domingo, 8 de janeiro de 2012

C.DE FOU. - 2) - AMOR A DEUS



O amor de Deus, o amor dos homens é toda a minha vida e será sempre a minha vida ... eis o que espero (Carta a Henri Duveyrier, 24/4/1892).

Creio que não há palavra do Evangelho que tenha tido uma a repercussão mais profunda e que tenha transformado mais a minha vida do que esta: “Tudo o que fizerdes a um desses pequeninos é a mim que o fareis!. Se pensarmos que estas palavras são a da Verdade incriada, pronunciadas pelos mesmos lábios que disseram:” Este é me corpo ... isto é meu sangue ...” com que força seremos levados a buscar e a amar Jesus nestes “pequeninos”, nestes pecadores, nestes pobres (Carta à Luis Massignon, 1/8/1916).

O amor consiste não em sentir que se ama, mas desejar amar. Quando se quer amar, ama-se, quando se quer amar acima de todas as coisas, ama-se acima de todas as coisas.

Se sucumbirmos à uma tentação, é porque o amor é muito frágil, mas não é que ele não existe. Quanto ao amor que Jesus tem por nós, Ele nos provou para que nós acreditássemos n´Ele sem senti-lo. Sentir que nós O amamos e que Ele nos ama, será o céu. O céu não é, salvo raros momentos, e excepcionalmente, aqui na terra (Carta à Louis Massignon, 15/7/1916. O. Espirit. p. 777).

E preciso fixar nosso olhar no Bem-Amado, na beleza, no amor infinito e incriado, que se digna nos amar ... Quando se ama a gente se esquece e pensa-se somente no que se ama. Não é amar quando se pensa o tempo todo que não se é digno do amor ... Aquele que ama não quer pensar senão no que ele ama e pelo que ele ama, e para que ame o ser amado (Carta a Louis Massignon, 1º/5/1912, O. Esp. p.774).

Nada é mais perfeito e nem melhor que o amor, pois o amor nasce em Deus e não descansa a não ser nele (Pensamentos, Oeuvres Spirit., p. 334)

O amor pode tudo. Aquele que não ama faz muitas coisas que cansam e desgastam desnecessariamente (Pensamentos, Oeuvres Spirit., p. 334).

Peçam para mim, sobretudo, esse amor ardente, generoso, apaixonado que leva a amar Jesus acima de tudo... Não peço sentir esse amor, nem que Jesus me ame, contanto que eu o ame com toda a minha alma, apaixonadamente, e para sempre (Nazaré, Notas avulsas, s/d).