domingo, 8 de janeiro de 2012

C. DE FOUC - 11)ORAÇÃO




A oração é todo encontro da alma com Deus. É também olhar para Deus, sem palavra, estando a alma unicamente ocupada em contemplá-lo com o olhar de que ama, embora emudecido em seus lábios, até mesmo em seus pensamentos... A melhor oração é aquela onde há mais amor (Écrits Spir., p. 160).

Sejamos homens de desejo e de oração... Deus tudo pode (Meditação sobre o Evangelho de Mateus).

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos” (Mt 5,44). Orar pelos nossos perseguidores e inimigos. Devemos cumprir esta ordem conscienciosamente, com o escrupuloso cuidado do amor. E, para estarmos bem certos de não a esquecer, fixemos tal ou tal oração para dizer todos os dias pelos nossos inimigos. 

Quando dos lábios do Senhor nos vem um preceito, o menos que podemos fazer é aceitá-lo e executá-lo com toda a solicitude, com todo o amor e toda a perfeição possível (Meditações sobre o Evangelho.Textos Espirit., p. 27).


“Se tiverdes fé como um grão de mostarda, nada vos será impossível” (Mt 17, 19). Não hesitemos, pois, em pedir a Deus as coisas mais difíceis, como a conversão dos grandes pecadores ou mesmo de povos inteiros. Peçamo-las tanto mais quanto mais difíceis elas são, com a certeza de que Deus nos ama apaixonadamente, mas peçamos com fé, insistentemente, constantemente, com amor e boa vontade. 

E estejamos certos de que, se pedirmos assim e com suficiente constância, seremos ouvidos e receberemos a graça pedida ou uma maior ainda.

(...) Peçamos, pois, ousadamente ao Senhor as coisas mais impossíveis de se obter, quando elas se destinam à sua glória, e tenhamos certeza de que o seu coração no-las concederá tanto mais seguramente quanto mais elas parecerem humanamente impossíveis, porque Ele gosta de dar o impossível àqueles a quem ama... e quanto Ele não nos ama? (Meditações sobre o Evangelho. Textos Espirit., p. 31).