domingo, 8 de janeiro de 2012

C. DE FOUC 13) – IRMÃO UNIVERSAL


É preciso amar a justiça e detestar a iniquidade e quando o governo temporal comete graves injustiças contra aqueles dos quais estamos de certa maneira encarregados, é preciso dizê-lo...

Não atemos o direito de sermos “sentinelas adormecidas, pastores indiferentes (Ex 34). (...) Longe de mim querer falar e escrever, mas não quero trair meus filhos, deixar de fazer por Jesus vivo em seus membros aquilo que necessitam. É Jesus que se encontra nessa dolorosa situação. “O que fizerdes a um desses pequeninos, a mim o fareis”. Não quero ser mau pastor nem cão mudo. (Carta a Dom Martin, 7/2/1902).

O islamismo provocou em mim uma reviravolta profunda... Ver esta fé, vê-los viver na presença contínua de Deus fez com que eu entrevisse algo mais e mais verdadeiro que as ocupações mundanas. Comecei a estudar o islamismo e depois a Bíblia (Carta a Henry de Castries, 8/7/1901).

Os hóspedes, os pobres, escravos, visitantes, não me deixam um só momento. Estou sozinho para fazer todos os trabalhos do eremitério. Desde que, no dia 15, a casa de hóspedes ficou pronta, temos todos os dias hóspedes para jantar, dormir, .. ela nunca ficou vazia. (Carta a Dom Martin, 7/2/1902).

Amar ao próximo e por ele chegar ao amor de Deus: esses dois amores não existem um sem o outro: crescer num é crescer no outro. Como adquirir o amor de Deus? Praticando a caridade para com os homens (Oeuvres Spirit, p. 771)

Creio que não há palavra do Evangelho que tenha tido uma a repercussão mais profunda e que tenha transformado mais a minha vida do que esta: “Tudo o que fizerdes a um desses pequeninos é a mim que o fareis!. Se pensarmos que estas palavras são a da Verdade incriada, pronunciadas pelos esmos lábios que disseram:”Este é me corpo ... isto é meu sangue...” com que força seremos levados a buscar e a amar Jesus nestes “pequeninos”, nestes pecadores, nestes pobres (Carta à Louis Massignon, 1/8/1916).

O senhor me pergunta se estou pronto para ir mais longe do que Beni-Abbès para a irradiação do Santo Evangelho... Para isso estou pronto a ir até o fim do mundo e a viver até o julgamento final (Carta a Dom Guérin, 27/2/1903).

Todos os homens são filhos de Deus que os ama infinitamente: é portanto impossível amar, querer amar a Deus, sem amar, sem querer amar aos homens. Quanto mais amamos a Deus, mais amamos aos homens. O último mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, algumas horas antes de sua morte, foi: “Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros, e a esse sinal reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Écrits Spirit. p. 106).

O fim e a abolição da escravatura se impõem porque se trata de justiça e de direito (Carta a D. Martin, 17/3/1902).

Amar ao próximo e por ele chegar ao amor de Deus: esses dois amores não existem um sem o outro: crescer num é crescer no outro. Como adquirir o amor de Deus? Praticando a caridade para com os homens (Oeuvres Spirit, p. 771).


Todos os homens são filhos de Deus que os ama infinitamente: é, portanto, impossível amar, querer amar a Deus, sem amar, sem querer amar aos homens. Quanto mais amamos a Deus, mais amamos aos homens. O último mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, algumas horas antes de sua morte, foi: Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros, e a esse sinal reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Escritos Esp. p. 106).

Ver em todo humano uma alma a salvar (Notas quotidianas. Obras Ep. p. 331)

É o amor que deve recolher-te em mim e não o afastamento de meus filhos... Vê-me neles e, como eu em Nazaré, viva junto deles, perdido em Deus (Diário, l904, Oeuvres Spirituelles, p.360).

O cristão deve olhar todo ser humano como um irmão bem amado ... Deve ter para com cada um os sentimentos do Coração de Jesus (Carta a Joseph de Hours, /5/1912).


Suportar a presença dos maus, desde que a sua maldade não corrompa os outros, como Jesus suportou Judas. Não resistir ao mal... Aceder aos pedidos mesmo injustos, por obediência a Deus e para fazer bem às almas e fazer aos outros o Deus faz... Continuar a fazer bem aos ingratos para imitar Deus, que abençoa os bons e os maus... “Se sois bons apenas para os bons, onde está o vosso mérito?” Ser bom para os maus, para os ingratos, para os inimigos, como o próprio Deus. Todo o homem, por pior que seja, é filho de Deus, imagem de Deus, membro de Cristo: respeito, amor, atenções, carinhos, como consolo material; zelo extremo pela perfeição espiritual de cada um (Retiro anual de 1902. Textos Espir., p.221)

“Vim chamar não os justos, mas os pecadores...” Só ter um desejo no coração: dar Jesus a todos... Ocupar-me em especial das ovelhas perdidas, dos pecadores, dos maus. Não deixar as 99 ovelhas tresmalhadas, e manter-me tranquilamente no redil com a ovelha fiel... Vencer a severidade natural e o asco que sinto pelos pecadores, a substituí-los pela compaixão, pelo interesse, pelo zelo e pelos cuidados atentos que devo dar à sua alma (Retiro anual de 1901. Textos Espir., p.222).