verdade falam demasiadamente. É necessário que procurem superar esse feio costume.